Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Assessoria de gestão cultural

Assessoria e gestão cultural
Apresentação do Negócio
A assessoria e gestão cultural têm como objetivo assessorar instituições, produtoras culturais e artistas dos mais diversos segmentos, nas diversas etapas de realização de projetos, incentivados ou não.
Os gestores das organizações, artistas dentre outros devem trabalhar sua imagem, visando denotar a melhor “visão” possível do seu público a relação ao evento ou a pessoa. Por isso mesmo a importância da assessoria de gestão cultural.
A assessoria de gestão cultural irá possibilitar a estruturação de um evento que se torne referência, o que permitirá angariar recursos via patrocinadores ou lei de inventivo fiscal que se encontra disponibilizado nas três esferas de poderes público: Federal, Estadual e Municipal.
Uma assessoria de gestão cultural deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Assessoria e gestão cultural
Mercado
O mercado de assessoria e gestão cultural é uma área em franco crescimento, em especial considerando a ampliação do mercado coorporativo e também pelo contínuo processo de globalização experimentado pelas entidades em geral. Esse processo vem a requerer cada vez mais que os eventos sejam bem estruturados e organizados, aliando ainda a orientação de executivos de como proceder, se portar e até mesmo como e o que falar em cada tipo de evento.
A área de assessoria e gestão cultural além da estruturação de eventos e assessoria direta a empresários e executivos, tem também a função de formatar projetos para encaminhamento aos órgãos oficiais adequados nas três esferas de poder (Federal, Estadual e Municipal). A formatação de projetos tem o intuito de captar recursos das Leis de Incentivos Fiscais, o que enseja em uma área que requer muito conhecimento e bom nível sócio-cultural.

O mercado de assessoria de gestão cultural, apesar de ter um relativo espaço para a recepção de novos empreendedores não siginifica que um profissional ou empresa sem a devida preparação técnica, aliada a conhecimentos concisos da teoria que abrange essa profissão terá sucesso. Isto porque o mercado é reativo, portanto, um trabalho mal executado significará a eliminação do mercado automaticamente.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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