Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital
Apresentação do Negócio
O negócio de Marketing Digital está entre as principais ações de marketing e comunicação que as empresas da era da tecnologia da informação podem utilizar. Essa atividade é realizada por meio da internet ou de dispositivos móveis (mobile marketing) e seu objetivo é divulgar e aumentar a comercialização de produtos, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos das empresas.

Dentre os principais serviços ofertados, pode-se destacar os banners, flash, e-mail marketing, convites HTML, vinhetas, marketing viral, web 2.0, redes sociais, dentre outros como campanhas e monitoramento de mídias sociais, gestão de links patrocinados, otimização de sites (SEO).

A empresa de marketing digital é considerada bastante promissora, pois seu meio e alvo para a realização de negócios, a internet, está em franco crescimento, expansão e sofisticação, com um público a cada dia maior.

Este é um tipo de negócio que não requer um investimento inicial elevado, podendo ser montado com investimentos variando entre R$ 10.000,00 e R$ 50.000,00, este último com cinco funcionários.
A expectativa de retorno também é bastante aceitável e irá variar de acordo com o cliente e suas demandas, com os tipos de softwares e mídias digitais que serão usadas e as soluções ofertadas pelo empresário do setor.

Outra informação bastante importante está associada ao perfil dos profissionais. Estes devem ter conhecimento técnico de nível superior, ser bastante criativos e estar constantemente se atualizando nas ferramentas que surgem no mercado e nas diferentes tecnologias para a execução dos serviços.

Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado.

Agência de Marketing Digital
Mercado
Atualmente o Brasil se apresenta como um excelente país para se investir em empresas relacionadas ao comércio virtual. Conforme pesquisa realizada pela Razorfish, o Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo, incluindo a classe C, com uma média de 26,7 horas por mês de conexão.

Apesar disso, apenas 4,4% do orçamento de marketing das empresas são alocados hoje para as mídias digitais, um percentual muito inferior ao de países como a Inglaterra, onde 23% dos recursos destinam-se à área digital; a China, com 13,6%, ou ainda os Estados Unidos, onde esse percentual é de 11,3% (Comscore Media Matrix, de setembro de 2009).

"Em quase todas as escalas, o brasileiro é o povo mais digital do planeta. Com programas como o novo Plano Nacional de Banda Larga do governo, o acesso se tornará ainda mais amplo e profundo”, afirmou Joseph Crump, vice-presidente sênior de estratégia e planejamento da Razorfish, ao ressaltar a importância da classe C para essa mudança de paradigma.

Dados de 2008 mostram que 33% da audiência da classe C hoje está na internet, em comparação a 44% da televisão, e que esta mesma classe deverá representar 45% do total do mercado de internet, destacando-se que 51% das compras online são de consumidores das classes C, D e E.

Segundo censo realizado pela ABRADI (2009), 43,3% das agências de marketing digital estão no mercado há menos de dois anos, demonstrando que o mercado está em franco crescimento. A maioria das empresas desse mercado - 66,3% do total - possuem menos de 20 funcionários. A principal faixa de faturamento é de até R$ 1,2 milhão. Essas informações demonstram o acirramento da concorrência nesse mercado, que atualmente possui cerca de 2.275 empresas para um mercado de R$ 755.388,00.

De acordo com a mesma fonte, este mercado se destaca pela diversidade de atuações: games, mobile marketing, mídia, intranet, análise, e-commerce, redes sociais, search, consultoria, e-mail marketing, campanhas, programação e web-site. Sendo os três últimos os principais com uma parcela de mercado de 9,3%, 10% e 11,3%, respectivamente.

Uma novidade que tem ganhado presença é o de marketing por telefone. A exemplo desses mercados, o Brasil se apresenta como o quinto do mundo em número de celulares por habitante: para cada 100 brasileiros, 89 têm um aparelho celular. (O ESTADO DE SÃO PAULO)

A internet e o avanço tecnológico trouxeram consigo diversas oportunidades de negócios para um mercado de possibilidades em franco crescimento. Como principal exemplo, estão essas empresas cujo foco é divulgar os produtos e serviços através da internet e outras formas de mídia digital.
Conforme Venkatraman (2000), outra importante característica do mercado virtual é a inexistência de barreiras à entrada de custos reduzidos de operação, principalmente se for um negócio de pequeno porte.

Corroborando com este tipo de negócio, está cada vez mais fácil encontrar equipamentos sofisticados por preços acessíveis para a montagem de empresas e negócios que explorem o marketing virtual. Por outro lado, do ponto de visto negativo, essa facilidade acaba facilitando o acesso ao mercado, fazendo com que haja um grande número de concorrentes.

Portanto, o que faz uma empresa desse ramo permanecer no mercado é a constante busca por melhores tecnologias, desenvolvimento constante em novos programas e, principalmente, criatividade para empreender as melhores táticas em marketing para atingir os consumidores.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

Um comentário:

Reeducação alimentar disse...

Muito bom!
att
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