Como Abrir um Negócio

domingo, janeiro 30, 2011

Como Abrir - Montar uma Distribuidora de botijão de gás

Distribuidora de botijão de gás
Apresentação do Negócio
A distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil surgiu em 30 de agosto de 1937, quando um imigrante austríaco que há muitos anos estava radicado no país fundou, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, a Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda.; iniciando-se então a venda de gás engarrafado.
Inicialmente o gás que foi comercializado no Brasil era o propano. Esse gás tinha sua utilização empregada no acionamento dos motores dos dirigíveis (Zeppelins), e após a supressão do seu uso nestes veículos, gerou um grande estoque deste produdo armazenado no país.
No início os consumidores estavam temerosos com um produto tão inovador, e, além disso, havia a preocupação de alterar seus hábitos e se verem diante da não continuidade do fornecimento do gás. Mas a perseverança e o empreendedorismo do Sr. Ernesto Igel, fundador da Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda., fez com que ele se mantivesse firme em seu próposito, e dessa forma, passou a importar gás para garantir a continuidade do fornecimento aos consumidores que aderiram a esse novo produto.
Então, em mais um ato de empreendedorismo, o Sr. Ernesto partiu para os investimentos na parte de infraestrutura visando dispor de espaços mais amplos para o engarrafamento e o armazenamento de gás.
Além dessa ação de aumentar sua capacidade de engarrafamento e armazenamento o empreendedor foi ao mercado em busca de parcerias com outras indústrias brasileiras, com o objetivo de encontrar parceiros que se dispusessem a produzir os reguladores de gás, botijões e fogões.
O sucesso do novo empreendimento se mostrou totalmente consolidada, e, em aproximadamente um ano e um mês após o surgimento da Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda., essa empresa teve o seu capital aberto, dando-se então o surgimento, em 26 de setembro de 1938, da Ultragaz S/A.
A partir de então, e especialmente ao final da Segunda Guerra Mundial, a expansão foi ampliada extraordinariamente, pois além de conquistar um grande número de consumidores, a Ultragaz S/A passou a investir na ampliação de suas bases operacionais, além de implantar lojas para comercializar fogões e botijões de gás.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Distribuidora de botijão de gás
Mercado
Atualmente o mercado de distribuição de botijão de gás, conta com uma ampla rede distribuidora, que se conjugam às próprias distribuidoras e a outros tantos pontos de vendas.
As distribuidoras de gás de grande porte, que no Brasil são poucas, controlam o mercado desse segmento em uma visão macro, isto porque a ANP - Agência Nacional de Petróleo -, restringe o número de botijões de gás às marcas de cada uma dessas distribuidoras. Desta forma a inserção de novos empreendimentos de grande porte e com marca própria não tem espaço para ser instalada, com isto, a única opção é atuar como representante de uma grande distribuidora já consolidada no mercado.
Mesmo assim existe um bom espaço para o surgimento de distribuidores de pequeno porte, desde que consigam vincular-se a uma marca de distribuição consolidada no mercado nacional. Desta forma, deve-se buscar a viabilidade de abrir uma distribuidora que atue com venda direta e também fornecendo botijões de gás para pequenos revendedores.
A opção pelo gás em botijão tem apresentado crescimento contínuo em todas as camadas sociais. Nas classes sociais de baixa renda esse crescimento tem sido maior do que na parcela da população de alta renda, já que essa última tem mudado o consumo do botijão de 13 kg para os cilindros de gás de maior porte que são abastecidos diretamente pelas grandes distribuidoras.
O empreendedor deverá buscar a viabilidade de se colocar como uma nova opção também para atuar como reabastecedor dos grandes cilindros, que estão vinculados aos consumidores de renda maior, pois essa é uma fatia do mercado que está sendo considerada para ser aberta a distribuidores terceirizados, sendo então uma boa opção para novos empreendedores.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Lloreana Fazenda disse...

Normalmente este tipo de matéria é a necessidade de tempo e de compreensão muito como você pode resolvê-lo. Limpa fossas | Ditch cleaning