Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Assessoria de imagem pública

Assessoria de imagem pública
Apresentação do Negócio
A boa imagem de entidades públicas e privadas, executivos, celebridades e políticos na sociedade é transmitida através de todas as ações que estes efetuam, tudo aquilo que consegue realizar e demonstrar, ou seja, tudo o que faz e que a sociedade valoriza. A imagem pública depende daquilo que estas pessoas são, e do que parecem ser.
 
Numa sociedade como a de hoje em que “uma imagem vale mais que mil palavras” e que estamos expostos a uma enorme quantidade de sensações visuais, a imagem institucional, outra denominação da imagem pública, ganha importância fundamental na comunicação empresarial.
 
A imagem institucional tem relevância estratégica dentro do nosso mercado na medida em que se refere ao posicionamento da entidade pública e é o resultado de todas as formas de comunicação feitas pela mesma.
 
Cuidar desta imagem é normalmente tarefa do Assessor de Imagem Pública que, através de mecanismos intangíveis, mas de práticas bem reais, administra-a, incutindo-lhe valor e presença constante. Diante dos formadores de opinião (mídia, governo, consumidores e outros públicos), este profissional procura investir sobre as necessidades secretas que estes possuem, ganhando pontos para a pessoa interessada diante deles, mas sempre respeitando a missão e filosofia da mesma, dentro dos princípios da verdade e transparência dos fatos. 
 
Assessoria de imagem pública
Mercado
No Brasil, os profissionais que desempenham a atividade de Assessor de Imagem Pública, em geral são confundidos com aqueles que realizam a função de Assessoria de Imprensa. Estes costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de relações-públicas.
 
A enciclopédia livre Wikipedia (disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Assessoria_de_Imprensa. Acesso em 18 jul 2009) relaciona que, dentre as funções da Assessoria de Imprensa, se inclui a criação de situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
 
Além disso, afirma que a atividade de assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação Empresarial desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação.
 
Os assessores de comunicação vêm conquistando espaço como autônomos, empregados ou donos de seu próprio negócio.
 
Segundo informações divulgadas no site da ABRACOM (disponível em http://www.abracom.org.br/setor/mercado.asp. Acesso em 18 jul 2009), o setor de agências de comunicação é relativamente novo se comparado às agências de publicidade e de relações públicas. Por isso, o segmento que cresce num ritmo acelerado, não conta com dados precisos sobre o número de empresas que atuam na área e o volume de dinheiro que movimentam.
 
Entretanto, dados preliminares indicam que existem no Brasil atualmente mais de mil empresas, das quais 600 estão sediadas em São Paulo e 100, no Rio de Janeiro.
 
E o mercado não pára de crescer. É o que mostra o Balanço Anual da Gazeta Mercantil que divulga o resultado obtido pelas 10 maiores empresas do setor. O faturamento das maiores agências triplicou nos últimos três anos, passando de R$ 19 milhões para R$ 64 milhões, entre 1996 e 2000. Estima-se que em 2001 o faturamento do setor tenha ultrapassado os R$ 100 milhões.
 
Portanto, está claro que o mercado de comunicação corporativa e empresarial atravessa um de seus melhores momentos. A demanda por serviços de comunicação vem aumentando nos últimos anos.
 
Entre os fatores que colaboraram para esse crescimento está a necessidade das empresas associarem sua imagem a valores de competência, comportamento ético e responsabilidade social. E nada melhor que as agências de comunicação para fazer o diagnóstico do que é melhor para o cliente.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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