Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa - Loja de Conserto de malas de viagem, manutenção e higienização

Conserto de malas de viagem, manutenção e higienização
Apresentação do Negócio
A “caixa de burro” foi a primeira mala “de verdade” para as pessoas  guardar a roupa, ferramentas e outros pertences pessoais. As primeiras malas tinham a forma de um baú de madeira. Elas foram amplamente utilizadas por vendedores, comerciantes, banqueiros, médicos imigrantes e viajantes do século 18.
      A partir de 1600, os fabricantes de baú começaram a cobrir as “caixas de madeira ”com peles de veado, cavalo ou boi. Mais tarde as coberturas passam a incluir outros materiais como papel e tela. Em 1700 os baús começaram a ser cobertos com ornamentos de bronze, como tachas e pregos para diferenciar seus fabricantes.
      A mala surgiu para suplantar o baú no mercado. Era uma solução mais barata e mais leve. Tinha a forma de uma bolsa retangular com cantos arredondados. Eram utilizados materiais como plástico, pano, vinil ou couro com o objetivo de preservar a forma.
      As malas evoluíram para o maior conforto e segurança dos usuários. As malas modernas incorporaram rodas em linha reta para arrastar ao redor, ou quatro rodas multidirecionais que podem girar. Além das rodas foram adicionados puxadores, fechaduras, etiquetas de identificação, cadeados com segredo e etc.
      As Empresas de Conserto, Manutenção e Higienização de Malas fazem parte do segmento de sapataria. É um negócio que surgiu com o objetivo de suprir o mercado com um serviço especializado, tendo em vista que os reparos e consertos eram realizados apenas por sapateiros.
      Por se tratar de um segmento específico do ramo de sapataria, este negócio se assemelha muito em suas configurações e estrutura a uma sapataria.
      Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Conserto, Manutenção e Higienização de Malas. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Conserto de malas de viagem, manutenção e higienização
Mercado
As características dos consumidores em todo mundo estão mudando. A indústria lança a cada estação novas coleções de bolsas, malas, mochilas e produtos do gênero, criando no consumidor o desejo por novidades. O aumento do poder de compra do consumidor nos últimos anos  possibilita que ele sacie seu desejo por novidades fazendo com que opte por descartar e não por consertar os objetos antigos. Além disso, a produção em grandes volumes, possibilitou a redução do valor dos produtos que eram feitos artesanalmente. Todos esses fatores colaboram para redução da demanda por consertos no mercado couro calçadista.
      O mercado de Empresa de Conserto, Manutenção e Higienização de Malas é um mercado que segue a tendência de retração. As melhores oportunidades de negócio estão ligadas a fornecimento de serviços para grandes empresas, como os fabricantes de malas e consertos para companhias aéreas.
      Este é um mercado com pouca concorrência e também com pouca demanda. 
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      Oportunidades:
      - Fornecer serviço de assistência técnica para fábricas de malas;
      - Fornecer serviços de reparação de malas para companhias aéreas.
     
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
      Ameaças:
      - Dificuldade de encontrar mão de obra especializada;
      - Retração do mercado de pequenos consertos.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: