Como Abrir um Negócio

segunda-feira, abril 04, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de capachos

Fábrica de capachos
Apresentação do Negócio
Toda empresa, prédio, condomínio, hotel, residência que se preze, se preocupa e muito em manter a sujeira fora de seu ambiente. Primeiro para cuidar da higiene dos ambientes e em segundo lugar e não mais importante, a preocupação com a conservação dos pisos cerâmicos ou carpetes.
Ao pensar na conservação, está se pensando também em economia de gastos, pois quanto mais se suja, mais se gasta com material e pessoal para limpar. Se o piso desgastar mais rápido com a sujeira ocorrerá gastos com a substituição do material, ocorrendo mais despesas.
Em face do relatado acima, podemos identificar a importância da presença do capacho nas entradas principais acima descritas. Segundo o manual de conservação da Loja Atec Design, o uso de capachos diminuirá consideravelmente seus custos com manutenção. Elas seguram a sujeira, fazendo com que seja mais fácil mantê-la do lado de fora, o que é mais barato do que removê-la.
Este é o perfil do negócio de uma fabrica de capachos. Existe um amplo espaço a ser trabalhado, apesar de existir empresas neste mercado há mais de 42 anos de existência é o caso da empresa Capachos Guimarães, que comercializa exclusivamente os capachos de sisal e fibra de côco.
Atualmente o maior volume da comercialização dos capachos é em outro material, o vinil. Em virtude da facilidade na confecção e a matéria prima. Infelizmente para a natureza, visto que o capacho de fibra é ecologicamente correto.
Em se falando de apresentação, beleza, divulgação da imagem da empresa e a manutenção do mesmo, o vinil é o preferido.

Fábrica de capachos
Mercado
O capacho além de enfeitar as entradas de casas, apartamentos e prédios tem a importante função de manter a limpeza dos ambientes onde se encontram.
Nos dias de hoje, os maiores volumes de vendas de capachos estão focados nos condomínios de edifícios. Segundo Jakson Resende Monteiro, executivo de vendas da 3M, os capachos são úteis principalmente para segurar a sujeira externa que entra no edifício. Além de compor o ambiente e identificar, com logotipo, nome ou qualquer outro símbolo, a empresa ou condomínio.
Atualmente, a maioria dos capachos é feito em vinil. O material é de fibra sintética, mais maleável do que o produzido com fibra de coco, mais antigo e com seu mercado desaquecido. Apesar de ser de fibra natural e possuir um apelo ecológico, o capacho feito com fibra de coco, além de não permitir a pintura de boa qualidade, não pode ser lavado com freqüência, visto que a secagem é demorada e muitas vezes incompleta e, com o passar do tempo, a sujeira acumulada acaba por suplantar a função que ele deveria cumprir.
Um ponto importante a destacar é a relatar que o capacho de vinil leva a redução de gastos. Segundo Jakson Resende, apesar do vinil não ser um artigo barato ele garante que a relação custo/benefício é vantajosa para o cliente, por causa da economia que o condomínio acaba tendo nas despesas condominiais. "Você reduz custos com mão-de-obra, material de limpeza e desgaste do piso. Costumo dizer que o tapete / capacho é um funcionário de limpeza que está lá todo dia e não cobra hora extra", diz, divertido. Marcos Pereira, diretor da empresa Rei dos Capachos também destaca a função econômica dos tapetes / capachos. "Quanto maior a durabilidade do tapete, menos gasto o síndico vai ter com material de limpeza", argumenta.
Para as empresas, ter os condomínios como clientes também gera um bom lucro. Luiz Eustáquio Teixeira Bahia, proprietário da Minas Capachos afirma que é agradável lidar com síndicos, visto que a demanda é grande e o pagamento, garantido. "Este é um bom mercado. Não temos inadimplência e fechamos bons negócios", conta ele.

Fábrica de capachos
Matéria Prima / Mercadoria
As matérias primas a serem utilizadas em uma fábrica de capachos poderão ser as seguintes:
  • Fibra de coco
  • Fibra de sisal
  • Vinil
A utilização destas dependerá da linha de produtos a ser definida pelo empreendedor.

Fábrica de capachos
Estrutura
O tamanho das estruturas da empresa vai depender do volume do investimento no projeto.  Independente do tamanho da estrutura esta deverá contemplar os seguintes espaços:
  • Um local para recepção dos clientes com um show room para expor a linha de capachos que produzem.
  • Uma sala para escritório.
  • Um espaço para recepção da matéria prima e expedição dos produtos / capachos manufaturados..
  • Um espaço para o depósito da matéria prima.
  • Um local para sanitários para funcionários e clientes.
  • Uma área destinada a produção dos capachos. Neste local, a iluminação deverá ser bem distribuída e mais clara possível, para não comprometer a elaboração dos capachos.
    Nesta área deverá ter espaço para acondicionar mesas de trabalho, maquinas de corte de vinil, impressoras plotter, etc.
     
    Fábrica de capachos
    Equipamentos
    Os equipamentos para montar uma fabricação de capachos são:
    • Computadores
    • Máquina de cortar tapetes
    • Impressora Plotter
    • Impressora Desk Jet
    • Bancada de cortes
    • Compressor de ar para pintura de capachos fibra a revolver.
    Fornecedor:
    MÁQUINA DE CORTE PARA TAPETES
    Rua 1º de Março, 2349
    CEP 93320-010
    Novo Hamburgo/RS - Brasil
    Para falar conosco:
    Tel: 51-9883-0767 (A/C Ronaldo)
    TeleFax: 51-3587.1433 / 3587.1231
    Email: ronaldo@kehl.com.br
    Ronaldo Lumertz 51.9883-0767
    Disponível em: http://www.globalsinos.com.br/kehl/index.htm
    Acesso em: 17 mar. 2010
     
    Como Abrir - Montar uma Fábrica de capachos
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: