Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Churrasco em domicílio

Churrasco em domicílio
Apresentação do Negócio
O churrasco existe na vida do homem desde a descoberta do fogo, quando se percebeu que o processo de assar animais de caça na fogueira deixava a sua carne mais macia e saborosa. Desde então, esta técnica pré-histórica de preparo de alimentos acompanhou a evolução da humanidade, sendo importante para a formação do conceito de comunidade, pois o seu cozimento e consumo eram feitos ao redor de uma fogueira, com todos os entes familiares reunidos.
Na Argentina, no Uruguai e no sul do Brasil, surgiram os primeiros criadores de gado, que adotaram o churrasco como base da alimentação. A partir daí, o hábito de assar carne na lenha ou no carvão espalhou-se para o resto do Brasil, assumindo um importante papel na culinária nacional.
Atualmente, o churrasco brasileiro é uma verdadeira paixão nacional, um típico programa de fim de semana para a comemoração de festas de aniversário, reunião de amigos, confraternizações de empresas e outros eventos sociais. O seu preparo pode variar bastante, com a utilização de espeto ou grelha, ou com o consumo de carne de gado, frango, porco, carneiro, lingüiça, peixe, pão, legumes ou frutas, temperados com limão, sal grosso ou temperos prontos. As guarnições também variam conforme a região do país: arroz branco, arroz carreteiro, feijão tropeiro, molho vinagrete, mandioca cozida, farofa, maionese e salada são as mais comuns.
O churrasco também se sofisticou. Antigamente, o evento resumia-se a uma carne assada pelo churrasqueiro mais talentoso do grupo, com algumas guarnições feitas pela dona da casa. Hoje, o despretensioso prato tornou-se uma superprodução, com direito a aperitivos, prato principal e sobremesa, devidamente servidos ao gosto do cliente.
A demanda por serviços de churrasco em domicílio também pode ser explicada pela correria da vida moderna e pela inserção da mulher no mercado de trabalho, que deixaram pouco tempo para que os anfitriões cuidem de todo o evento. Além disso, a contratação de um churrasqueiro profissional permite que o dono da festa possa aproveitar plenamente a presença de seus convidados, sem ter que passar horas em frente à churrasqueira para evitar que a carne passe do ponto.
Porém, aventurar-se nesse segmento exige alguns requisitos básicos: conhecer as técnicas de um bom churrasco, ter disposição para lidar com o público e trabalhar nos finais de semana e feriados. Atendidas tais condições, abre-se um vibrante e atrativo mercado consumidor, ávido por uma picanha fatiada no ponto.

Churrasco em domicílio
Mercado
O volume total de carne bovina consumida no mundo é de 7,1 milhões de toneladas por ano. Com um extenso território propício para pastagens, o Brasil consolidou-se como o principal fornecedor deste mercado. Segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), os frigoríficos nacionais já exportam um volume de 1,6 toneladas de carne in natura, carne industrializada e miúda, garantindo uma participação de 22,5% no comércio mundial do produto. Rússia, Egito, Hong Kong, Reino Unido e Estados Unidos são os maiores compradores da carne brasileira. Atualmente, o Brasil possui um rebanho constante de 200 milhões de animais, com cerca de 43 milhões de abatimentos por ano.
Da mesma forma, o mercado interno de carne cresce a todo vapor. O consumo nacional de carne bovina oscila de acordo com o poder aquisitivo da população. Na média, o brasileiro come 40 quilos de carne bovina por ano, variando conforme o aumento de renda per capita do país. Somos o quarto país no mundo onde mais se come carne bovina, com perspectivas de crescimento ancoradas nas previsões econômicas de aumento de renda.
Já o setor de churrasco em domicílio tem crescido, em média, 20% ao ano. Embora ocorra uma retração nos meses de janeiro e julho devido às férias escolares, a demanda mantém-se aquecida nos outros meses, com destaque para dezembro, quando as confraternizações de fim de ano aumentam a demanda pelo serviço.
O consumidor passou a exigir mais qualidade nos produtos que consome. O mercado de carnes nobres cresceu justamente nesta tendência, com a oferta de cortes diferenciados e carnes importadas.
Uma outra tendência contemporânea pode afetar negativamente os negócios: cada vez mais pessoas optam por não consumir carne. Este hábito é adotado por diversas razões: dieta vegetariana, preocupação com o meio ambiente, respeito aos animais, etc. Cabe ao empreendedor oferecer outras alternativas de pratos aos vegetarianos.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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