Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como Montar - Abrir uma Brinquedoteca

Apresentação do Negócio
A história conta que o surgimento da brinquedoteca se deu por volta do ano de 1934, justamente na era da grande depressão econômica vivenciada pelos norte-americanos. Os primeiros registros de uma brinquedoteca referem-se à cidade de Los Angeles e um lugar que ficou conhecido como Toy Loam. Na Suécia recebeu tratamento mais enfático, desenvolvendo e expandido seus horizontes, fato registrado em 1963, sendo conhecida naquele país como Lekotec. Em 1967, na Inglaterra surgem as Toy Libraries (bibliotecas de brinquedo). Em 1987 ocorre o Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto, Canadá.
Nesse congresso foi discutida e questionada a necessidade de adequação do nome Toy Libraries, fato que na seqüência motivou, no próprio Canadá, a alteração de sua nomenclatura original para Centro de Recursos para a Família.
No Brasil, seguindo o exemplo vivenciado pela Suécia, é inaugurado em 1971 o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Paulo – quando foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. Esse setor procedeu a implantação, no ano de 1973, do Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, em que todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante para em fim, em 1984, ser fundada a ABB (Associação Brasileira de Brinquedoteca).
Brinquedoteca é um espaço destinado a estimular o ato de brincar, tanto na criança como em qualquer outro ser humano. É um espaço que disponibiliza brinquedos, reúne inúmeras possibilidades e potencialidades com o intuito de desenvolver trabalhos sérios e extremamente relevantes para as crianças por intermédio de brincadeiras variadas culminando principalmente com as atividades lúdicas.
Esse espaço é indicado para pessoas de qualquer idade, podendo ser freqüentado por crianças a partir do seu nascimento até a mais tenra idade, não existe restrição e separação por faixa sócio-econômica de seus freqüentadores, já que seu objetivo é resgatar na criança o prazer de brincar.
A brinquedoteca busca ampliar e diversificar o espaço da brincadeira na vida e na personalidade da criança atenuando os aspectos negativos da realidade cotidiana - pouco espaço, tempo e oportunidade para brincar - principalmente para as crianças das grandes cidades.
Assim é possível visualizar na brinquedoteca um ponto de encontro para o desenvolvimento de brincadeiras variadas, caracterizado por um espaço alegre, colorido, diferente, em que as crianças, jovens e adultos podem desenvolver sua imaginação, sem medo de serem punidos e cobrados por qualquer atitude, já que tal espaço destina-se a brincar.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: