Como Abrir um Negócio

terça-feira, abril 19, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Instalação de som e alarmes automotivos

Instalação de som e alarmes automotivos
Apresentação do Negócio
Falar da paixão do brasileiro por carros é desnecessário. Cada vez mais o automóvel torna-se um bem indispensável, principalmente nas grandes cidades. As grandes distâncias, a necessidade de deslocamentos mais rápidos e outros meios de transporte ineficientes são os grandes motivadores da aquisição de um veículo próprio. E mais: as pessoas estão, cada vez mais, passando maior tempo da vida dentro dos seus automóveis, em congestionamentos, viagem ou mesmo indo e voltando do trabalho.
Dentre as exigências básicas de motoristas e passageiros no quesito conforto, certamente tem lugar de destaque o equipamento de som automotivo. A ciência já demonstrou que a música exerce uma poderosa influência na mente, no corpo e no comportamento das pessoas de todas as idades. Proporciona reconhecidos benefícios na saúde humana, revigorando, harmonizando e ampliando todas as funções vitais e extra-sensoriais. Pode eliminar qualquer nível de STRESS, ampliar suas capacidades mentais, auxiliar em processos de cura e melhorar o desempenho afetivo e sexual. Dentre as exigências básicas de motoristas e passageiros no quesito conforto, certamente tem lugar de destaque o equipamento de som automotivo. A procura por esses produtos/serviços atinge indivíduos de idade variada, sendo que este fator não representa uma segmentação de mercado.
Não obstante, os alarmes entram neste mesmo ambiente de mercado, sob o apelo de proteger o investimento feito tanto no veículo como nos acessórios internos, no caso o som.
O empreendedor deve estar atento sempre a uma proposta de valor a ser cumprida junto ao seu cliente. Superar as expectativas do cliente é a principal função desta proposta de valor. Para isso o empreendimento deve ter procedimentos explícitos e normatizados.


Instalação de som e alarmes automotivos
Mercado
"Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados."
 Consumidor
Cerca de 26 milhões de veículos circularam por ruas e estradas brasileiras em 2007, número 6,3% superior ao do ano anterior. A idade média diminuiu um pouco e chegou a nove anos e dois meses, semelhante à média européia e da América do Norte. Esses são dados do Estudo da Frota Circulante Brasileira, realizado pela Comissão de Forecast do Sindipeças.
Dados da frota Nacional de veículos
EstadoMunicípios% da Frota Nacional% da frota capital
SP64533.9611.51
MG85310.522.05
RS4968.331,35
PR3998.242.19
RJ927.73.96
SC2925.260,44
GO2463.41.41
BA4173.001.06
PE1852.510.83
CE1842.281.13
DF11.981.98
ES781.770.27
MT1411.560.38
MS781.450.61
PA1431.140,43
RN1670.950.43
PB2230.890.33
MA2170.820.32
AM620.700.62
RO520.680.18
PI2230.680.37
AL1020.610.34
SE750.590.32
TO1390.460.12
AC220.170.13
RR150.150.14
AP160.700.11
33% da frota está distribuída nas capitais
19 Estados têm cada um em média 3% da frota
2 Estados com 5% da frota
4 Estados com 9% da frota
1 Estado com 10% da frota
Essas são algumas das análises que devem ser levadas em consideração no momento de uma decisão de investimento.
Concorrência
O empreendedor deve visitar os concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
Outro ponto é identificar o grau de rivalidade destes concorrentes que formam a força competitiva. Os pontos que inicialmente devem ser analisados são: lealdade dos consumidores à marca concorrente; grau de concentração dos concorrentes; diferenças significativas de custos entre concorrentes; velocidade de ajuste de preços; capacidade ociosa da concorrência; variações na quantidade e periodicidade de pedidos e taxa de crescimento dos concorrentes.
Neste mercado, devem-se observar produtos/serviços substitutos que podem aumentar este ambiente de concorrência. Produto/serviço substituto seria todo aquele ofertado no mercado que pode suprir a necessidade do consumidor em uma relação de custo/benefício.

Fornecedor
Algumas questões devem ser analisadas e investigadas a fim de determinar o grau de rivalidade deste mercado fornecedor, são elas:
• Em que grau, fornecedores individuais têm poder de negociar preços do insumo com uma empresa típica do setor de serviços de instalações automotivas?
• O segmento dos fornecedores é mais concentrado do que o segmento comprador?
• As empresas do segmento comprador adquirem baixo volume em relação a outros compradores do segmento fornecedor?
• Os fornecedores podem discriminar preços entre compradores específicos de acordo com a habilidade/disposição para pagar pelo insumo?
Após investigar e analisar estas questões, o empreendedor estará apto a um melhor posicionamento neste mercado.

Instalação de som e alarmes automotivos
Estrutura
Para uma estrutura mínima de venda, estima-se ser necessária uma área de 50 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio, como pro exemplo a utilização de vagas no estacionamento para execução dos serviços. Os ambientes devem ser divididos em área para técnicos, gerência administrativa e financeira, banheiro, sala de espera e estoques. O ambiente deve fazer a escolha do tamanho da área, dependendo da capacidade de serviços simultâneos a ser instalada.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado sem caixas empilhadas e mercadorias amontoadas. A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência, durabilidade e de fácil manutenção.
Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Cores claras facilitam a iluminação e proporcionam um ambiente mais limpo e agradável. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes, que economizam energia e proporcionam boa iluminação.

