Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Agência de storyboard

Agência de storyboard
Apresentação do Negócio
Para o consumidor a diferença entre um filme, um software ou game para internet são facilmente perceptíveis. O que muitos não imaginam, no entanto, é que o processo produtivo destes produtos são muito semelhantes. Dentre estas semelhanças, destacam-se o uso de algumas ferramentas de desenvolvimento comuns e o fato dos projetos de desenvolvimento ser divididos em etapas: especificação (roteiro) - design - produção de conteúdo - programação – teste / revisão – aprovação, podendo haver algumas variações, dependendo do produto final.
 
Dentre as várias técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de um produto audiovisual está o storyboard (Roteiro em Quadrinhos). O storyboard é uma importantíssima ferramenta de construção e visualização, normalmente elaborada na fase inicial de desenvolvimento e que permite que a equipe envolvida no projeto anteveja o resultado final do trabalho. Inicialmente criada para os filmes de animação, o storyboard teve sua utilização expandida para outros tipos de produtos (filmes, softwares, games, animações, websites, simuladores, etc.).
 
Na realidade, um storyboard cumpre três funções: 1) ajuda os criadores a visualizar a estrutura do projeto (filme, software, game etc.) e discutir a seqüência dos planos, os ângulos, o ritmo, a fluxo de exposição das telas / cenas, no caso dos filmes, as expressões e atitudes dos personagens; 2) ajuda a apresentar o roteiro para os responsáveis pela aprovação e liberação de verbas; 3) orienta a produção / desenvolvimento, lembrando aos realizadores os que realmente foi aprovado pelo patrocinador ou cliente do projeto.
 
Embora o mercado ofereça muitos programas simuladores de storyboards, os desenhos feitos à mão livre continuam bastante utilizados. Portanto, este acaba sendo um ramo de trabalho bastante abrangente, sendo uma boa opção de renda não só para aqueles empreendedores com habilidades para desenhar, mas também para quem têm habilidades com softwares de animação, criatividade e gosto pelo mercado de produção audiovisual. 
 
Agência de storyboard
Mercado
Com a crescente evolução das tecnologias digitais, principalmente do computador como suporte para imagens, sons, movimentos, vídeo, animações, simulação e interatividade, os profissionais da área de criação e desenvolvimento de filmes, softwares, simuladores, games, etc. estão em evidência.
 
Neste contexto, os profissionais especializados em criação de storyboard são essenciais, pois esta ferramenta permite acompanhar a evolução, documentar e orientar o trabalho de desenvolvimento destes produtos, funcionalidade importante tanto para quem paga (patrocina o projeto) quanto para quem cuida da parte técnica de desenvolvimento de um produto audiovisual,
 
Em geral, o processo de desenvolvimento de um produto audiovisual, envolve uma equipe composta de técnicos em diversas especialidades. São Animadores, diretores técnicos, artistas de layout, roteiristas, incluindo profissionais de storyboard, além outras especialidades envolvidas em um único projeto. Contudo, para uma produtora de audiovisual, o custo para a manutenção de uma equipe completa de produção, é muitas vezes proibitivo. Assim, para aumentar sua competitividade, comumente, as produtoras alocam, em seu processo de operação, uma boa quantidade de terceirização de mão-de-obra, dentre estas a criação de storyboards.
 
O mercado mundial de produção audiovisual é muito grande e inclui qualquer produto que tenha como resultado a transmissão de uma imagem em movimento, seja qual for o meio utilizado para sua veiculação, reprodução, transmissão ou difusão. No ano de 2005, somente os EUA - o maior representante deste mercado - apresentou um faturamento acima de R$ 126 bilhões e gerou mais de 1,3 milhões de empregos diretos. Existem diversos formatos de produção audiovisual que, em geral, diferem pelo meio de exibição e pelo propósito do produto final.
 
Durante muito tempo o cinema (inclui Live action, animação, documentário e experimental), videoclips e os filmes publicitários e empresariais têm sido os formatos onde storyboards são mais utilizados. Todavia, o mercado de audiovisual enfrenta neste momento uma grande mudança de rumos, principalmente em função da internet, da HDTV e da possibilidade de fornecimento de conteúdo para celulares. Mesmo assim, pode-se prever para os próximos anos mudanças significativas, uma vez que as novas tecnologias ainda estão em fase de implementação e de definição do modelo de negócio a ser seguido, podendo trazer ameaças e oportunidades para os profissionais de storyboards.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
 
 

Nenhum comentário: