Como Abrir um Negócio

terça-feira, outubro 28, 2008

Como Abrir um Escritório de contabilidade

Apresentação do Negócio
A contabilidade tem uma história tão antiga quanto à da própria civilização humana. Desde o surgimento da civilização, das mais remotas até à atualidade, os humanos sempre tiveram necessidades de manter o controle da posse e propriedade, fosse de áreas determinadas para caça e coleta de raízes e frutas ou a quantidade de alimentos armazenados para passar certas temporadas, etc.
Com a evolução da humanidade, os controles também foram sendo aprimorados. Na primeira parte, o processo contábil era feito com base numa “previsão” do líder do grupo de quantos animais eram necessários ser abatidos para alimentar o seu grupo.
Na seqüência do processo evolutivo o homem incorporou outras atividades em sua capacidade produtiva, como exemplo o pastoreio na criação de ovelhas, sendo uma das formas adotadas para o controle de seu rebanho. O homem procedia diariamente à soltura de seu rebanho dos espaços fechados para os campos abertos. Então, nesse momento, o pastor depositava uma pedrinha para cada ovelha que saia para o campo e após a saída da última ovelha tinha-se então um “monte” de pedras que representava a quantidade de seu rebanho.
No final do dia, ao reunir o seu rebanho aos espaços fechados, visando procurar proteger as ovelhas de predadores naturais, como lobos e outros, o pastor pegava aquele monte de pedras depositadas na saída do rebanho e passava a retirar uma pedra para cada ovelha que entrava no cercado.
Assim, caso sobrasse pedra, significava que alguma ovelha não tinha retornado, fato que motivava o pastor a sair em busca de seu animal, pois o mesmo poderia ter se separado do rebanho ou devorada por um predador. Em contrapartida, caso faltasse pedras, significava que o rebanho havia aumentado, havendo então um aumento patrimonial.
Esse processo continua a ser efetuado na atualidade, apenas diferindo a forma de controle, que sai de uma situação extremamente rude e empírica para um processo moderno, avançado e, acima de tudo, muito profissional, de forma que o controle patrimonial – principal objetivo da contabilidade – também apresenta evoluções no conceito de prospecção de resultados, controles de custos, dentre outros processos.
A contabilidade, apesar de não apresentar um fato tão relevante quanto ao divulgado/publicado pelo Frei Italiano Luca Paciolo, que ocorreu em 1494, que é o Método das Partidas Dobradas, que diz que para cada débito sempre irá existir crédito de igual valor.
Mas a contabilidade nunca parou de desenvolver-se, tanto assim que em meados na década de 1990 começa na Europa e nos Estados Unidos a contabilização do Capital Intelectual, ou seja, reconhecer a qualificação de seu quadro de funcionários como parte integrante de seus Bens Patrimoniais, sendo um elemento de difícil mensuração, contudo plenamente possível de valoração, tornando-se então um diferencial que uma empresa denota em relação à outra e etc.
Normalmente as pessoas confundem a Ciência Contábil como sendo da Área de Exatas ou mesmo da Área de Humanas, no entanto deve ser ressaltado que o estudo da Contabilidade é parte integrante da área de Ciências Sociais Aplicadas. E, cita-se que, esta confusão ocorre até mesmo no meio acadêmico, mas o profissional da contabilidade deve denotar sempre a adequada classificação de tão importante ciência.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: