Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Confecção de uniformes profissionais

Confecção de uniformes profissionais
Apresentação do Negócio
Há algum tempo os uniformes profissionais deixaram para trás aquela imagem que tinham no passado, quando utilizá-los consistia numa obrigação que a grande maioria dos usuários repudiava. Tal preconceito, muitas vezes, acontecia em virtude da utilização de tecidos de baixa qualidade que causavam desconforto, além de uma grande falta de preocupação com a estética.   
Com a criação de novos tecidos mais modernos, confortáveis e sofisticados, aliada ao surgimento dos profissionais de designer de uniformes, houve uma grande valorização deste segmento. Tal inovação do segmento acarretou em aumento significativo da demanda por uniformes profissionais.
A utilização de uniformes tem sido cada vez mais procurada pelas empresas devido à boa imagem de profissionalismo que a padronização proporciona. Além disso, o uso do uniforme é muitas vezes incentivado pelos próprios colaboradores, devido à praticidade que proporcionam. 
Os uniformes podem ser confeccionados especificamente para os mais diversos setores, como construção civil, companhias aéreas, transportes, hospitais, frigoríficos, indústrias, hotéis, laboratórios, e muitos outros.  Tal pulverização se configura como uma oportunidade para que confecções de uniformes possam se especializar em determinados setores.
Para abrir uma empresa neste setor, é imprescindível que o empreendedor entenda como o mercado funciona e quais são a oportunidades que podem ser exploradas. Igualmente importante é o conhecimento dos aspectos legais, do valor de investimento e ainda um planejamento bem feito.

Confecção de uniformes profissionais
Mercado
A tendência do segmento de confecções de uniformes é de crescimento. Tal otimismo pode ser explicado pelos elevados preços de peças do vestuário, fato que contribui para a adoção de uniformes pelos diversos tipos de empresas e instituições. Os principais clientes das confecções de uniformes profissionais podem ser condomínios, bancos, empresas de segurança, hospitais, empresas alimentícias, indústrias e empresas prestadoras de serviços nas mais diversas áreas.
De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2008, o segmento de uniformes profissionais no Brasil contava com 1.700 empresas e movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões/ano no País. O segmento cresceu mais de 80% em produção e cerca de 50% em valor na última década, apesar da falta de regulamentação e da observação de normas técnicas do setor.
A Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) afirma que existe um grande potencial do mercado nacional e internacional de uniformes, mas ressalta a necessidade de um instrumento que funcione como um marco normativo. Com o objetivo de colocar o país num elevado patamar de competitividade, agregando valor e segurança para as empresas e para os usuários do segmento, a entidade desenvolveu o Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação de Roupas Profissionais.  Este programa traz em seu escopo um processo de Certificação, denominado Selo Qual, que visa trazer a adequação e a conformidade necessárias para melhorar o desempenho das confecções. 
Para que se tenha uma idéia clara do tamanho de mercado é preciso definir qual o foco de atuação da confecção, ou seja, definir quais os setores econômicos a serem explorados. Por exemplo, uma confecção que quiser se especializar em uniformes para a indústria deve saber que a maior parte de seus clientes estarão localizados em zonas industriais. Vale ressaltar que nas indústrias, geralmente, as renovações nos desenhos de uniformes ocorrem em prazos médios de um ano. Já em outros segmentos, como as companhias aéreas, o prazo pode ser bem maior, de acordo com as estratégias de marketing adotadas.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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