Como Abrir um Negócio

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Como montar - abrir um criadouro de camarrão - Como Criar Camarrão

Criação de camarão
Apresentação do Negócio
 A aqüicultura (criação de organismos que têm na água o seu normal ou mais freqüente meio de vida) é uma atividade econômica em plena expansão no Brasil e no mundo. A carcinicultura, ramo específico da aquicultura voltada para a criação de camarão em cativeiro, pode ser encontrada tanto na forma de cultivo de camarão marinho ou de água doce. A pesca e a aquicultura de camarões são uma das atividades econômicas mais importantes, devido ao elevado valor comercial destes produtos de luxo da alimentação humana.
A criação de camarões de água doce baseia-se principalmente na espécie Macrobrachium rosenbergii (camarão da Malásia). A engorda ou recria destes organismos é geralmente realizada em viveiros escavados em solo natural. Especificamente com relação ao cultivo de camarão de água doce, há informações de que essa atividade já era praticada desde o ano 500 A.C. Com o crescimento da demanda mundial por alimentos de alto valor nutritivo, saudáveis e disponíveis a preços baixos, a atividade de carcinicultura de água doce tornou-se uma alternativa viável tanto do ponto de vista alimentar quanto de negócio, principalmente para pequenos produtores rurais. O camarão de água doce (também chamado camarão da Malásia) enquadra-se nessas características devido à sua excelente aparência, carne branca, sem o forte odor característico dos camarões de água salgada e consistência firme semelhante à lagosta marinha.



 
Criação de camarão
Mercado
"A evidência de que o brasileiro não é um grande consumidor de camarões é o seu baixo consumo per capita, que em 2006 foi de apenas 250 gramas, comparado com 700 g da média mundial, um quinto do consumo registrado no México (1.300g) e menos de um décimo do consumo dos Espanhóis (3.540g), um dos maiores consumos de camarão per capita do mundo. Porém, tal quadro vem apresentando transformações.
Em 2007, o consumo per capita de camarão registrado no Brasil (380g) foi aproximadamente 50% superior ao ano de 2006, em parte, pela sensível melhoria da renda dos brasileiros, aliado ao fato de que pela perda de competitividade das exportações, a maior parte do camarão cultivado do Brasil, agora se destina ao mercado interno, a preços bastante competitivos em relação às demais fontes de proteínas animal.
Dentre os crustáceos, os camarões destacam-se não só pelo valor nutritivo que possuem, mas por constituírem iguarias finas tendo consumo em larga escala, principalmente entre as nações mais desenvolvidas. Aliado ao seu excelente sabor, demonstra grande resistência na criação em cativeiro, permitindo a criação em altas densidades e, além disso, trata-se de um produto que tem um mercado crescente, uma vez que a cada dia aumenta no mundo a preferência dos consumidores por esse alimento.
Neste contexto, a carcinicultura apresenta excelente potencial de crescimento com duas características notáveis: ser uma produção do setor primário que não depende de chuvas (p. ex.: encontra nas águas salobras, principalmente da costa do Nordeste brasileiro, condições ideais para o seu crescimento) e gerar emprego permanente para trabalhadores rurais das pequenas comunidades costeiras.
A experiência acumulada nos países onde a carcinicultura vem apresentando crescimento acelerado, tem revelado aspectos positivos nos setores econômico (no sentido de que a exploração da atividade de cultivo de camarão pode ser conduzida com bom nível de eficiência de emprego de capital, tanto por pequenos, como por médios e grandes produtores), social (através do emprego maciço de mão-de-obra não especializada, representada pelos próprios pescadores artesanais, que apresentam alto índice de marginalização, com a sensível diminuição, via predação e poluição dos estoques naturais) e ecológico(diretamente relacionado com a conservação do meio ambiente, uma vez que essa atividade prima e exige excepcionais condições hidrobiológicas, sendo, portanto, uma grande aliada no efetivo controle das condições ambientais, especialmente quando se leva em consideração que o verdadeiro conceito do desenvolvimento sustentável, passa prioritariamente por uma administração responsável dos recursos hídricos, que deve levar em consideração a função produtiva desses ambientes, a geração de emprego e renda e a conservação ambiental).
O empresário que optar pela carcinicultura deverá ter conhecimento das dificuldades na comercialização de seus produtos e na
concorrência de outras opções alimentares, dentre elas da carne
bovina, de frango e suína.
Em geral, um empreendedor com pouca experiência no ramo e início de negócio, começa sua criação destinando seu produto para o abastecimento do mercado local, principalmente em função de dificuldades de estocagem e transporte do produto para grandes distâncias. Nestes casos, seu público-alvo será composto de 3 tipos distintos de consumidores:
1. Consumidores individuais para consumo direto e imediato.
2. Abatedores e revendedores que adquirem o camarão para beneficiamento e venda (ex: frigoríficos, supermercados e restaurantes).
3. Indústrias que utilizam o camarão em todo ou em partes como matéria prima de produtos de maior valor agregado.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

Nenhum comentário: