Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como montar um negócio de churrasquinho

Churrasquinho
Apresentação do Negócio

      Os restaurantes surgiram paralelamente ao fenômeno de urbanização, segundo Melo (2009). O aumento da jornada de trabalho, as residências cada vez mais distantes do local de trabalho fizeram com que as pessoas buscassem alternativas para alimentar-se sem precisar de se deslocar até suas casas.
        A crescente demanda de pessoas que passam o dia fora de casa e à noite vão diretamente às escolas e faculdades impulsiona o mercado de alimentação fora do lar, que busca suprir a necessidade desse público.
      O Churrasquinho atrai consumidores que desejam uma alimentação rápida, saborosa e nutritiva. O “carro chefe” deste tipo de empreendimento são espetos de carne assada acompanhados ou não comumente de farofa, molho, arroz e ou mandioca.
      Além de atrair o público que deseja alimentar-se é comum que o churrasquinho se torne também ponto de encontro entre o público que o frequenta, trazendo um novo conceito ao negócio.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um Churrasquinho. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Churrasquinho
Mercado
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, os gastos com alimentação fora do lar representam 25% dos gastos da população com alimentos. Embora o mercado de bares e restaurantes seja muito concorrido, estima-se que os gastos com refeições fora  do lar, no ano de 2012, alcance 30% da renda familiar no Brasil gerando boas expectativas para quem deseja empreender.
Ameaças e oportunidades
        As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
        O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
        Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a um Churrasquinho. Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão dos bares existentes; comparar as características dos potenciais clientes.
        O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
        As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa de mercado fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
        Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
        Ameaças:
        - Excesso de concorrência, principalmente de ambulantes ;
       - Açougues vendendo espetinhos crus para as pessoas consumirem em casa.
        - Alta carga trabalhista e tributária, devido aos dias e horários de funcionamento;
        Oportunidades:
        - O número crescente de pessoas que trabalham e procuram uma alimentação rápida e saborosa.
        - O Churrasquinho é um alimento barato e, com as inúmeras possibilidades de acompanhamento já existentes no mercado, pode se constituir em uma refeição.
        - Possibilidade de entrega em domicílio.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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