Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Agência de turismo receptivo

Agência de turismo receptivo
Apresentação do Negócio
O turismo receptivo é o conjunto de bens, serviços, infra-estrutura, atrativos, etc, pronto a atender as expectativas das pessoas que adquiriram o produto turístico ou que viajam a negócios e precisam de apoio em seus deslocamentos, tanto de cidade para cidade, quanto em seus destinos. Trata-se do inverso do turismo emissivo. Corresponde à oferta turística, já que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas lá presentes, bem como apresentar opções de atuarem no chamado turismo de negócios.
A partir da inter-relação desses elementos é que pode nascer um centro receptor competitivo, lembrando que eles são apenas os essenciais, mas não os diferenciais, uma vez que é o diferencial que fará com que o turista se desloque até esse possível centro.
Nesse centro receptor, além de haver esses elementos de fundamental importância para a formação do produto turístico, também deve haver outros que necessitam estar presentes na localidade. Alguns deles: Atrativos naturais e histórico/culturais; acessos; marketing; infraestrutura básica e complementar; condições de vida da população local; posicionamento geográfico; grandes centros de negócios; dentre outros.
A idéia principal é criar facilidades de locomoção dos turistas nativos entre as fronteiras estaduais, além de oferecer preços convidativos nas atrações e em cidades do circuito turístico. Além disso, objetiva estimular o desenvolvimento dos negócios de turismo em uma região e,  conseqüentemente, o crescimento das empresas que atuam em toda a indústria turística – hotelaria, gastronomia, agências de viagens, parques temáticos, aviação, transporte rodoviário, entre outros segmentos.

Agência de turismo receptivo
Mercado
A prestação de serviços de turismo receptivo é hoje uma das atividades mais atrativas do setor terciário. Há uma procura crescente por esse tipo de serviço, que se mostra cada vez mais sofisticado e exige muita atenção aos detalhes. O mercado está vivendo um período de transição e muitas empresas ainda não se deram conta de que precisam fazer mais do que  emitir passagens.
.A Organização Mundial de Turismo – OMT– prevê que em 2020 o turismo ao redor do mundo será responsável por nada menos do que 2 trilhões de dólares de faturamento por ano. Nada mal para um setor que na década de 50 era incipiente. Esse boom no turismo está acontecendo porque as pessoas, principalmente as que moram nos países em desenvolvimento, resolveram sair do seu dia-a-dia e conhecer o mundo, ou ainda, “conhecer seu próprio país”, principalmente em referência ao Brasil. O crescimento deste mercado é uma excelente notícia não só para quem está ligado diretamente ao negócio, como os hotéis e as empresas de transporte, mas também para outros tantos setores da economia que estão indiretamente envolvidos.
Por todo esse impacto, o turismo está sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada dez trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento.
É necessário que as empresas e os empresários estejam em constantes mutações, pois torna-se imperioso adequar ao que o mercado espera das agências de turismo receptivo, sendo, portanto, fundamental que o empresário tenha a percepção exata dos anseios dos consumidores, trabalhando desta forma quase que com a previsibilidade de desejos de terceiros para o futuro.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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