Como Abrir um Negócio

sábado, outubro 25, 2008

Como Abrir uma Empresa de Adestramento de cães

Adestramento de cães
Apresentação do Negócio
O adestramento de cães é o treino para se obter o controle do seu comportamento e obediência.
Os cães acompanham os homens desde os tempos mais remotos. Há registro nas cavernas da associação, para trabalho mútuo, dos nossos ancestrais com os lobos. A utilização de cães, como auxiliares de trabalho, começou com os caçadores ingleses e criadores de cavalos no final do século XVIII, quando começaram a utilizar os “foxhounds” e os “beagles” nas caçadas imperiais.
Na 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945) os alemães, que já treinavam cães para caça, tiveram a idéia de utilizar a habilidade e a “devoção” desses animais aos seus “proprietários” ou “treinadores”, em prol das atividades militares, principalmente na identificação de esconderijos de inimigos e também para auxiliar nas investigações e identificação de elementos considerados proibidos em um período de guerra. Assim transformaram os cachorros da raça pastor alemão como cães de guerra.
Com o encerramento da guerra e passada a fase crítica do pós-guerra, nos anos 60 a economia européia retomou o seu equilíbrio. Inicia-se então uma grande “encruzilhada” para toda a população, tanto a civil quanto a militar, que era o destino a ser dado ao grande número de “cães policiais” que existia, principalmente porque tais animais foram perdendo suas funções.
Os amantes desses animais organizaram algumas competições, um dos critérios de pontuação era a obediência. Surgiu esporte de adestramento de cães de guarda, bem como, as entidades promotoras desses eventos como a VDH (Verrein für das Deutsche Hundewesen), ocorrendo um grande desenvolvimento desse esporte e também o surgimento de diversas associações nesse segmento.
O interessante é que uma competição que iniciou basicamente como solução para preservar os “cães policiais” acabou por se transformar em uma “coqueluche” mundial. Isto incitou a inserção de outras raças de cães em tais competições, o que traduz, na atualidade, a possibilidade de praticamente todas as raças poderem competir, seja em uma ou outra especialidade.
Nos anos 70, os treinadores alemães começaram a utilizar conhecimentos de etologia no treinamento de cães de guarda, conseguindo sensíveis progressos. Esse conhecimento levou os treinadores à preocupação com a autoconfiança dos cães que fossem participar de provas de ataque, tornando o adestramento de cães de guarda um esporte.
A Inglaterra levou essas idéias mais além e, com base nos concursos hípicos, Peter Lewis lançou, em 1978, através do seu livro “The Agility Dog International”, uma nova modalidade de adestramento: o Agility, no qual sequer se utilizavam coleiras e guias. O cão teria que realizar um percurso sozinho, sem o menor auxílio do ser humano, como o fazem os cães de circo.
Aqui no Brasil, devido à cultura latino-machista, essa mudança foi lenta, relutante e persistente.

Fonte Sebrae:

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/integra_ideia?rs=Adestramento%20de%20cães&id=EFBA5D440D59A6A98325741A00629160&campo=impNeg

Nenhum comentário: