Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar um Ateliê de Costura

Ateliê de costura
Apresentação do Negócio
Ateliê de costura é um negócio direcionado para a personalização do vestuário, através da confecção de roupas sob medida para festas, para noivas, para caracterização de atores no teatro, roupas de uso diário e etc.

O ateliê de costura é uma evolução mais charmosa da costureira de bairro. Oferecendo serviços e produtos personalizados, consiste em produzir roupas que reforcem características da personalidade do cliente. A roupa feminina sempre esteve relacionada à sedução, à auto-estima e à satisfação em apresentar-se em alto estilo.

Para o negócio de ateliê de costura deve-se considerar a importância do vestuário no processo da construção da identidade de cada ser humano.

O cenário para as empresas de ateliê de costura está se apresentando atualmente de forma bastante animadora, especialmente pela procura por roupas glamourosas e personalizadas. O alfaiate Marcelo Colameo, proprietário do ateliê de costura mais tradicional de São Paulo, o Leonardo Ufficio di Moda, disse à revista VOCÊ S/A: ”É o paradoxo da globalização; em uma época em que todo mundo pode ter acesso a tudo exatamente igual, a busca por valores e estilos diferentes está mais acelerada do que nunca. Um alfaiate hoje deve ter um pé fincado na arte de moldar a roupa ao biótipo de cada cliente e outro nas últimas tendências em tecidos e aviamentos”.

A moda feminina é a mais escolhida entre os segmentos do mercado, pela sua grande procura, mas outros segmentos podem ser explorados, como a moda masculina, a moda teen ou infanto-juvenil, e a moda infantil.

Ateliê de costura
Mercado
O mercado brasileiro da moda está vivenciando um ciclo de grande expansão. Atualmente emprega aproximadamente 1,4 milhão de trabalhadores, sendo que 90% é composto por mulheres, e fatura aproximadamente US$ 21 bilhões por ano. Há hoje um destaque no mundo da moda, que reconhece a qualidade do mercado brasileiro, por seu dinamismo e criatividade.

Os investimentos realizados no setor têxtil, na década de 90, com a importação de teares tecnologicamente mais avançados, proporcionaram um acréscimo na qualidade dos tecidos, impondo um padrão internacional, o que permitiu a expansão do mercado de ateliês de costura.

É um mercado muito competitivo, que tem como competidores as boutiques, vendendo roupas caras e de grifes, e as grandes redes de supermercados e hipermercados, oferecendo produtos a preços mais baixos. A diferenciação é fator essencial no sucesso do empreendimento, pela oferta de modelos exclusivos e modelagem específica.

O segmento de confecções é bastante dependente das datas comemorativas. O pico de vendas acontece nas festividades de natal, ano novo, dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados, etc.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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