Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar um Apiário - Criação de Abelhas

Criação de abelhas
Apresentação do Negócio
Criação de abelhas é um negócio que proporciona aos consumidores o contato com produto natural de alto valor nutritivo, com sabor natural e proveniente da vida silvestre, contribuindo para a qualidade de vida.

A apicultura é parte da zootecnia dedicada ao estudo e à criação de abelhas com o objetivo de produzir mel, cera, própolis, geléia real e contribuir para a polinização. É uma atividade que pode ser praticada em pequena escala como hobby, assim como pode constituir-se em negócio.

Para criar abelhas não basta possuir algumas colméias, mas é necessário compreender o comportamento social das abelhas, sua biologia e estar sempre se atualizando nas técnicas de manejo e produção.

Criação de abelhas
Mercado
O Mercado brasileiro de produtos produzidos pelas abelhas está avaliado atualmente em US$ 360 milhões. As pesquisas demonstram que há um potencial de curto prazo para pouco mais de US$ 1 bilhão anual.

As exportações de mel alcançaram o valor de US$ 1.098.102,00 em setembro de 2007. De 2006 para 2007 o Brasil passou de sétimo lugar para o quarto maior exportador de mel para os Estados Unidos, entretanto, nos quatro primeiros meses de 2008 caiu para a quinta posição , em função do grande aumento das exportações de mel do Vietnam e da Índia.

Segundo estimativas da Confederação Brasileira de Apicultura, o Brasil possuía em janeiro de 2004 cerca de 4 milhões de colméias, produzindo 33.000 toneladas ao ano. Estima-se que a produtividade da atividade no Brasil seja de 30 kg de mel por colméia, ao ano. A produtividade pode dobrar em poucos anos, com as melhorias técnicas que vêm sendo desenvolvidas.

A maior parte dos produtores de mel é formada por pequenos e médios apicultores que possuem em média, menos de 100 colméias e que estão normalmente ligados a associações ou cooperativas apícolas.

Pesquisas realizadas pelo SEBRAE e pela Universidade de São Paulo - USP em quatro regiões do país - sendo que nos estados da região nordeste foi realizada pelo SEBRAE, e em Ribeirão Preto pela USP - demonstram que não mais de 29% da população brasileira consome mel diariamente. Há uma percepção da relação entre o consumo do mel e o baixo poder aquisitivo da população brasileira, já que o mel é considerado um produto caro.

Pesquisa da ONU/FAO, realizada em 2006, demonstra que enquanto os Estados Unidos e a Alemanha possuem um consumo de 540 gramas/pessoa ao ano e 1.007 gramas por pessoa ao ano, respectivamente, no Brasil estes números situam-se em 22 gramas/pessoa ao ano.

Além de tudo a produção de mel, gera subprodutos como cera, própolis, pólen geléia real e apitoxina. Todos esses produtos são muito valorizados pelas indústrias de nutrição, farmacêutica e de cosméticos.

É um mercado com grande potencial de crescimento, especialmente para o consumo no mercado interno, o que evidencia uma atividade bastante interessante do ponto de vista comercial.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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