Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar um Ateliê de vestidos para festa

Ateliê de vestidos para festa
Apresentação do Negócio
Considerada uma versão mais sofisticada das antigas costureiras de bairro, o ateliê de vestidos pode, inicialmente, oferecer produtos exclusivos para orçamentos limitados. Alguns empreendimentos se especializam em confeccionar vestidos sob encomenda para classes mais altas. Em ambos os casos, a aquisição de um vestido de festa personalizado representa uma excelente alternativa para evitar o constrangimento de se deparar com outra convidada com o mesmo traje em um evento social.
No Brasil, o setor ganhou impulso devido a alguns fatores contingenciais. A indústria têxtil nacional passou a confeccionar tecidos com alto padrão, resultado creditado à globalização e aos investimentos na década de 90. Além disso, a exposição global de modelos e grifes brasileiras abriu espaço no mercado europeu e norte-americano para os nossos ateliês de costura.
Os estilistas de sucesso, normalmente, começam com uma pequena produção caseira, voltada para parentes, amigos e indicações. Com o tempo, conseguem definir uma linha de criação, estabelecer um processo eficiente de produção e ainda manter as características artesanais do produto. Este modelo de negócio alavancou o crescimento de muitas marcas famosas da moda.
Porém, o êxito não depende apenas do talento e da criatividade para a costura. O empreendedor precisa conhecer o negócio, as tendências do mercado e os processos de gestão da empresa.
Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Ateliê de vestidos para festa
Mercado
Figurando entre os 10 principais mercados mundiais, a indústria têxtil nacional abrange mais de 30 mil confecções e gera 1,65 milhões de empregos em toda sua cadeia produtiva, com a produção de fios, tecelagens, fibras e confecções. Como o país é auto-suficiente em algodão, o segmento pôde se desenvolver, misturar matérias-primas e criar produtos exclusivos que são consumidos mundialmente.
O Brasil possui um dos maiores parques fabris do planeta, assumindo o posto mundial de segundo maior fornecedor de índigo, o terceiro maior fornecedor de malha, o quinto maior produtor de confecção e o oitavo maior mercado de fios, filamentos e tecidos.
Os ateliês de costura podem aproveitar a competitividade do país para produzir peças originais e ganhar mercado aqui e no exterior. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre moda e confecções. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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