Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como Abrir uma Empresa de Animação de festa infantil

Animação de festa infantil
Apresentação do Negócio
Antigamente, festinha de aniversário de criança resumia-se a bolo, velinha e brigadeiro. Os doces e enfeites eram feitos em casa mesmo e a festa acontecia no quintal, no salão de festas do prédio ou, dependendo do espaço, na própria sala da casa. Os pais contavam com a ajuda de parentes e vizinhos para a organização do evento, enquanto um amigo mais próximo registrava os principais momentos da festa numa máquina fotográfica amadora.
Hoje em dia, a despretensiosa festinha tornou-se uma superprodução, com direito a efeitos especiais, surpresas e atrações. Aguardado com muita expectativa pelas crianças, o evento geralmente acontece em casas de festas especializadas. A festa pode contar com gelo seco, canhões de luz, flocos de neve, luz néon, cenários fantásticos, mesas giratórias, toalhas iluminadas, bonecos animados, personagens infantis em tamanho natural, brinquedos eletrônicos e até um mini-parque de diversões. A imaginação dos filhos é turbinada pelos delírios dos pais, que não economizam recursos para satisfazer a fantasia dos seus pimpolhos.
Este crescimento fenomenal do setor pode ser explicado pela correria da vida moderna e pela inserção da mulher no mercado de trabalho, que deixaram pouco tempo para papais e mamães organizarem a festinha de aniversário. Além disso, um evento grandioso proporciona uma chance para os pais compensarem a ausência de casa, criando um mundo glamouroso para os filhos.
Porém, aventurar-se no segmento de festas infantis não é brincadeira. O mercado propiciou o surgimento de uma sofisticada indústria com diversos prestadores de serviço, que cuidam desde a produção do convite até o acabamento final da festa. Quanto maior o valor gasto pelo cliente, maior é a cobrança para que tudo corra bem e as crianças se divirtam, os convidados cubram de elogios os anfitriões e o aniversariante – a principal atração da festa – aproveite do início ao fim.
Um evento bem sucedido exige uma sintonia afinada com todos os prestadores de serviço, um atendimento minucioso e uma organização impecável. Os responsáveis pela animação da festa devem seguir um cronograma de atividades ao mesmo tempo planejado e espontâneo, evitando situações e brincadeiras muito artificiais. Tudo isso num ambiente de absoluta imprevisibilidade, com pequenos clientes sujeitos a birras e atitudes impulsivas.
Apesar do desafio e da concorrência no setor, há muito espaço no mercado para empresas de animação competentes. Afinal, as crianças ainda se encantam com palhaços, mágicos, malabaristas, equilibristas, cantores, monitores e profissionais criativos e inovadores. No fundo, a maior satisfação do empreendedor vem da sensação de que seu trabalho contribui para a realização dos sonhos de crianças e papais.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/

Nenhum comentário: