Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como Abrir uma Croissanteria - Como montar uma Croissanteria

Croissanteria
Apresentação do Negócio
O pão é considerado o alimento mais popular do mundo, presente em eventos marcantes da história da humanidade. Por volta de 10.000 a.C., o homem neolítico assava uma massa feita de farinha de cereais, água e sal em pedras aquecidas na fogueira. Os egípcios aprimoraram a fórmula ao acrescentar líquido fermentado à farinha, para dar volume leveza e sabor à massa, e assar o pão levedado em forno a lenha.
Os padeiros franceses elevaram a arte de produzir pães ao criarem variações sofisticadas como baguete, brioche e croissant. O croissant, que significa crescente em francês, representa um pão característico de massa folhada em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar.
Embora, frequentemente, a origem do croissant seja atribuída à França, alguns relatos dão conta de que a sua invenção ocorreu em Viena, em 1563. Enquanto trabalhavam à noite, alguns padeiros austríacos ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar um túnel e, ao dar o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o ataque. Após a vitória, os padeiros criaram o pão Hornchen (corno pequeno) como símbolo da vitória, em alusão ao quarto de lua representado na bandeira turca.
Outra versão atribui a origem do croissant ao dono de um café vienense, que tendo recebido sacos de café provenientes do saque do inimigo, criou um pão em forma de meia lua para acompanhar a bebida.
De qualquer forma, foi Maria Antonieta que, ao se mudar de Viena para o Palácio de Versailles, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770. Hoje, o alimento é símbolo nacional e um componente obrigatório do café da manhã dos franceses.
No Brasil, o croissant pode ser encontrado nas melhores padarias e supermercados. Rebocadas pelo sucesso da iguaria, as croissanterias surgiram como uma alternativa sofisticada de degustação de sanduíches feitos de croissant. Trata-se de uma combinação de padaria, confeitaria, cafeteria e casa de chá que tem encontrado receptividade entre consumidores requintados que buscam alternativas de lazer e boa alimentação.


Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: