Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de bolsas em couro e acessórios

Fábrica de bolsas em couro e acessórios
Apresentação do Negócio
Surge uma nova era no mercado de Bolsas e acessórios em couro, com a chegada de um ícone, que é a mulher independente e emancipada, atuante no mercado e disputando salários com o público masculino. Com todos estes atributos, esta consumidora em potencial chega ao mercado à procura de produtos que a satisfaçam, dentro de vários segmentos que unem qualidade, beleza, versatilidade e, acima de tudo, que seja um produto de moda. Para atender a este mercado deve-se estar atento e preparado para suprir estes consumidores com produtos que reúnam tais características. É preciso interpretar este acontecimento como uma nova maneira de enriquecer o produto dentro de um segmento lógico de tendência de moda e de mercado.
As bolsas, mais do que um adorno, são uma espécie de complemento do corpo. Incentivada pela evolução tecnológica e de consumo, a produção no segmento aumenta a olhos vistos, acompanhada das inovações em formas, materiais, cores e tamanhos. Os resultados atraem as sempre vaidosas mulheres e, de maneira crescente, os homens e as crianças.
O couro é considerado o material mais nobre para a confecção de cinto, carteira, bolsa, maleta, pasta e marroquinaria. Entretanto, além de ser de custo alto, a tendência da moda e as exigências práticas da vida concorreram para o desenvolvimento tecnológico na área de outros materiais de mais fácil acesso e aquisição. Assim, ampliou-se consideravelmente o mercado de materiais diversos: sintéticos e naturais, adequados a cinto, carteira, bolsa, maleta, pasta e marroquinaria. Também alcançou grande projeção no mercado o couro sintético, misto de couro, resinas e outros produtos.De qualquer forma, o couro não perdeu sua posição de material nobre sendo requisitado para a confecção de cinto, carteira, maleta, pasta e marroquinaria no mundo inteiro.
Depois de curtido, o couro é usado na fabricação de calçados, bolsas, carteiras, cintos, malas, chapéus, revestimento de móveis, etc. O couro bovino é o mais empregado. Entretanto, tem crescido a procura de couros suíno, caprino, ovinos e de outras espécies de animais como o jacaré, cobra e atualmente, de rã e peixe. O couro bovino compõe-se duas partes importantes: a flor e a carnal. A flor é a parte externa do couro que, antes do uso, é submetida a tratamentos especiais. A parte carnal é a parte interna, fibrosa. Às vezes recebe tratamento para substituir a flor. O couro é considerado de boa qualidade quando apresenta fibras consistentes, elasticidade, boa aparência e facilidade de manipulação.
A produção de bolsas e de acessórios em couro é um processo muito artesanal, envolve correria diária e muita organização. O Couro, como um produto nobre, destina-se a um público consumidor de renda elevada. É por isso que, no Brasil, ele é considerado produto com mercado relativamente limitado. No exterior, existe boa demanda o que proporciona condições favoráveis à exportação, porém, as exigências desse mercado também são maiores.

Fábrica de bolsas em couro e acessórios
Mercado
O complexo industrial emprega cerca de 50 mil pessoas, movimenta um PIB estimado em US$ 3,5 bilhões, exportou US$ 1,8 bi em 2008, contribuindo em 7% para o saldo da balança comercial brasileira. Já a cadeia produtiva do couro que abrange os setores de curtumes, calçados, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e couros, artefatos e artigos de viagem em couro, reúne 10 mil indústrias, gera mais de 500 mil pessoas e movimenta receita superior a US$ 21 bilhões de dólares por ano. É fato que o mercado de bolsas brasileiro vem se expandindo nos últimos anos. (Fonte: MDIC/CICB).
Os principais destinos do produto nacional foram a China e Hong Kong, ambos com US$ 373,78 milhões (36,35% de participação); Itália, com US$ 232,51 milhões (22,61% de participação); Estados Unidos, US$ 89,35 milhões (8,7%), Vietnã, com US$ 38,23 milhões (3,72%), México, US$ 34,7 milhões (3,37%), Indonésia, US$ 26,77 milhões (2,6%) e Alemanha, com US$ 25,34 milhões (2,47%).
Até pouco tempo, a fabricação restringia-se a empresas focadas no ramo. Hoje, quem produz sapatos e roupas também faz bolsas. Da mesma forma, pequenas fábricas e ateliês de costura estão se voltando ao segmento, sem falar na presença crescente dos produtos chineses. Sabe-se que 82% do mercado de bolsas, malas, carteiras e acessórios de couro estão no Sul e Sudeste. A concorrência é grande, mas sempre se sobressai quem valoriza bom gosto, moda e, acima de tudo, qualidade.
O mercado de bolsas infantis ganhou a atenção e a simpatia da garotada e também se expande a cada ano. As crianças querem imitar o mundo dos adultos e levam para seus guarda-roupas exemplares que, muitas vezes, são cópias fiéis dos utilizados pelos pais.
Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
Em relação a  concorrência,  a invasão predatória das bolsas chinesas, geralmente feitas de materiais sintéticos, e que são vendidas nas calçadas de várias cidades do País, preocupa muito o empresário. O que se detecta é que a procura por produtos feitos com materiais sintéticos está aumentando, devido ao alto custo do couro. Aí entram os produtos chineses, que ameaçam o setor produtivo.
Já no mercado fornecedor, algumas questões devem ser analisadas e investigadas a fim de determinar o grau de rivalidade deste mercado , são elas:
• Em que grau, fornecedores individuais têm poder de negociar preços do insumo com uma empresa típica do setor produtor?
• O segmento dos fornecedores é mais concentrado do que o segmento comprador?
• As empresas do segmento comprador adquirem baixo volume em relação a outros compradores do segmento fornecedor?
• Os fornecedores podem discriminar preços entre compradores específicos de acordo com a habilidade/disposição para pagar pelo insumo?
Após investigar e analisar todas as questões do mercado, dividindo entre consumidores, concorrentes e fornecedores, o empreendedor estará apto a um melhor posicionamento neste mercado.

Fábrica de bolsas em couro e acessórios
Equipamentos
A produção deverá ser equipada com mesas, cadeiras, armários para guardar insumos para produção de bolsas e acessórios em couro.
Alguns equipamentos necessários à produção:
Quant.   Descrição
1  Balancim Hidráulico
1  Balancim Mecânico
1   Máquina de cortar tira com mesa, navalha e motor
1   Maquina de virar tira
1  Lixadeira horizontal
1   Lixadeira Vertical
1   Canhão de vapor - TIRAR RUGAS
1   Facão para cortar papel de modelo
1  Estufa
1  Cabide de pintura com motor
1   Bebedouro
1   Compressor
1   Escova
1  Máquina manual de pregar arrebite
1  Máquina industrial para couro ziguezague
1  Máquinas de coluna para couro
1   Máquina de transporte Duplo de coluna
1   Máquina de costura
Para o bom funcionamento das máquinas é recomendável a manutenção dos equipamentos. A forma mais indicada de manutenção dos equipamentos é a forma preventiva, com recomendações e instruções de manuseio correto dos equipamentos e utensílios aos funcionários.
Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos, podendo assim, realizar a análise de custo-benefício para a aquisição dos equipamentos (se novos ou usados) e planejar a reposição.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

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