Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como Abrir uma Empresa de Buffet - Como montar um Buffet

Buffet
Apresentação do Negócio
A presente idéia de negócio possui em seu conteúdo as informações básicas para que um empreendedor possa decidir em abrir um Buffet de alimentos. Possui diversas informações para o empreendedor ponderar, por exemplo, sobre localização, tipos de segmento de mercado a ser buscado, números do setor e dicas importantes ao montar o seu negócio.
Buffet é um negócio que está relacionado à realização de sonhos das pessoas. São sonhos que estão ligados a datas importantes, como: nascimento, aniversário, casamento, formatura, bodas, reencontros familiares e confraternizações diversas.
Festas dessa natureza exigem que nenhum detalhe seja esquecido, pois o momento sonhado não pode virar pesadelo. Logo, é uma atividade que requer planejamento compartilhado com os clientes e execução impecável pelo empresário.
Realizar festas especiais envolve uma série de itens, seja o tema do momento, a produção da roupa dos donos da festa e dos convidados, a criatividade do convite, a filmagem dos momentos que ficarão para sempre, a produção do ambiente, a música, as atividades de entretenimento para os convidados e as guloseimas que serão servidas.
O empreendedor deve decidir entre uma grande variedade de especializações de acordo com as características da clientela, tais como: festas infantis, festas teens, eventos para empresas, formaturas, recepções, etc. No segmento de festas infantis há uma tendência atual dos buffets temáticos, que incorporam na estrutura e decoração temas do momento como, aventura espacial, fundo do mar, temas da Disney, piratas, contos de fadas, etc.
Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um Buffet. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é um documento imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, consulte um SEBRAE mais próximo.

Como Abrir uma Empresa de Buffet - Como montar um Buffet
Mercado
O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo.
Conforme dados da revista Food Service, o setor de alimentação está crescendo, em média, cerca de 3% ao ano, caracterizando este mercado como em expansão e ótimo para investimentos.
Ainda segundo a mesma fonte, citando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as despesas com alimentação fora de casa representam aproximadamente 24% dos gastos dos brasileiros.
Dentre os segmentos desse mercado podemos destacar o de Buffet, que se caracteriza por prestar serviços de alimentação em locais específicos como festas,residências particulares, confraternizações, festas de fim de ano, formaturas, aniversários. Essa diversidade possui duas características distintas. Se por um lado é bom, pois amplia as possibilidades de negócios, pode trazer consigo armadilhas, principalmente em momentos de crises, pois geralmente as festas defim de ano, os casamentos e afins, acabam por reduzir a procura.
É um mercado em que o empreendedor deve estar muito atento, estar constantemente avaliando o mercado e as tendências e os períodos de sazonalidade. Neste último item, importante se atentar para o mês de maio, onde ocorrem  muitas festas de casamento, e os meses do fim do ano, que possuem diversas festas de confraternização, formaturas, de ano novo.
As principais estratégias a serem adotadas pelo empresário que quiser investir nesse ramo, conforme exposto pela Food Service, são a qualidade no serviço, especialização contínua dos funcionários, ações de marketing e equipamentos avançados, para fidelizar seus clientes. Em um mercado extremamente competitivo, essas empresas devem garantir, com essas ações, cada vez mais o seu lugar de destaque e o sucesso do negócio.

Buffet
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de um serviço de buffet, porém nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o  tamanho estimado de sua produção. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada. Contudo, alguns aspectos sempre devem ser  levados em consideração, tais como otimização dos espaços, área para ampliação futura e que as instalações higiênicas sejam fora do setor de produção, bem  como haja controle sobre insetos e outros tipos de pragas.
A estrutura de uma empresa de realização de festas e eventos está relacionada ao perfil do cliente que será alvo do negócio e aos serviços que serão ofertados. Um buffet de festas deverá contar com a seguinte estrutura:
• Salão de festas equipado e decorado de acordo com o evento;
• Cozinha equipada de acordo com a necessidade do evento;
• Banheiros condizentes com o nível do buffet;
• Serviço de manobristas para estacionamento dos carros;
• Estacionamento à disposição;
• Área destinada à administração dos serviços de apoio;
• Vestiários para os profissionais envolvidos;
• Depósito para produtos de reserva de estoque.
Leve em conta que todo tipo de atividade que atua no setor de alimentos deve possuir um ambiente que preze muito pela higiene. Então, as áreas de vestiários  dos funcionários e de recebimento dos insumos devem ser afastadas da área de produção para evitar contaminação.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitados, quando couber, luz e ventilação natural, a fim de evitar custos desnecessários e que os materiais de construção sejam facilmente laváveis.
O tamanho do espaço dependerá se o Buffet tiver espaço próprio o se somente realizará o serviço em área do contratante ou outro espaço, geralmente alugado.
No primeiro caso, haverá a necessidade um espaço semelhante ao de um restaurante, muito semelhante a uma estrutura de cozinhas, estoques e limpeza. No  segundo caso, soma-se uma área para se colocar cadeiras, para trânsito dos convidados, estacionamento, área verde, jardins e etc.
Portanto, pode-se ter uma estrutura com 100 m², como no caso de apenas prestar o serviço externamente, quanto um área com 500 m² para realização de eventos internamente.

Como Abrir uma Empresa de Buffet - Como montar um Buffet
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, vai depender diretamente do tamanho do serviço a ser prestado. A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e ao tipo de evento contratado. A empresa deverá contar com profissionais fixos para venda e atendimento a  clientes, administração das atividades de compra de suprimentos para as festas e gestão da contratação de profissionais terceirizados.
O mercado oferece farto contingente de profissionais para esse segmento empresarial, principalmente garçons, porém, a contratação dessas pessoas requer experiência, para evitar problemas na qualidade do atendimento. Isso evita também custos com contratação, havendo a possibilidade de contratações  temporárias, muito comum em buffets.
Os profissionais envolvidos nessa modalidade de negócio são:
• gerente- deve ser fixo;
• cozinheira – pode ser fixa ou terceirizada;
• fritadeira – pode ser fixa ou terceirizada;
• salgadeira – pode ser fixa ou terceirizada;
• garçons – geralmente terceirizados;
• ajudantes de garçons – geralmente terceirizados;
• seguranças - terceirizados;
• auxiliar administrativo - fixo;
• auxiliares de limpeza – podem ser terceirizados;
• auxiliar de manutenção – pode ser fixo ou terceirizado.
É aconselhável estabelecer parcerias com os seguintes profissionais:
• Fotógrafos;
• Especialistas em filmagens.
• De acordo com a característica de cada evento o empresário definirá a necessidade de contratação dos seguintes profissionais:
• recepcionistas;
• decoradores;
• Djs;
• cantores ou bandas;
• equipes para instalação de luz e som;
• animadores de festas infantis;
• monitores.
A qualidade do atendimento é um item que merece a maior preocupação do empresário levando-se em consideração que a fidelidade da clientela está intimamente  relacionada à excelência do serviço prestado. Por isso todos os detalhes são importantes no contato com o cliente, desde o uniforme dos garçons e monitores até o serviço de manobrista na saída dos convidados.
O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Este tipo de negócio sucinta uma estrutura onde são necessárias uma pessoa para gerenciar o negócio, dois auxiliares administrativos, para fazer as vendas, área financeira e cuidar das atividades administrativas, outras três a quatro pessoas para área de produção e outras duas para a atividades finalísticas.
Lembre-se de contratar uma pessoa específica para efetuar a limpeza cotidiana do local.
Independente do tamanho e quantidade de pessoas, as principais características necessárias são:
• Lavar e desinfetar as mãos antes de qualquer atividade;
• Usarem sempre uniformes limpos e na cor branca, incluindo bonés e tocas;
• Máscaras, luvas e botas e aventais.
É interessante que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho. 

Buffet
Equipamentos
 A escolha dos móveis e equipamentos deverá levar em consideração o público-alvo e a especialização em determinado segmento. Para um projeto básico são necessários os seguintes móveis e equipamentos:
• um microcomputador completo;
• uma impressora;
• duas linhas telefônicas;
• uma impressora de cupom fiscal;
• equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito – decisão do empreendedor;
• Mesas e equipamentos para servir as refeições, ou buffets especiais;
• mesas e cadeiras para convidados;
• tendas e itens de decoração;
• geladeiras, freezer industrial, câmara fria, fogão industrial, mesa grande para cozinha, vasilhames, bandejas, copos, talheres, louças, toalhas, guardanapos, uniformes e fornos de microondas;
• móveis e utensílios de escritório;
• Veículo utilitário (critério do empreendedor);
Leve sempre em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais rústicos. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de produção que pretende estruturar e qual será o tipo de processo para não gastar mais do que o necessário ou  ficar com ociosidade em excesso.
Existe a necessidade de outros equipamentos não destinados à atividade produtiva, mas que devem estar presente em qualquer das estruturas, pequenas ou medias, que são os computadores, impressoras, telefones, ventiladores, ar condicionado, móveis e utensílios de escritório, dentre outros.


Como Abrir uma Empresa de Buffet - Como montar um Buffet
Investimentos
Os investimentos necessários, em média, para uma fábrica de pequeno porte estão descritos abaixo.
DESCRIÇÃO                                                                QUANT.                  VALOR                         UNIT.  TOTAL
Utensílios para exposição dos alimentos                 1                  R$   20.000,00          R$   20.000,00
Estoque inicial                                                        1                  R$      5.000,00         R$      5.000,00
Cortador de Frios                                                  1                  R$      1.900,00         R$      1.900,00
Espremedor de Frutas                                            1                  R$         300,00         R$         300,00
Exaustor                                                                 1                  R$         500,00         R$          500,00
Extrator de Sucos                                                   1                  R$         500,00         R$          500,00
Fogão Industrial                                                      1                 R$      1.500,00         R$       1.500,00
Forno de Microondas                                             1                 R$       500,00               R$      500,00
Freezer Orizontal                                                    1                 R$       1.700,00            R$    1.700,00
Geladeira                                                                1                 R$       2.700,00            R$    2.700,00
Liquidificador industrial                                            1                R$         500,00              R$      500,00
Mesas e Cadeiras                                                    1                R$       5.000,00             R$    5.000,00
Móvies e Materiais de Escritório                              1                R$       2.000,00             R$    2.000,00
Multiprocessador de alimentos                                 1                R$       1.500,00             R$    1.500,00
Telefone, computador e impressora                          1                R$       2.500,00             R$    2.500,00
Utensílios de Cozinha                                               1                R$       5.000,00             R$    5.000,00
Vitrines e Expositores Refrigerados                          1                R$       2.500,00             R$    2.500,00
TOTAL GERAL                                                                                                              R$   53.600,00
Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a fabrica, nem os custos com reforma do local.
Ressalta-se que os valores aqui são referenciais apenas, e que o empreendedor poderá procurar o Sebrae local para ajudar na construção do plano de negócio mais real.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

4 comentários:

Unknown disse...

Realizamos o Congresso Brasileiro de Buffets Infantis (http://www.congressodebuffetsinfantis.com.br) aonde são realizadas palestras sobre o tema "Como Montar Um Buffet Ingantil", "Como Gerir Um Buffet Infantil", "Como Vender Suas Festas" entre outros.

Unknown disse...

Realizamos o Congresso Brasileiro de Buffets Infantis (http://www.congressodebuffetsinfantis.com.br) aonde são realizadas palestras sobre o tema "Como Montar Um Buffet Ingantil", "Como Gerir Um Buffet Infantil", "Como Vender Suas Festas" entre outros.

Sistema de emissão de boleto disse...

Tenho um buffet há um ano. A maioria das festas que faço são parceladas. Eu estava procurando um sistema de emissão de boleto que gerava carnê. Encontrei um chamado BoletoFast. Ele possui vários recursos, dentre eles, cadastro de clientes e boleto no formato carnê. O site da empresa é www.boletofast.com.br

Espero ter ajudado.

Zago disse...

Tem esse link que ensina o marketing para um buffet

http://zagoness.com.br/marketing-digital-para-buffet-a-domicilio/