Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como abrir - montar uma empresa de Cerimonial

Apresentação do Negócio
Cerimonial pode ser conceituado como a formalização do respeito recíproco de convívio do homem em sociedade. O setor abrange um extenso leque de atuação: casamentos, eventos oficiais, formaturas, festas infantis, congressos, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, jantares, dentre outros. O público-alvo e a prestação do serviço variam conforme o tipo de evento. A empresa responsável pelo cerimonial auxilia o cliente na observância da etiqueta social e das regras formais de atos solenes.
Em caso de eventos públicos oficiais, o cerimonial consiste na rigorosa observância das formalidades que regem as relações e a civilidade entre autoridades nos âmbitos administrativo, jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, internacional e privado. Tais condutas não norteadas por códigos e protocolos municipais, estaduais, federais e internacionais. O profissional responsável pela condução do evento, geralmente, possui formação acadêmica na área de Comunicação e Relações Públicas.
Já no segmento de casamentos, a amplitude do serviço contratado variar conforme a demanda do cliente. A empresa pode ficar responsável apenas pela condução formal do evento ou assessorar o cliente em todo o processo de planejamento e orçamento da cerimônia. Neste caso, o cerimonialista auxilia o cliente na determinação da igreja e do local da recepção, na pesquisa e escolha dos fornecedores, na definição do formato do evento, na elaboração orçamentária, no controle de qualidade dos serviços prestados e na vistoria final. Parte dos serviços prestados pode ser replicada em festas de aniversário, formaturas e eventos privados.
Como a estrutura necessária para manter uma organizadora de eventos é reduzida, cerca de 80% das empresas do setor são enquadradas como micro e pequenas empresas. Os empreendedores devem manter uma estrutura enxuta com uma boa rede de fornecedores para a terceirização dos projetos e contratação temporária de funcionários.
Embora o mercado de cerimonial esteja ligado a momentos de festa e celebração, o trabalho a ser desempenhado exige dedicação, capacidade de organização e fineza no trato com clientes e fornecedores.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: