Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Conserto de relógio

Conserto de relógio
Apresentação do Negócio
Bem como outros setores de prestação de serviços, o ramo de conserto de relógios sofreu diversas mudanças com o processo de globalização. Antigamente os relógios eram tidos – e, conseqüentemente, mantidos – como jóias, de alto valor para aquisição e grande durabilidade, chegando a passar por gerações.
Nos dias de hoje, continuam existindo as grandes marcas que fabricam relógios que são verdadeiras obras de arte, de alta qualidade e valor. Existe ainda um setor intermediário, que comercializa produtos de boa qualidade com preços mais acessíveis, grande durabilidade, porém sem “griffe” ou metais e/ou outros componentes preciosos como agregadores de valor. Estes, quando apresentam problemas, são em geral encaminhados a representantes autorizados (com freqüência à própria joalheria onde foram adquiridos) e o problema é solucionado junto a especialistas da marca.
Porém, outro nicho deste mercado surgiu. São relógios que podem ser adquiridos por valores baixíssimos cuja função é única e exclusivamente informar ao proprietário as horas. Estes são de baixa qualidade e durabilidade, podendo até ser considerados como descartáveis. Este novo mercado tem evoluído de maneira significativa, constituindo-se atualmente na esmagadora maioria dos produtos comercializados, cabendo aos produtos “de griffe” e aos de valor intermediário espaço extremamente reduzido no volume de comercialização.
Assim, o segmento de pequenas oficinas de conserto de relógios perdeu gradativamente seu espaço no mercado, restando atualmente poucos artesãos dedicados a esta prática. Aqueles que ainda exercem o ofício vêm atuando, principalmente no setor de relógios de valor e qualidade considerados intermediários e os serviços mais comuns são a troca de pulseiras, pinos e baterias.
Existem ainda alguns poucos relojoeiros especializados em determinadas marcas mais nobres, principalmente naqueles produtos de marcas mais tradicionais, porém sem os aspectos de joalheria mencionados: nestes casos, a especialização constitui um diferencial para atender a uma faixa bastante restrita do mercado.

Conserto de relógio
Mercado
O advento de relógios de baixo valor restringiu de forma impactante o mercado de conserto de relógios. Devido ao baixo valor destes produtos, o usuário de relógios desta qualidade, que é de longe a mais adquirida, não vê a necessidade de consertá-lo: caso este venha a estragar, geralmente seu proprietário adquire outro. Os únicos serviços usualmente prestados são a troca de bateria e, eventualmente, de pulseiras e pinos. Estes serviços também são prestados nos relógios de valor intermediário.
Qualquer cidadão que passe pelo empreendimento é um potencial cliente. A fidelidade deste consumidor é conquistada principalmente pela qualidade do serviço prestado, pontualidade, simpatia e cordialidade do empresário, além do preço.
A especialização em determinadas marcas também pode se constituir em diferencial para o empreendedor em relação à concorrência. Uma vez que algumas marcas já saíram do mercado ou contam com tão pequena participação, por vezes é necessário recorrer a um artesão “não autorizado”, sendo, entretanto, uma habilidade que requer alta especialização e conhecimentos técnicos específicos. Outra dificuldade neste nicho de mercado é a obtenção de peças de reposição originais, pelos motivos óbvios.
É muito importante para o sucesso do empreendimento a diversificação da clientela. Quanto menor o número de clientes, maior o risco do empreendedor em momentos de crise. Quanto maior a diversificação de clientes, melhor. Entretanto, como os cuidados normalmente demandados (troca de bateria, pulseira ou pino) são esporádicos – ocorrem com freqüência pequena – a localização do empreendimento torna-se crucial para o desenvolvimento da atividade.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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