Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Conserto de Sapato - Bolsa - Cinto - Mala - Roupas de Couro

Conserto de sapato
Apresentação do Negócio
O negócio de conserto de sapatos pode apresentar extrema diversidade de alternativas, desde o atendimento em pequenas oficinas individuais dedicadas a tarefas simples, até empreendimentos mais sofisticados; que ademais do conserto dos calçados (inclusive tênis, segmento em franco crescimento), pode incluir consertos em artigos de couro em geral (como mochilas, sacolas de viagem e/ou compras, bolsas, cintos, malas, etc.), conserto em roupas de couro (casacos, jaquetas, calças) e até a confecção de sandálias e calçados simples sob medida.
O presente perfil focará num empreendimento de pequeno porte, do tipo “de bairro”. Neste, o perfil mais comum é um estabelecimento com 4 trabalhadores (proprietário e 3 empregados), com funções especializadas, sendo o proprietário o gerente. Este deve, ademais de dominar as habilidades gerenciais e de comando, possuir profundo conhecimento do negócio, condição essencial para garantir a qualidade dos serviços – aspecto indispensável para garantir espaço num mercado particularmente especializado. Este domínio deve ir a ponto de poder servir de mão de obra eventual ou suplementar a qualquer dos segmentos da oficina que se encontre sobrecarregado.
Entretanto, dado o espírito desta coleção de também oferecer informações para empreendimentos de (muito) pequeno porte, também serão tecidas considerações sobre a forma mais simples do negócio: esta usualmente se dá em pequenas bancas, independentes ou agregadas a outros comércios, onde apenas trocam-se solas e saltos e pintam-se e limpam-se calçados. Esta é uma dimensão da atividade eminentemente artesanal, onde não são necessários conhecimentos mais profundos do negócio e/ou das técnicas mais sofisticadas. É o estabelecimento normalmente conhecido por “banca de sapateiro”, que é atividade em decadência no contexto geral do mercado.
É um negócio que exige bom desempenho profissional, sintonizado com as tendências definidas pelos padrões de moda que, eventualmente, exigem reciclagem em relação às atividades convencionais da atividade: novidades em modelos e materiais são constantes neste ramo. Cursos profissionalizantes, normalmente de nível técnico, surgem a cada dia, criando novos padrões de desempenho e especializando os serviços.
Os serviços típicos prestados por um estabelecimento do porte do aqui descrito são:
Para calçados de couro
• Costuras em geral;
• Limpeza e desodorização;
• Tingimento;
• Troca de cadarços, zíperes ou velcro;
• Troca de salto em couro ou borracha;
• Troca de sola em couro ou borracha.
Para tênis
• Costuras em geral;
• Limpeza e desodorização;
• Troca de cadarços, zíperes ou velcro;
• Troca de sola;
• Troca ou colagem das borrachas laterais;
• Troca ou reforço de bico.
Trabalhos adicionais eventuais
• Costura, tintura ou troca de fivela, em cintos;
• Costura, troca ou reforço de alças em bolsas, mochilas, malas, sacolas.
Para o modelo de “banca de sapateiro”, apenas trocam-se solas e saltos e fazem-se limpezas e tintura.
Conserto de sapato
Mercado
É um mercado que apresenta grande tradição e maturidade, porém, ainda oferece enorme espaço para profissionalização e melhoria da qualidade, tanto dos serviços prestados quanto do atendimento pessoal ao cliente. Existe uma grande quantidade de oficinas que trabalha de forma precária, em instalações inadequadas, com profissionais mal preparados no mister em si e sem conhecimentos mínimos sobre a melhor forma de administrar um pequeno negócio. Este é o perfil típico da “banca de sapateiro”.
Um aspecto importante é dado pelo nível de renda do mercado a ser atingido. As camadas superiores de renda, que utilizam calçados de alto preço, tendem a preservá-los, na medida em que é muito mais barato conservar e/ou recuperar o bem do que adquirir um novo. Há ainda, neste nicho de mercado, aquele cliente que, por razões de comodidade ou estética tem particular apreço a um calçado e reage a substituí-lo. Este é um serviço mais especializado, cuidadoso, na medida em que o cliente é em geral sofisticado e o calçado de alto valor. O outro segmento, das camadas menos favorecidas, tende a recuperar o calçado preocupado com a durabilidade, solicitando um serviço menos sofisticado, porém resistente. Esta é a faixa de mercado típica da “banca de sapateiro”.
Em ambos os segmentos, o preço do serviço – que tem que ser compensatório para substituir a compra de um novo calçado – é determinante. O que varia é o resultado: uma parte do mercado exige alta qualidade e sofisticação, enquanto a outra privilegia a durabilidade.
Estes dois segmentos caracterizam, pois, distintos mercados, implicando que esta distinção condicione o perfil do estabelecimento. Assim, a atividade destinada ao mercado mais sofisticado tenderá a se localizar na proximidade – ou nas vias de acesso – de áreas residenciais onde predominam famílias de alto poder aquisitivo. Ainda pelo perfil desta classe de renda, os membros da família que trabalham raramente se dedicam a realizar outras tarefas nos dias de expediente, tendendo a concentrar atividades como idas ao supermercado, à lavanderia ou a lojas de reparos em saídas específicas, quando tratam simultaneamente de todos estes assuntos. Assim sendo, a concentração de estabelecimentos que prestam os serviços acima com bom grau de sofisticação apresentam-se como pontos de atração para lojas de reparos de sapatos de padrão igualmente alto.
Já para o perfil de clientela mais simples tende a buscar os prestadores dos serviços acima descritos principalmente nas proximidades de sua residência e/ou de seu trabalho, na medida em que o deslocamento para outras áreas implica em despesas de transporte adicionais às usuais – aspecto que onera seus orçamentos. Assim, empreendimentos deste tipo localizados próximos de áreas residenciais típicas de renda mais baixa ou áreas de trabalho menos sofisticadas como fábricas tendem a prestar serviços de padrão mais simples, onde o custo é o principal diferencial.
Outro “nicho” de mercado interessante é dado pelos tênis. No Brasil são comercializados mais de 15 milhões de pares ao ano, colocando o país entre os dez maiores consumidores mundiais do produto. Também aqui se verifica a distinção do mercado: aquele para atender a produtos altamente sofisticados – tênis que podem custar mais de R$ 500 o par, o que torna sua substituição extremamente onerosa – ou seu desgaste natural pode implicar em uma despesa extra para orçamentos familiares apertados, justificando consertos e reparos – mais baratos que novas aquisições.
Em ambos os mercados, respeitadas suas características, os produtos acessórios anteriormente mencionados – conserto de cintos, malas, mochilas, etc. – podem ser agregados ao negócio, desde que haja capacidade técnica e operacional para executar estas tarefas sem comprometimento do foco (conserto de calçados), da qualidade, do cumprimento de prazos e demais características que assegurem a confiabilidade da clientela.
Há sempre espaço para novos negócios, desde que estejam comprometidos com as tendências da moda, prestem serviços de qualidade, cobrem preços razoáveis e compatíveis com a renda média da sua área de influência, ouçam e atendam satisfatoriamente às exigências de seus clientes e adaptem seus serviços às características e expectativas da clientela, tradicional ou eventual. Dessa forma, o novo empreendedor poderá ter sucesso e fidelizar um bom número de clientes para a manutenção do seu negócio. É um mercado relativamente estável, sofre pouco com crises sazonais e está embalado pela crescente sofisticação da demanda por serviços desse setor. A estabilidade econômica e o atual forte crescimento dos padrões de renda e consumo da população em todos os estratos sociais indicam um cenário altamente promissor.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse estudo de abertura de empresa de conserto de sapatos e acessórios seria importante passar os fornecedores para a compra da matéria prima, como exemplo couro,cola,maquinas,ferramentas,isso vai agregar para o iniciante.