Como Abrir um Negócio

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Como Abrir - Montar uma Clínica de cuidados para os pés

Clínica de cuidados para os pés
Apresentação do Negócio
Assim como respirar, por ser tão instintivo e natural, não percebemos a complexidade envolvida no ato diário de caminhar. No entanto, qualquer passo mobiliza 650 músculos e 80% dos ossos do corpo humano. E o maior responsável pela tarefa é o nosso querido pé, um membro anatômico de suporte e deslocamento, composto por 26 ossos, 33 articulações, 107 ligamentos e 19 músculos. Em passos largos, saltos e corridas, esta estrutura magnífica chega a suportar cinco ou seis vezes o peso total do indivíduo. Sua intensa utilização ao longo do tempo, sem o devido cuidado e preservação, pode provocar calos, calosidades, fissuras, infecções, unhas encravadas, verrugas, bolhas e micoses. Sapatos inadequados, intensidade na prática de esportes, salto alto e falta de higiene são os principais agentes causadores de problemas.
Com o intuito de estudar a anatomia e patologia deste órgão vital para o ser humano, surgiu a podologia – termo formado do prefixo grego “podos” (pé) e do sufixo “logos” (estudo). A prática existe desde 54 d.C, quando o soldado Cayus removia e tratava os calos da mulher do imperador romano Nero. Inscrições e desenhos egípcios também reproduziam um calista cuidando de suas pacientes. Na França, no reinado de Luís XIV no século XVIII, surgiram os primeiros quirópodos – a primeira espécie de pedicuria. Durante o século XX, foram inventados alguns instrumentos por pedicuros para tratar os pés, tais como canivetes e navalhas para desgastar calos, cacos de vidro para raspar unhas e penas de pato para desencravar unhas.
Atualmente, as clínicas de cuidados para os pés atuam na investigação, prevenção e prognóstico de saúde. Elas também oferecem serviços estéticos (de assepsia, reforma e pintura de unhas, esterilização e hidratação de pés), relaxantes (de massagens terapêuticas) e posturais (correção do caminhar). Os profissionais que atuam na área capacitam-se através de cursos de qualificação profissional de pedicuro e cursos técnicos em podologia, oferecidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Para não meter os pés pelas mãos, o empreendedor deve realizar pesquisas de mercado e de viabilidade do negócio. Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Clínica de cuidados para os pés
Mercado
O mercado para clínicas de cuidados para os pés acompanha a evolução do setor de beleza e estética, que fatura mais de R$ 24 bilhões e registra crescimento anual de 11% ao ano. Já o podólogo pode atuar em diversos ambientes, tais como salões de beleza, cabeleireiros, clínicas de estética, spas e hotéis. Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre calçados esportivos. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

Nenhum comentário: