Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como Abrir - Montar um Cybercafé - café para internautas

Apresentação do Negócio
O café ocupa a segunda posição entre as bebidas mais presentes no dia-a-dia do brasileiro. Uma pesquisa realizada com 1.340 pessoas no ano de 2003, pela Interscience, uma empresa de pesquisa de mercado, para a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) constatou que 91% dos pesquisados eram consumidores de café.

“O consumo de café só perde para o de água”, destaca o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz. Ele ressalta que 76% dos entrevistados declararam que pretendiam aumentar o consumo de café nos 12 meses seguintes.

Na opinião de Herszkowicz, que também preside o Conselho do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), há um segmento pequeno, mas crescente, que se interessa por conhecer melhor o café. (Fonte: revista Metrópole, 2004).

Cybercafé é a composição de uma cafeteria com a agregação de serviços da tecnologia da informação. Trata-se de uma proposta que mescla serviços e entretenimento num ambiente sofisticado, agradável e confortável, equipado com computadores conectados à internet.

É um local onde os clientes podem fazer uso dos recursos da internet, conectando-se com o resto do mundo, para encaminhar e receber e-mails, navegar na web, bater um papo nas salas de chat, realizar pesquisas, além de poder produzir textos, planilhas, imprimir seus trabalhos, fazer uso dos computadores com vários softwares instalados, enfim, onde está disponível uma gama de possibilidades para facilitar a vida e, ao mesmo tempo, onde é possível saborear um delicioso cafezinho, ou refrescar-se com um suco ou refrigerante. Tudo o que o cliente quer, concentrado num espaço altamente profissional.

Os “cafés” tornaram-se populares no começo do século 20, em Viena, Paris e Berlim. São lugares projetados para que ali as pessoas encontrem seus amigos, leiam jornais, falem sobre política, futebol e discutam os eventos importantes do dia-a-dia. Essa cultura européia de cafés difundiu-se rapidamente para o Reino Unido, para os Estados Unidos, para o Canadá e para a Austrália.

Esse negócio deu certo também no Brasil e, na última década, começou a expansão dos cybercafés, iniciando-se pelas capitais e grandes cidades e estendendo-se rapidamente para todas as regiões. Com o passar do tempo, os artistas plásticos, escritores, músicos, videomakers e jornalistas começaram a perceber o potencial da computação multimídia, e começaram a partilhar seus trabalhos e exibir suas obras nesses lugares, como espaços alternativos e complementares às galerias e a outros espaços tradicionais.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

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