Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Confecção de camisetas

Confecção de camisetas
Apresentação do Negócio
O segmento da moda e vestuário no Brasil está em plena fase de expansão e se caracteriza por ser altamente demandante e extremamente diversificado, propiciando um ambiente apropriado para o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.
Dentre as diversas etapas que compõem a cadeia produtiva do setor de vestuário, a confecção de camisetas se configura como a etapa onde são realizadas operações de desenvolvimento de design, cortes e costura de camisetas. Em alguns casos, as etapas de corte ou de costura podem vir a ser terceirizadas com facções, empresas especializadas na prestação destes serviços.
A produção de camisetas se destaca por ser um item de vestuário de larga aquisição e de grande sucesso entre os mais variados tipos de consumidores. Todos os anos no Brasil são consumidos milhões de peças, e estas condições econômicas favoráveis fazem com que o consumo desse artigo aumente cada vez mais, tornando o mercado desse segmento altamente atrativo.
No entanto, o empreendedor que pretende entrar no negócio, precisa elaborar, previamente, um plano  de negócio bem estruturado voltado especificamente para o segmento de confecção de camisetas, de forma a reunir informações fundamentais para viabilizar o sucesso do novo negócio e a conquista de sua fatia no mercado selecionado.
 
Confecção de camisetas
Mercado
Segundo dados do SEBRAE de 2007, a produção de vestuário nacional emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores em todo país e fatura aproximadamente R$ 24 bilhões ao ano. Neste mesmo ano, o Brasil já possuía cerca de 20 mil empresas produzindo mais de 6,1 bilhões de peças.
Esse crescimento é reflexo da excelente qualificação do setor de vestuário brasileiro que se destaca não somente na distribuição e no varejo, mas também na área de confecção. O segmento confeccionista brasileiro já é considerado um dos mais importantes do mercado mundial, se mostrando alinhado aos mais respeitados pólos do planeta.
No entanto, para analisar o mercado de confecções de camisetas, é preciso antes definir o foco de atuação do novo negócio. As camisetas podem ser destinadas a diversos tipos de clientes classificados por gênero, idade, classe social, afinidade política, opção religiosa, etc. Segundo estes critérios, pode-se ainda optar pela produção em série ou produção por demanda, personalizando-se as camisetas neste último caso.
Independente do foco do negócio, este mercado é caracterizado pela sazonalidade da demanda, ou seja, varia de acordo com as estações ou meses do ano. Geralmente, a maior demanda ocorre nas estações e meses mais quentes do ano ou, se o foco do negócio for a personalização de camisetas, próxima a datas festivas ou grandes eventos.
Alguns fatores ainda contribuem para a construção de um cenário singular de oportunidades para o segmento. O mercado é geograficamente bem distribuído, a concorrência é diversificada e a demanda universal. Além disso, é o tipo de negócio que surge do saber fazer, podendo ser ofertado por qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento na atividade de costura.
O segmento de confecção possui um mercado varejista – seu principal cliente - extremamente pulverizado e bastante competitivo. No Brasil, segundo dados do Sebrae - 2007, existem aproximadamente 115 mil pontos de vendas de vestuário. As 8 mil redes de varejo existentes representam 37% do total desse número.
A importância do segmento de confecção o faz ocupar uma posição estratégica, pois é o primeiro a identificar as preferências e necessidades dos consumidores e as mudanças e tendências de mercado. Nesse contexto, o empreendedor que deseja prosperar no segmento de confecção precisa planejar seu negócio e definir com clareza os produtos que serão ofertados no mercado de atuação, a forma como a confecção pretende se diferenciar em relação à concorrência e de que maneira irá disponibilizar esses produtos aos seus clientes. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores esclarecimentos. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: