Como Abrir um Negócio

quarta-feira, abril 13, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de sacos de papel

Fábrica de sacos de papel
Apresentação do Negócio
A prática de acondicionar produtos é tão importante quanto a sua produção. Essa é uma preocupação, bastante antiga, que levou o ser humano a desenvolver formas de acomodar os produtos para que tivessem sua validade ampliada e também pudessem ser transportados com mais facilidade.

Nesse contexto surgiram as embalagens, que foram assimilando os mais diversos materiais, adequados aos produtos a serem embalados.

Dentre as embalagens destacam-se as de papel e mais especificamente os sacos de papel, bastante indicados para determinados tipos de alimentos e outros produtos, como por exemplo, farinhas em geral, alguns tipos de grãos, doces e produtos de panificação. Também muito usado para embalar remédios, cimento e carvão.

Além de seu objetivo principal de acondicionamento, os sacos de papel podem ser utilizados como forma de divulgação, fazendo função similar a dos panfletos.

A questão ambiental pode ser considerada uma vantagem interessante dos sacos de papel em relação a outras matérias primas para embalagem, pois sua degradação é mais rápida. Também vale ressaltar que pode-se usar papel reciclado como matéria prima para fabricação de sacos de papel e que os sacos de papel também podem ser reciclados após o seu uso; seja para novamente fabricar papel, seja para produzir outros produtos a partir de papel reciclado.

A fabricação de sacos de papel indica ser uma boa oportunidade de negócio. Porém, como em qualquer negócio é preciso que o empresário se dedique em difundir seu produto e ressaltar suas vantagens, bem como desenvolva ou potencialize as competências de gestão de um pequeno negócio.

A Fábrica de Sacos de Papel pode ampliar sua produção de acordo com novas demandas e pode também oferecer produtos diferenciados, como sacolas de papel, bobinas de papel (que são também matéria-prima para fabricar sacos de papel), caixas de papel, entre outros.

Fábrica de sacos de papel
Mercado
Para entender o mercado de Fábrica de Sacos de Papel é preciso situá-lo como parte do mercado de embalagens.
      Ao analisar os produtos oferecidos no mercado, a grande maioria é acondicionada em embalagens. Portanto, esse é um mercado bastante amplo e também diversificado, pois cada produto tem especificidades e necessitam ser embalados com diferentes materiais.
      Apesar do mercado de sacos de papel ser bastante concorrido, especialmente porque este produto concorre com outros tipos de embalagens, como por exemplo, embalagens de material plástico, couro e tecido, é possível aproveitar as suas especificidades e desenvolver um negócio  bastante rentável. Um dado importante e animador sobre este mercado é que, de acordo com a Fundação Getulio Vargas - FGV–RJ, que fez um estudo solicitado pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), a indústria de embalagens faturou R$ 32 bilhões em 2007, representando cerca de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional do ano. As embalagens de papel, que englobam os sacos de papel, representam 7% desse faturamento.
      Os sacos de papel podem ser utilizados em diversos tipos de negócios, como por exemplo, supermercado, padaria, farmácia, loja de presentes e em quase todos os produtos vendidos a varejo. Como já foi dito, a utilização de sacos de papel pode substituir as embalagens de material plástico que agridem a natureza quando não são devidamente reciclados. Portanto, um bom argumento para que se opte pelo uso de sacos de papel é que estes são 100% biodegradáveis e recicláveis.
      Mesmo com a ampla utilização deste produto, atualmente pode-se dizer que, para quase todos os segmentos, o mercado é concorrido, porém sempre é possível buscar diferenciais, minimizar ameaças (possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio) e potencializar oportunidades (possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar uma empresa) buscando a consolidação de um novo empreendimento.
     
      É essencial que o empresário fique atento aos fatores externos para identificar ameaças e desenvolver atividades que possam diminuí-las ou convertê-las em oportunidades.
     
      Para identificar ameaças e oportunidades é importante ficar atento às mudanças na economia, aos sinais do mercado, as novas tendências dos consumidores, ao mercado concorrente, e ao mercado fornecedor. Por exemplo, se uma matéria prima for extinta, estiver escassa ou com má qualidade, pode alterar o custo e a qualidade do produto. Também é importante o empresário deste ramo participar de eventos que podem trazer informações importantes para manutenção e crescimento de seu empreendimento.
     
      Como ameaças às Fábricas de Sacos de Papel pode-se citar:
      > crises econômicas – que podem afetar todos os setores da economia, mas que no caso específico das Fábricas de Sacos de Papel, os clientes podem usar como estratégia de redução de custos em seus negócios a diminuição de despesas com embalagens.
       >  Concorrência – o mercado concorrente pode oferecer vantagens que podem conquistar seus atuais clientes, como por exemplo, serviços diferenciados de entrega.
       > Novos produtos de outros materiais ou novas formas de acondicionamento dos produtos – podem ser oferecidos produtos, que em princípio não seriam concorrentes diretos, mas que podem substituir os sacos de papel. Em alguns países como, por exemplo, Canadá e França muitos supermercados e lojas não usam mais embalar os produtos. O cliente coloca o produto comprado em sacola ou carrinho portátil próprio. Uma curiosidade é que nesses países está cada vez mais freqüente o hábito de presentear sem que o produto esteja em embalagens específicas para este fim. Mas em contra-partida as lojas que oferecem sacos de papel para embalagem estão cada vez mais criativas.
     
      Como oportunidades à Fábrica de Sacos de Papel pode-se citar:
      > Desenvolvimento da consciência ambiental e sustentável –preferência por produtos que tenham  menos impacto ambiental negativo.
      > Uso de papel reciclado em sua produção, contribuindo com a preservação ambiental. O que representa consciência social da empresa com o assunto, reciclagem e economia de custos.
      > Possibilidade de reciclagem, como é o caso dos sacos de papel, que podem ser produzidos a partir de papel reciclado e futuramente podem também ser reciclados com mais facilidade do que sacos e sacolas de outros materiais.
      > Durante algum tempo, levantou-se a possibilidade dos sacos e sacolas de plástico substituírem os sacos de papel. Porém, com o aumento da consciência ecológica, cada vez mais comerciantes estão buscando os sacos de papel, que são degradáveis e menos poluentes.
     > Datas comemorativas – podem ser apresentadas opções de sacos para utilização em datas comemorativas.

Fábrica de sacos de papel
Estrutura
A estrutura de uma Fábrica de Sacos de Papel é formada por um amplo espaço físico que acomodará a matéria-prima (bobinas de papel), os equipamentos necessários para o processo produtivo e local para embalar e a estocar dos produtos prontos, caso não sejam enviados para entrega imediata. Também é importante montar um escritório, que pode localizar-se em uma sala na própria estrutura da fábrica ou em outro local a critério do empresário.
      É preciso especial atenção para as normas de segurança quanto ao posicionamento e/ou armazenamento de materiais perigosos. Neste tipo de negócio são utilizados materiais que apresentam risco de incêndio, produtos químicos (usados na produção das tinturas e manufatura do papel), bem como máquinas que precisam de atenção e capacitação adequada para seu manuseio, além de uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas, máscaras e protetores de ouvido por causa do barulho das máquinas. É preciso consultar a Norma Regulamentadora nº. 05 do Ministério do Trabalho que indica as providências necessárias na área de Segurança do Trabalho.
     
 É importante considerar a qualidade das instalações, de maneira a garantir a produtividade e também a comodidade dos trabalhadores e clientes quando for o caso.
      Por ser uma fábrica, o mais adequado é que se pense em atender os clientes em suas respectivas empresas, porém é preciso garantir-lhes um bom atendimento caso decidam se dirigir até a fábrica. Sendo assim, deve-se pensar também num espaço para recebê-los. Pode ser no próprio escritório, mas que ofereça comodidade, facilidade de acesso a portadores de necessidades especiais, atendimento com atenção especial para crianças, gestantes e os idosos que por ventura, comparecem à fabrica de papel.
      Não existem normas técnicas e exigências legais que incluam área média, descrição dos diferentes espaços necessários e específicos para o funcionamento de uma Fábrica de Sacos de Papel.