Instalação de som e alarmes automotivos
Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Para a estrutura anteriormente sugerida, a empresa de instalação de som e alarmes exige a seguinte equipe:
• Gerente: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado. Deve conhecer em profundidade o perfil dos clientes para definir o que comprar e quanto a pagar pelas peças usadas. Pode ser o proprietário.
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos a serem instalados;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimento após a compra.
• Técnico: responsável pela execução do serviço. Este deve estar treinado e capaz de executar as tarefas de Instalação de som e alarmes em diferentes tipos de veículos.
Os dois primeiros cargos podem ser executados, inicialmente pela mesma pessoa a fim de reduzir custos.
No caso do cargo técnico deve-se procurar uma pessoa com aptidão física que seja capaz de executar todo o serviço. Deve-se considerar o prazo de capacitação técnica de um profissional destes para que a empresa esteja apta a substituí-lo, eventualmente, de maneira a não impactar as vendas.

Os treinamentos BÁSICOS necessários às atividades instalação de som e alarmes são:
- Acessórios - relés, sistemas de segurança e conforto, travas elétricas, tipos de travas elétricas, tipos de motores e centralina;
- Alarmes – automotivos em geral, alarme por controle remoto, tipos de bloqueios de ignição, dicas e recomendações aos instaladores de alarmes;
- Áudio - som, propriedades físicas, produção, propagação, onda, estacionária, quadrada, divisores de freqüência, passivos, ativos, capacitores, associações, impedância e sistema de ligações;
- Instalação - primeiros passos, instalação de alto falante, polaridade, instalação de aparelhos (unidade principal) e dicas ao instalador;
- Sistema de áudio - unidade principal e amplificadores;
- Sistema de caixas acústicas - tipos de caixas, técnicas de construção, materiais, ferramentas, duto e formula de cálculo geométrico;
- Sistema elétrico - alternadores, bateria, terminais, cabos, interferência e ruídos;
- Vidros elétricos em geral – tipos de vidros elétricos (simples, inteligente, antivácuo e anti-esmagante) e módulos para vidros elétricos (simples, inteligente e antivácuo sensorizados).
Os treinamentos AVANÇADOS necessários as atividades instalação de som e alarmes são:
- Áudio – som, como captamos o som, faixa auditiva, sensibilidade auditiva, produção, propagação, velocidade do som, qualidade do som, propriedades físicas do som (freqüência, timbre, intensidade, reflexão, absorção, refração, difração, reverberação, oitava e harmônica);
- Como se relacionar com as pessoas: são abordadas questões de boa conduta, civilidade e cordialidade, visando a um bom relacionamento interpessoal com nossos clientes, bem como com seus colaboradores;
- Divisores de freqüência – Passivos, bobinas, capacitores, associação de capacitores, formulas para calculo de capacitores e bobinas em divisores de freqüência passivos de (- 6 db, - 12 db e - 18 db), formula para calculo de isolação do capacitor e tabelas de corte.
- Impedância – tipos de impedância, sistema de ligações, fórmula para cálculo e exemplos práticos.
- Ondas - período, ciclo, amplitude, estacionaria, quadrada e comprimento de onda;
- Ressonância – freqüência de ressonância;
- Sistema de Áudio – unidade principal, equalizadores, dsp, crossoveres, amplificadores, tipos de amplificadores, regulagem de amplificadores, fórmula para cálculo de potência, fórmula para cálculo de consumo, exemplos práticos, alto falante, parâmetros Thiele-Small, resposta de freqüência e tipos de alto falantes.
- Sistema de Trio Elétrico – trio elétrico de qualidade, explicação de cortes específicos para trio elétrico de rua e de competição, spl de cornetas, tipos de drivers, tipos de cornetas e alinhamento. Laboratório – sistema de rta, tipos de rta, funcionamento do rta e suas aplicações, frequêncímetro, gerador de áudio e osciloscópio.
- Sistema Elétrico – alternador, baterias, elementos, vasos auxiliares, terminais, cabos, tabela de aplicação, tabela de cabos de alimentação, interferências e ruídos.
Ativos, tipos de ativos (uma via, duas vias, três vias, quatro vias e etc).
- Sistema Acústico – acústica, isolação acústica, materiais utilizados para o tratamento acústico e forma de aplicação.
- Sistema de Caixa Acústica – caixas acústica, alinhamento, parâmetros, tipos de caixas, técnicas de construção, materiais e ferramentas, tipos de duto, fórmula para cálculo da litragem do alto falante e fórmula para cálculo geométrico da caixa.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com o cliente e à indicação de novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os produtos da loja;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.

Instalação de som e alarmes automotivos
Equipamentos
Os carros vêm se desenvolvendo tecnologicamente e se tornando cada vez mais eletrônicos e computadorizados e cada vez menos analógicos. Uma perfeita instalação de som e alarmes requer muitos equipamentos e tecnologia avançada. As ferramentas básicas a serem adquiridas são:
• Alicate de corte de fios;
• Caixa Kit de ferramentas completa;
• Ferro de solda;
• Frequencímetro;
• Furadeira;
• Multímetro;
• Osciloscópio;
• Parafusedeira;
• Serra circular;
• Serra tico-tico;
• Trena.
Dependendo da exigência do mercado a que se está inserido e dos serviços adicionais ao de instalação de som e alarmes que se queira agregar, equipamentos mais sofisticados deverão ser levados em consideração.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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