Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Comércio de grama

Comércio de grama
Apresentação do Negócio
O negócio relacionado ao comércio de grama atende a uma clientela conectada à natureza e ao verde.

O crescimento das cidades levou a uma redução da área verde por habitante, ampliando em contrapartida o interesse das pessoas em se reaproximar da natureza, a preservar o meio ambiente e a cultivar em suas residências pequenos jardins.

Nesse ambiente, ampliam-se as oportunidades para as atividades relacionadas ao paisagismo. O número de matérias jornalísticas na televisão, rádio, jornais, revistas de decoração, além do crescimento de novas revistas especializadas, vem despertando o interesse dos mais diversos segmentos da sociedade pelo assunto.

Os elementos de paisagem incluem os gramados numa proporção de 60% a 80% das áreas ajardinadas. As paisagens incluem, cada vez mais, um gramado uniforme, bem formado e bonito.

Nos últimos anos, o segmento de gramas cultivadas tem mostrado muitas novidades, seja através de áreas de cultivo protegido, de novas espécies, ou principalmente pelas formas de propagações disponíveis: o tradicional tapete de grama, os “plugs e springs” e agora o Maxi Rolo, que é uma tecnologia importada dos Estados Unidos, muito utilizada na formação de gramados esportivos. É utilizado em campos de futebol, golfe, pólo ou em outras áreas onde a topografia do terreno permita.

Existem vários tipos de grama: Esmeralda, São Carlos, Coreana, Santo Agostinho, Batatais e Bermudas. O maior volume de vendas é da grama Esmeralda, que responde por 90% das vendas, utilizadas em gramados esportivos. A grama Esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. É perfeita para jardins residenciais, condomínios, empresas, campos esportivos e playgrounds. A grama São Carlos e Santo Agostinho têm folhas mais largas e não suportam ser pisoteadas.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Comércio de grama
Mercado
Esse é um mercado muito jovem. Há aproximadamente trinta anos, o mercado de grama cultivada inexistia, ou era muito pequeno e regional. O inicio desse segmento de mercado ocorreu com o extrativismo da grama batatais.

A maior área produtora do Brasil está localizada no interior de São Paulo, na cidade de Itapetininga, mas em todo o Brasil pode-se encontrar o negócio de produção de grama.

É crescente o comércio de gramas no Brasil, seja através de sementes, placas, tapetes de grama, ou em “plugs”.

É um negócio que acompanha os grandes centros urbanos. Nas proximidades de grandes cidades, principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, verifica-se um crescimento significativo desse mercado.
Não existem dados estatísticos sobre os negócios nessa área, porém, as oportunidades tendem ao crescimento.

Como em todos os tipos de negócios, esse exige a oferta de grama de boa qualidade, bem como, orientações para a manutenção de um gramado sempre verde e exuberante.

O público-alvo de um negócio de produção e comércio de grama é composto por paisagistas, construtoras e incorporadoras, condomínios residenciais e comerciais, repartições públicas, grandes indústrias, clubes de futebol, pessoas físicas em geral. Engenheiros, arquitetos e paisagistas são profissionais que devem ser visitados para o estabelecimento de parcerias, pois representam um canal importante para negócios.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores esclarecimentos. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: