Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Clínica de Saúde

Clínica de saúde
Apresentação do Negócio
Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir saúde para toda a população. Para tanto, em 1990, o Governo criou o Sistema Único de Saúde (SUS), regido pela Lei 8.080. A Lei afirma que o SUS é composto por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público e que a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. Porém, a Lei também afirma que os serviços de assistência à saúde são livres à iniciativa privada, desde que observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do SUS, que autoriza e controla os serviços privados de assistência à saúde, caracterizados pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
Com isso abre-se espaço para a atuação empreendedora nos serviços de saúde, através das clínicas de saúde em suas diversas especialidades. As clínicas podem ser estabelecimentos com internação, sem internação ou de apoio à diagnose e terapia. Em 2005, O IBGE registrou pouco mais de 75 mil estabelecimentos de saúde, sendo a maior parte, cerca de 55 mil, estabelecimentos sem internação, outros 15 mil exclusivamente de apoio à diagnose e terapia e o restante de estabelecimentos com internação (5 mil). O setor privado predomina nos estabelecimentos com internação e de apoio à diagnose e terapia.
As clínicas atuam nas mais diversas atividades. Em relação aos pequenos empreendimentos é notável a especialização, isto é, o atendimento em apenas uma ou algumas áreas relacionadas da medicina. É um campo fértil para profissionais recentemente formados que, apesar de entenderem a saúde como atribuição do Estado, não querem passar toda sua carreira como servidores públicos mal remunerados e com perspectivas de crescimento reduzidas. Da mesma forma, os profissionais mais reconhecidos nas suas especialidades, conseguem melhor renda quando trabalham como empreendedores nas suas próprias clínicas.
As perspectivas não são modestas para um negócio no ramo de clínicas de saúde, por se tratar de um bem de primeira necessidade, com nichos extremamente fechados, abrindo oportunidades para aqueles que conseguem agregar valor e se diferenciar por especialidade. Dependendo da especialidade pode-se conseguir um lugar único no mercado, mas também existe o risco de forte concorrência, como no exemplo dos consultórios odontológicos.
A renda advém diretamente das famílias, consumidores finais dos serviços de saúde, ou através dos convênios com planos e seguradoras de saúde.

Clínica de saúde
Mercado
O mercado para as clínicas de saúde é bastante amplo. A despesa média por habitante, por ano, com consumo de bens e serviços de saúde no Brasil é de pouco mais de R$ 900. As famílias mais ricas gastam cerca de 15% do seu orçamento com consumo de bens de saúde, notadamente em serviços especializados como consultas e tratamentos. No Brasil o valor agregado dos serviços de saúde público e privados passa de R$ 90 bilhões.
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
Em relação à concorrência, é importante ressaltar a grande flexibilidade na diferenciação, seja através de produtos/serviços únicos seguindo uma especialidade, seja através de localização ou através de complementaridade de serviços. Pode-se, com base nas pesquisas de mercado indicadas acima e com alguma criatividade, criar um nicho único, com concorrência mínima.
Após investigar e analisar todas as questões do mercado, dividindo entre consumidores, concorrentes e fornecedores, o empreendedor estará apto a um melhor posicionamento neste mercado.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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