Como Abrir um Negócio

domingo, janeiro 30, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Decoração de ambientes

Decoração de ambientes
Apresentação do Negócio
Decoração de ambientes é um negócio que está relacionado à interação do ser humano com os ambientes onde vive, sejam eles a casa de moradia, escritório, locais de trabalho ou atividades diversas. A qualidade do ambiente que nos rodeia é uma tendência do viver de forma integrada e holística, contribuindo para a qualidade de vida, contemplando os seres humanos e seus anseios, concretizando sonhos e materializando o universo pessoal.

A decoração de ambientes se tornou fundamental para adequar os móveis ao seu contexto, congregar todos os equipamentos e ainda criar uma atmosfera específica.

Dimensionar os espaços requer uma habilidade para colocar dentro dele o essencial e tudo o que vai proporcionar bem estar, harmonia e conforto.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Decoração de ambientes
Mercado
Segundo a Associação Brasileira de Franchising - ABF, o setor de móveis e decoração movimentou R$ 2,19 bilhões em 2007. A previsão para 2008 é de franco crescimento porque o setor é diretamente afetado pelo crescimento da construção civil.

Visto anteriormente como um luxo restrito a pessoas de posses, o mercado de decoração iniciou um período rumo à popularização a partir dos anos compreendidos entre 1980 e 1990, quando acontece no Brasil a sua expansão. Surgiu em 1987 em São Paulo, a Casa Cor, maior mostra de decoração do país. Na época a Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD, tinha aproximadamente 700 associados e hoje conta com cerca de 5.000.

O brasileiro gosta do assunto e segundo o decorador Roberto Negrete, presidente da ABD, “Em poucos lugares do mundo, jovens que estão iniciando a vida de casal contratam um decorador”. Segundo ele, a classe média americana, que tem mais recursos não utiliza esse serviço como a brasileira.

O mercado de decoração está em constante mudança, e existe em complemento ao projeto arquitetônico.

O mercado de decoração de ambientes pode ser dividido nos seguintes segmentos:
- Residencial – projetos de interiores para casas e apartamentos, novos ou em reforma, localizados no campo, na cidade ou na praia, com intervenção em cozinhas, banheiros, dormitórios, salas ou outras áreas;
- Empresarial ou corporativo – desenvolvendo projetos para empresas, escritórios etc.;
- Saúde – ambientes desenvolvidos sob rígidas condições de controle para hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários etc.;
- Entretenimento – utilização de avançada tecnologia para salas de cinema, teatros, casas de espetáculos, museus, galerias de artes, clubes de música, de jogos e etc.;
- Hospitality – destinados a restaurantes, hotéis, auditórios, centros de convenções, night clubs etc.;
- Varejo – projetos de lojas, supermercados, shopping centers, showrooms, padarias, outros espaços para a comercialização de produtos e serviços etc.

Um segmento especial é o mercado de decoração para crianças. É um cenário todo particular e versátil que envolve fantasia, música, esportes, jogos eletrônicos etc.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Lloreana Fazenda disse...

Você tem alguma informação de qualidade aqui, que qualquer leitor poderia desfrutar. Obrigado pela dica!


Desentupidora | Plumber