Como Abrir um Negócio

domingo, janeiro 30, 2011

Como Abrir - Montar uma Delicatessen

Delicatessen
Apresentação do Negócio
Segundo alguns estudiosos, a palavra “delicatessen” vem do latim delicatus e do francês delicatesse. Já tem outros estudiosos do assunto citam que sua origem é alemã, sendo composta de essen (comida) e delikates (delicioso).
Mas deixando de lado a origem da palavra, uma loja de delicatéssen, são conhecidas informalmente como delis, sendo um tipo de loja, normalmente pequena que comercializa guloseimas alimentícias, geralmente aquelas de origem francesa, mas sem deixar de agregar os produtos nacionais.
Uma loja de delicatessem poderá ser definida no estágio entre um restaurante de fast-food ou um local que serve lanches diferenciados. O diferencial dessas lojas é o de oferecer produtos frescos, como pães e salgadinhos finos, frios variados, sanduíches finos e confeccionados na hora, docinhos especiais e finos, chocolates em diversas formas e finíssimos, diversos tipos de vinhos italianos, franceses, portugueses, chilenos, australianos, dentre outros de sabores exuberantes, além de oferecer diversos tipos de queijos e presuntos.
Para finalizar a apresentação de uma delicatéssen, pode-se fazer uma tradução literal, livre, como delicadeza, por ser um espaço requintado e que comercializa produtos que estão associados mais ao prazer do que às necessidades humanas, pois vendem alimentos e bebidas de alta qualidade, de paladar exótico e sofisticados.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Delicatessen
Mercado
O segmento de lojas de delicatéssen é um empreendimento de grande tradição nos países da Europa e dos Estados Unidos, no Brasil esse tipo de empreendimento tem apresentado um crescimento bastante expressivo, principalmente em bairros de classe média e alta.
Diante do crescimento que tem sido apresentado para esse segmento comercial existe um bom espaço para quem queira entrar nesse mercado, mas desde que seja em alto nível, e com direcionamento para o público das classes B e A preferencialmente.
Visando atingir um diferencial competitivo e não ser apenas mais um no mercado, buscando cativar e fidelizar sua clientela, será fundamental estar amparado e apoiado por um chef de primeira linha, para comandar sua área de produção alimentícia; pois, somente assim será possível destacar-se nesse mercado altamente exigente, devendo manter em sua linha de produtos itens que se diferenciem dos demais comerciantes de delicatéssen, nem que seja apenas no sabor.
Como a tendência é trabalhar com um público de maior poder aquisitivo, deve-se primar também pelo atendimento e estar em um espaço agradável e aconchegante.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Lloreana Fazenda disse...

maravilhoso! Isso é muito interessante e útil. Muito obrigado por suas dicas!

Desentupidora | Plumber