Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 15, 2011

Como Abrir - Montar uma Boutique de artigos de banho

Boutique de artigos de banho
Apresentação do Negócio
Nada como um bom banho após um exaustivo dia de trabalho! Esta sensação mágica de higiene e relaxamento é muito valorizada pelas pessoas nas grandes cidades e já representa um filão de mercado para lojas especializadas em tornar este momento cada vez mais prazeroso. A boutique de artigos de banho é uma novidade no ramo de varejo que oferece cosméticos, sabonetes especiais, xampus, condicionadores, sais de banho, essências, loções, óleos, hidratantes, fragrâncias, colônias, perfumes, cremes de barbear, aromatizadores de ambiente, sachês, velas e bombas para banheiro.
No entanto, o direito de tomar um banho foi uma árdua conquista de nossa civilização. O primeiro registro histórico de banheira provém da ilha de Creta, há 1.700 a.C. Pedestais com ralos eram utilizados pelos gregos em 500 a.C. Já no império romano, os banhos simbolizavam um importante evento social, onde os cidadãos mais abastados regojizavam-se o dia inteiro em luxuosas termas com piscinas de água quente, morna e fria. Algumas termas acolhiam mais de 1.500 pessoas por dia.
Porém, na Idade Média, a igreja católica condenou o ato de se banhar, sob o argumento de que o banho expunha a nudez das pessoas, amolecia a alma e provocava a luxúria. Os cientistas de plantão alertavam, equivocadamente, que a água quente dilatava os poros e facilitava a entrada de doenças. Um banho podia acarretar um processo de julgamento da Santa Inquisição. Nesta época, a peste negra e a falta de higiene mataram 75 milhões de pessoas, cerca de um terço da população européia. Felizmente, a partir de 1850, com as descobertas do professor Pasteur, o banho voltou a ser considerado como uma prática de higiene fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas.
O clima tropical do Brasil contribui para o hábito da população de tomar banho diariamente. E a biodiversidade da floresta Amazônica e do cerrado oferece infinitos extratos e possibilidades para a fabricação de produtos artesanais e industriais para banho. Para abrir uma boutique de artigos de banho, pode-se optar por desenvolver uma linha própria de produtos, adquirir a franquia de alguma marca ou comercializar produtos de diversos fornecedores. Para não levar uma ducha fria do mercado, o empreendedor deve procurar mais informações sobre o negócio por meio da elaboração de um plano de negócios.

Boutique de artigos de banho
Mercado
A indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado de 10,6% ao ano, nos últimos 13 anos. Em 2008, as 1.700 empresas que compõem o setor faturaram R$ 21,7 bilhões, graças ao aumento de produtividade, à participação crescente da mulher no mercado de trabalho e ao aumento da expectativa de vida da população. Cerca de 24,9% (ou R$ 5,4 bilhões) do montante total referem-se especificadamente ao mercado de produtos para cabelos. E cerca de 9,7% (ou R$ 2,1 bilhões), referem-se ao mercado de artigos para banho. O Brasil já ocupa o segundo lugar no cenário mundial deste mercado.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre festas. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

Nenhum comentário: