Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Confecção de roupas de tricô

Confecção de roupas de tricô
Apresentação do Negócio
Foi-se o tempo em que o tricô era apenas um passatempo das donas de casa. Hoje, a prática tornou-se uma indústria vibrante do mercado de moda, estimulando o surgimento de milhares de confecções que produzem peças de roupas versáteis e atraentes.
O tricô é o termo utilizado para nomear uma técnica de entrelaçar fios (de lã ou de algodão) de forma organizada, criando assim uma peça de roupa. Sua origem remete ao Egito, onde o entrelaçamento era feito manualmente, com a ajuda de ossos ou madeira. Sua utilização na manufatura de roupas funcionais e decorativas era mais comum em regiões rurais, onde a lã era abundante. Os belgas levaram a técnica aos ingleses, onde as mulheres produziam meias e cachecóis que proteger seus maridos e filhos no inverno.
A história da produção de tricô foi revolucionada em 1589 por William Lee, um inglês apaixonado pela tricoteira Mary Panton. Para que pudesse passar mais tempo com a sua amada, Lee inventou uma máquina capaz de produzir uma fila inteira de malhas ao mesmo tempo em que Mary produzia apenas um único ponto. A máquina tornou-se uma sensação em toda a Inglaterra e Europa, permitindo o surgimento das primeiras fábricas de malhas e criando as bases da Revolução Industrial.
A partir do século XIX, o tricô passou a ser feito por meio de máquinas domésticas próprias, resultando num pano muito semelhante à malha manualmente tecida. Durante as duas grandes guerras mundiais, as mulheres tricotavam peças para os soldados, como o gorro balaclava.
Por volta dos anos 50, o tricô ganhou novo impulso, com a combinação da lã com fibras novas e mais flexíveis, capazes de criar uma gama mais ampla de desenhos, cores, texturas e possibilidades de uso. A partir dos anos 70, o tricô se popularizou definitivamente com a produção de malhas de verão, com fios leves e apropriados. O produto também foi beneficiado pelos resultados da globalização e pelo surgimento da moda étnica, que valoriza estampas e modelagens de várias partes do mundo, principalmente as africanas, indianas, arábicas e orientais.
Nesse segmento de mercado, o empreendedor de sucesso não dá ponto sem nó. Seu êxito não depende apenas do talento e da criatividade para o tricô. É fundamental conhecer o negócio, as tendências do setor, os processos de gestão da empresa e os equipamentos disponíveis no mercado. Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Confecção de roupas de tricô
Mercado
Figurando entre os dez principais mercados mundiais, a indústria têxtil nacional abrange mais de 30 mil confecções e gera 1,65 milhões de empregos em toda sua cadeia produtiva, com a produção de fios, tecelagens, fibras e confecções. O setor da moda no país fatura mais de US$ 21 bilhões por ano.
O Brasil possui um dos maiores parques fabris do planeta, assumindo o posto mundial de segundo maior fornecedor de índigo, o terceiro maior fornecedor de malha, o quinto maior produtor de confecção e o oitavo maior mercado de fios, filamentos e tecidos. Como o país é auto-suficiente em algodão, o segmento pôde se desenvolver, misturar matérias-primas e criar produtos exclusivos que são consumidos mundialmente.
As confecções roupas em tricô podem se aproveitar da competitividade internacional do país para produzir peças originais e ganhar mercado aqui e no exterior. Só a cidade mineira de Monte Sião, considerada a capital nacional do tricô, já possui mais de 3.500 empresas ligadas ao tricô, sendo 90% micro e pequenas.
Cerca de 70% do faturamento das confecções correspondem à produção de roupas para o inverno. Devido à forte sazonalidade do setor e ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre moda e confecções. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores esclarecimentos. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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