Fábrica de sacos de papel
Equipamentos
A estrutura básica para montar a Fábrica de Sacos de Papel deve contar com:
> Um escritório com mesas, cadeiras, telefones, aparelhos de fax, computadores com acesso a internet e arquivos.
> Estrutura de produção:
o Máquinas automáticas para fabricação de sacos de papel. Os modelos das máquinas dependerão dos tamanhos, modelos e formatos dos sacos de papel a serem produzidos; Como exemplos pode-se citar: Máquina para sacos de papel tipo matadora, modelos MT-1 para sacos de 250gramas até 5kg, MT-2 para sacos de ½ a 15kg, com impressão em 02 cores ou 03 cores; Máquina para sacos de papel tipo SOS, com impressão em 03 cores para sacos de papel modelos 020,030.
o Prensas para comprimir os sacos de papel fabricados facilitando seu acondicionamento e distribuição;
      As máquinas podem ser automáticas, mas precisam de pessoal treinado para operá-las. Por isso é necessário que haja treinamento constante dos funcionários para que estejam sempre atualizados com os novos procedimentos de proteção e cuidado com os equipamentos.
     
      Para a distribuição do produto é necessário um meio de transporte adequado, como carros, caminhões ou caminhonetas. Que pode ser próprio ou terceirizado e ainda como opção de negociação pode-se oferecer desconto caso o cliente prefira retirar o produto na fábrica.  O empresário não precisa necessariamente de um meio de locomoção próprio, pois a atividade de distribuição pode ser terceirizada ou ainda pode ser oferecido desconto caso o cliente prefira retirar o produto na fábrica.

Fábrica de sacos de papel
Pessoal
É possível iniciar as atividades da Fábrica de Sacos de Papel com um número reduzido de funcionários. Este procedimento é o mais indicado quando o empreendedor dispõe de valores reduzidos para investimento inicial. À medida que o negócio for prosperando, poderá contratar novos funcionários.
     
      Para os empresários que pretendem iniciar uma Fábrica de Sacos de Papel com baixo investimento inicial, uma alternativa é começar com máquinas usadas, mas que estejam vistoriadas para garantir o bom funcionamento. Nesse caso, para uma produção diária de 25 mil sacos de papel é necessário contar com:
> Dois operadores. Não é possível contar com apenas um, por que, caso esse operador falte, a produção será paralisada. Para melhor aproveitamento produtivo desses dois operadores pode-se colocá-los em turnos diferentes de trabalho;
> Uma pessoa responsável pela parte comercial (que pode ser o próprio empresário);
> Um atendente; e
> Um encarregado pela entrega, caso o empresário opte por ser responsável por esta atividade. Existe a alternativa de terceirizar a entrega.
     
      É importante que os funcionários estejam capacitados adequadamente para suas funções.
     
 Os operadores de máquina devem ter experiência na atividade e serem preparados para evitar desperdícios e acidentes. Estes operadores devem ser capacitados pelo SENAI, por escolas técnicas ou pelos próprios fornecedores de grandes indústrias de máquinas para fabricar sacos de papel. 
      A pessoa responsável pela área de vendas deve ter experiência em vendas, ou realizar capacitações que o ajudem a desenvolver melhor a função. O dono do empreendimento também precisa estar preparado adequadamente para gerenciar a Fábrica de Sacos de Papel. Caso seja observada a necessidade de capacitação, pode-se recorrer ao SEBRAE que possui diversas soluções educacionais voltadas para a realidade do empresário de micro e pequenas empresas.
     
      Para a função de atendente também é preciso estar devidamente preparado, pois atender com qualidade é um diferencial importante para conquistar clientes.
     
      É importante que o dono da Fábrica de Sacos de Papel verifique se no estado onde abrirá a empresa existe sindicato ao qual deve estar associado. É importante manter um bom canal de comunicação para ficar atualizado sobre as questões pertinentes ao empreendimento. Como sugestão de contato, indica-se o SIAPAPECO – Sindicato das Indústrias de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça no Estado de São Paulo.
     
      Ao lidar com pessoas é essencial investir em ações motivadoras do trabalho. Isto evita a alta rotatividade de pessoas e incentiva a retenção dos empregados. Essa iniciativa garantirá vários benefícios ao empreendedor, pois contará com um profissional que já conhece a instituição, evitará treinamentos com novos funcionários, além de garantir a satisfação de seus colaboradores.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: