Como Abrir um Negócio

segunda-feira, outubro 27, 2008

Como Abrir um Escritório de consultoria

Escritório de consultoria
Apresentação do Negócio
Consultoria é um tipo de prestação de serviço, em que um profissional qualificado e conhecedor do assunto oferece ao mercado serviço de consultoria, realizando diagnósticos e elaborando processos com o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. Com as informações levantadas o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.
A Consultoria Empresarial é uma atividade que tem como objetivo básico responder ou atender às necessidades das empresas ou pessoas físicas, quando assim solicitada por meio de aconselhamento ou sugestões de melhorias, embasado em firme e estruturado conhecimento. O consultor trabalha com o conhecimento, com a capacidade de análise a proposição e implantação de soluções para um conjunto de problemas apresentados pelos seus clientes.
Sendo uma prestação de serviço, devemos lembrar que o mesmo é um ato ou desempenho essencialmente intangível, que vai ser oferecido para satisfazer um desejo ou necessidade sem a posse de um bem físico, sendo difícil de medir antes de se comprar, por isso, devemos fazer com que o consumidor perceba os seus serviços como algo que irá contribuir de forma real para a solução de seus problemas, oferecendo-lhe qualidade no serviço prestado.
O Escritório de consultoria atua como um processo interativo de agente de mudanças externo à empresa, assumindo a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da organização nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.
Um escritório de consultoria deverá ser concebido com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir um Escritório de consultoria
Mercado
O mercado para escritório de consultoria apresentou na última década um crescimento bastante expressivo. Esse crescimento se deu em grande parte pela “pouca experiência” do brasileiro em trabalhar com inovações tecnológicas avançadas e também com a necessidade de se encontrar novas formas de gerir melhor sua empresa, sem contudo ter que contratar profissionais com amplos conhecimentos e deixar aqueles colaboradores que estavam na empresa a anos relegados a segundo plano.
No Brasil a grande abertura desse mercado ocorreu no início dos anos 90, fato que culminou com a ascensão da profissão de consultor terceirizado, tornando-se então uma boa opção para aqueles profissionais com amplos conhecimentos em determinada área, de forma a possibilitar tanto a prestação de serviço de consultoria quanto o de qualificar sua equipe interna com outras experiências profissionais.
Segundo alguns autores, vivemos atualmente na Era da Competitividade. Nos dias atuais, em que a atividade econômica está cada vez mais globalizada, é necessário que as empresas e as pessoas concentrem seus esforços num foco de negócio específico que as tornem mais competitivas e com maiores chances de sucesso.
A busca de parcerias, a obtenção de conhecimento e modelos de gestão mais avançados são essenciais para a sobrevivência dos negócios.
Nessa ambiência de ebulição e de competitividade da economia é que a consultoria empresarial recebe uma longa faixa de atenção, prestando serviços diversos com grande abrangência em todos os setores econômicos - indústria, comércio e serviços, tanto nas empresas públicas quanto nos estabelecimentos privados.
A maioria das empresas bem sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e enfrentando ameaças. Identificar e conhecer quem são seus futuros clientes, quais são seus projetos em andamento, orçamento de investimento, áreas de interesse, suas carências e necessidades, assim como, o tempo em que estas demandas se materializarão é essencial o sucesso de seu negócio.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que o consultor sinta em condições de atender com qualidade. você deseja conquistar. Uma visão clara do capital intelectual de sua empresa e uma análise do próprio mercado em que você vai atuar é essencial para sucesso no mercado de consultoria.
Não é um mercado fácil, pois é preciso mais que conhecimento técnico, as empresas estão muito mais críticas e seletivas quanto ao tipo de trabalho que vão contratar.
Existem alguns fatores gerados pelo aumento da demanda de Consultoria que são:
a) Busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia;
b) Necessidade de consolidar vantagem competitiva;
c) Necessidade de questionamento progressivo da realidade da empresa visando um processo de melhoria contínua e sustentada;
d) Proporcionar metodologias, técnicas e processo que determinem a garantia para os executivos das empresas tomarem suas decisões com qualidade.


Escritório de consultoria
Estrutura
O tamanho da estrutura física varia segundo o interesse e expectativa do empreendedor. No entanto alguns espaços devem ser preparados, conforme segue:
1. Recepção: espaço destinado à instalação de todo o aparato de recepção, tanto em termos de atendimento, quanto de espera, devendo ser um espaço muito bem decorado, com sofás e cadeiras especiais, tudo em prol da satisfação do cliente.
2. Sala de trabalho: área em que serão dispostos os computadores e mesas para o desenvolvimento dos serviços relacionados a consultoria propriamente dita, devendo ser montado ilhas de trabalho, facilitando assim o desenvolvimento da atividade principal da empresa.
3. Sala de reunião: espaço destinado à realização de reunião com os clientes, visando direcionar os trabalhos de consultoria a ser proposta junto ao cliente. Esse mesmo espaço deverá ser utilizado para as reuniões de alinhamento dos trabalhos com a equipe interna.


Para instalação dos espaços acima, o ideal é que se inicie com uma área mínima de 80m². Ressalta-se que o empresário deverá dotar os espaços com layout interativo e agradável.
Salienta-se que a presença do empreendedor nesse segmento empresarial é fundamental, pois dará credibilidade a esse novo negócio.
Escritório de consultoria
Exigências legais específicas
O empreendedor de um escritório de consultoria deverá cumprir algumas exigências iniciais, e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c) Antes de iniciar suas atividades comerciais o empreendedor deverá obter o alvará de funcionamento e de licença sanitária.


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

3 comentários:

Unknown disse...

Nada esclarecedor. Sei o que é um consultor. A pergunta é: Como abrir um escritório de consultoria.

Maciel disse...

Pronto colega, segue mais informações, espero que ajude.

Queops disse...

Ólá,
gostei muito da matéria, tirar algumas ideias para colocar em nosso site que trabalhar com consultoria http://www.contabilidadeolimpia.com.br