Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Borracharia

Borracharia
Apresentação do Negócio
O Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros em estradas, sendo que apenas 10% delas são pavimentadas. Ainda assim, a matriz do transporte nacional é predominantemente rodoviária, correspondendo à cerca de 96,2% do transporte de passageiros e a 61,8% do transporte de cargas. Tais números comprovam o elevado consumo de pneus nas estradas brasileiras, criando uma demanda recorrente aos  serviços de borracharia em todo o país.
Os serviços de uma borracharia compreendem, basicamente, o conserto e troca de pneus avariados, além dos serviços de alinhamento de direção, balanceamento de rodas e cambagem. A borracharia também pode vender pneus novos, usados, recauchutados, remodelados e câmaras de ar.
O pneumático (mais conhecido simplesmente como pneu), o principal objeto de trabalho da borracharia, foi criado em 1944 por Charles Goodyear, ao inventar o processo de vulcanização da borracha. A aparência escura do pneu deriva do adicionamento de negro de fumo na composição da borracha.
De um modo geral, os pneus apresentam durabilidade de 25 mil a 70 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo, da utilização e dos cuidados de manutenção. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os pneus devem ser substituídos quando o desgaste provocado pelo uso reduzir a 1,6 milímetro a profundidade de seus sulcos, ou quando houver bolhas e deformações. Quanto menor a profundidade dos sulcos, maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem com o veículo, comprometendo a segurança dos passageiros.
Além da preocupação com a segurança, as campanhas educacionais e a fiscalização dos agentes dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e da Polícia Rodoviária Federal conscientizam os motoristas a manter em bom estado os pneus de seus veículos. Surge aí uma boa oportunidade para mecânicos, motoristas e borracheiros se aventurarem em abrir um negócio próprio no setor de borracharias, estimulado pelo baixo investimento requerido e pela pouca exigência de qualificação profissional.
No Brasil, esse tipo de negócio tem como marcas registradas a informalidade, a desorganização e o atendimento precário. Aos poucos, empreendedores mais talentosos vêm trabalhando para mudar a imagem da borracharia tradicional, agregando qualidade ao atendimento e proporcionando um ambiente mais aprazível aos clientes.

Borracharia
Mercado
Com uma frota de mais de 26 milhões de veículos, registrando um crescimento anual superior a 6%, o Brasil apresenta um ambiente propício para a prestação de serviços de borracharia. A proporção de um carro para sete pessoas gera um enorme potencial de crescimento para o mercado de venda e conserto de pneus. No país, foi produzido um total de 55 milhões de pneus, com as indústrias operando com 90% a 95% da sua capacidade. O Brasil já é considerado o oitavo maior mercado de pneus do mundo, chamando a atenção das principais multinacionais do setor há algum tempo. O aumento dos investimentos em infra-estrutura e o esforço das autoridades governamentais para melhorar a logística de transporte e redução do custo Brasil tornam ainda mais promissoras as perspectivas do setor de transporte terrestre.
O mercado apresenta uma sazonalidade muito clara, com picos de demanda em períodos de férias escolares, feriados prolongados e datas comemorativas como Natal, reveillon e carnaval, quando o fluxo de veículos nas estradas se intensifica.
A concorrência pode ser identificada em concessionárias, oficinas mecânicas e postos de combustíveis. Além de competitivo, o mercado é muito pulverizado, com borracharias informais instaladas ao longo de quase toda malha rodoviária nacional.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
· Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
· Pesquisa a guias especializados e revistas de pneus e borracharias. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
· Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
· Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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