Como Abrir um Negócio

domingo, janeiro 30, 2011

Como Abrir - Montar um Despachante

Despachante
Apresentação do Negócio
O Brasil sempre foi caracterizado pelo Banco Mundial e outros organismos internacionais como um país com excesso de burocracia. A elevada quantidade de normas e regulamentos dos órgãos públicos constitui um dos principais entraves ao crescimento do país, além de tornar a vida de empresas e cidadãos mais tortuosa. Cópias, registros, filas, autenticações e formulários representam atividades administrativas que consomem tempo e recursos de setor produtivo nacional. E o erro ou o atraso no cumprimento destas tarefas podem ocasionar multas, juros ou cassações de licenças.
Diante deste emaranhado burocrático, surgem oportunidades de negócio para o segmento de despachantes. Trata-se de escritórios ou agentes comerciais especializados em atuar junto a repartições públicas para o desembaraço de negócios, fretes, documentos, registros, licenças, autorizações, recursos, cargas e mercadorias.  Este profissional faz a ponte no relacionamento entre as pessoas físicas e jurídicas e os órgãos públicos. A maioria dos despachantes é especializada no setor automotivo, atuando junto aos órgãos de trânsito para a obtenção de licenciamento de veículos, IPVA, emplacamento, Carteira Nacional de Habitação e recursos a multas e débitos. Há também os despachantes aduaneiros, que trabalham para o desembaraço alfandegário de exportação e importação de mercadorias, os despachantes especializados em serviços para organizações, como a abertura e fechamento de empresas, e os despachantes que atuam junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), para a consulta e registro de marcas e patentes.
O principal benefício oferecido aos clientes pelos despachantes é a comodidade de obter documentos e registros sem sair de casa e sem perder tempo com filas e senhas. Tais profissionais também conhecem as melhores vias e os principais procedimentos neste labirinto de repartições públicas e guichês. Este serviço possui um apelo mais atraente para os cidadãos em viagem ou sem disponibilidade de tempo.
Porém, as iniciativas do governo federal, como o governo eletrônico, e de alguns órgãos estaduais e municipais para desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos podem representar uma ameaça a este tipo de negócio. A utilização de tecnologias de informação e comunicação na internet que dinamizam a prestação dos serviços públicos, muitas vezes, dispensa a atuação dos despachantes. Cabe a estes profissionais utilizarem a tecnologia a seu favor, provendo serviços mais rápidos e eficientes aos seus clientes. Mais informações sobre a viabilidade comercial de um escritório de despachante pode ser obtido por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Despachante
Mercado
Embora ainda haja demanda no mercado para o serviço prestado pelos despachantes, a tendência de modernização e simplificação dos serviços públicos representa uma ameaça para este segmento. Cada vez mais, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais implementam ações para desburocratizar a prestação de serviços e facilitar a vida do cidadão. Segundo o Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de São Paulo, o estado já perdeu mais de 20 mil profissionais nos últimos anos. Hoje, os despachantes paulistas não passam de 6 mil.
Outro problema enfrentado pelo setor é a concorrência direta de bancos e concessionárias de veículos, que oferecem gratuitamente o licenciamento de veículos para os clientes. Outros concorrentes são os contadores autônomos e escritórios de contabilidade, que atuam na prestação de serviços a pessoas jurídicas junto aos órgãos de registro e arrecadação do governo. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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