Como Abrir um Negócio

domingo, outubro 26, 2008

Como abrir uma empresa de Assistência técnica em informática

Apresentação do Negócio
A tecnologia da informação (TI) mudou completamente a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem. O microcomputador, o equipamento básico gerador desta revolução digital, tornou-se o personagem central do salto produtivo das empresas, da redução de custos de comunicação e da transmissão de conteúdos informativos e de entretenimento. Crianças, jovens e adultos passam horas em frente a um computador, desempenhando as atividades mais elementares da vida cotidiana. O número de computadores pessoais em uso no planeta já ultrapassou a marca de 1 bilhão de unidades.
Esse poderoso elo entre as pessoas e o mundo tecnológico não pode parar. É justamente aí que surge uma grande oportunidade de negócios para técnicos e profissionais com formação em TI: assistência técnica em equipamentos de informática. Geralmente, a motivação para entrar neste mercado deriva da capacitação técnica de seu proprietário, adquirida através de cursos regulares ou da experiência profissional.
A paralisação de uma empresa por causa de uma pane em sua rede de computadores pode causar prejuízos incalculáveis, como queda de produtividade, aumento da ociosidade e até perda de clientes. Por essa razão, pessoas e empresas não poupam esforços, nem recursos financeiros, para garantir o bom funcionamento de seus negócios que, hoje em dia, são extremamente dependentes da tecnologia.
Além disso, o mundo digital vive um processo de renovação alucinante. A cada dia, novos softwares são lançados, novos recursos são inventados, novas formas de interatividade são absorvidas e novas necessidades são adquiridas, exigindo a atualização constante dos equipamentos. Para que o usuário não tenha que comprar um novo computador a cada 6 meses, o upgrade de máquinas torna-se a solução mais econômica e rápida para aumentar a capacidade de processamento, de memória e de armazenamento dos computadores. Com uma arquitetura modular, as peças dos computadores podem ser trocadas e adicionadas, gerando um outro nicho de mercado para as empresas de assistência técnica.
Porém, os incentivos governamentais e as isenções tributárias para o setor de informática reduziram o consumo de computadores montados e aumentaram sensivelmente a venda de computadores de marca. A facilidade de aquisição de computadores diretamente dos fabricantes, através da Internet, com pagamento facilitado em várias parcelas, garantia de originalidade das peças, assistência técnica globalizada e inclusão de sofwares e outros serviços, cria novos desafios ao desenvolvimento de pequenas empresas de assistência técnica.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: