Como Abrir um Negócio

segunda-feira, outubro 27, 2008

Como Abrir uma Empresa de Encadernação Encadernadora - Como Encadernar

Apresentação do Negócio
Desde que os livros substituíram os pergaminhos na preferência dos leitores, a encadernação tem sido o método mais utilizado para se juntar folhas de papel com conteúdo comum, permitindo seu fácil manuseio e garantindo que não se percam, mas sim, permaneçam juntas e protegidas.
Encadernar significa amarrar ou ligar (do latim ligare) e desde a antiguidade vários métodos de encadernação têm sido utilizados. Durante os primeiros séculos do cristianismo: as encadernações eram um meio luxuoso de valorizar a palavra divina e eram executadas por artistas, que utilizavam pinturas refinadas, placas de marfim ou metais como ouro, cobre, prata e incrustações de pedras preciosas. No século X, já com a escrita e a feitura do livro basicamente restrito aos mosteiros, uma ornamentação austera substituiu as pesadas capas de metal e marfim, por tabuinhas de madeira, revestida com couro (de cervo, asno, porco, vitela, etc.).
Hoje as capas continuam com o papel de proteger o livro e seduzir o leitor a conhecer o seu conteúdo e, embora processos artesanais de encadernação ainda sejam utilizados, a encadernação comercial moderna emprega cada vez mais máquinas e equipamentos industriais. Neste contexto, alguns tipos de encadernação têm sido mais utilizados, dentre eles os seguintes processos:
“Capa dura” - É o método tradicional para encadernação de um livro. É também o processo mais durável e o mais caro. Depois de dobradas e colecionadas em forma de cadernos, as folhas impressas são costuradas e cobertas com uma capa de papelão revestida com tecido, couro ou papel de encadernação.
“Paperback” (ou capa mole) - Alguns livros, depois de costurados, também podem receber uma capa mole (paperback), feita de um papel com gramatura superior a do miolo, em vez de capa dura.
Gráfica Rápida – Sistema de encadernação que utiliza grampo, arames, canaletas, parafusos, espirais para encadernação.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: