Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como criar ostras - Como montar um criadouro de ostras

Criação de ostras
Apresentação do Negócio
A aqüicultura, arte de multiplicar e criar animais e plantas aquáticas, é uma atividade econômica de grande importância para vários países no mundo, englobando dimensões sociais, econômicas, ambientais e políticas. No Brasil, há mais de uma década que pioneiros das regiões sul, sudeste e nordeste fazem da aqüicultura uma atividade econômica rentável e socialmente benéfica.
Da aqüicultura, em particular merece destaque a maricultura, que engloba a produção de moluscos, algas marinhas, crustáceos e peixes. Dentre os moluscos, o cultivo de ostras e mexilhões é chamado de malacocultura e mais especificamente em relação às ostras, existe a ostreicultura.
A ostreicultura, ou cultivo de ostras, configura-se como um ramo da aqüicultura que vem se destacando como um negócio viável para o desenvolvimento das comunidades de pescadores artesanais.
Na ostreicultura devem-se respeitar critérios de avaliação da qualidade da água, identificação do perfil socioeconômico dos produtores e da região, sensibilização e mobilização da comunidade, seleção das famílias e transferência de tecnologia.
Os resultados obtidos com programas desta natureza vêem promovendo o aumento da renda familiar mensal, a diminuição do uso da pesca extrativista pela comunidade local e o aumento da preocupação ambiental dos pescadores. A implantação de cultivos dessa natureza, seguindo os critérios comentados demonstra que a ostreicultura se configura como um importante instrumento de desenvolvimento sustentável.
As espécies de ostras encontradas no Brasil são Crassostrea rhizophorae (conhecida como ostra do mangue ou ostra nativa), Ostrea equestris e Ostrea puelchana. Porém a espécie mais cultivada é a Crassostrea gigas (conhecida como ostra japonesa ou ostra do pacífico).

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: