Como Abrir um Negócio

terça-feira, abril 19, 2011

Como Abrir - Montar uma Indústria e comércio de brita

Indústria e comércio de brita
Apresentação do Negócio
Trata-se de um processo industrial de extração mineral, na qual ocorre a extração da rocha bruta que é transformada em pedras britadas. Esse processo acontece  quando há “quebra” da rocha bruta em fragmentos menores, denominados de brita.
A brita é utilizada para fazer concreto, pavimentação de ruas e rodovias antes de colocar o asfalto, sendo assim um dos insumos para a construção civil.
Este documento não substitui um plano de negócio.

Indústria e comércio de brita
Mercado
O mercado para o segmento de britas é bastante promissor e com crescimento contínuo. Especialmente nesse momento de expansão da área de construção civil.
Assim o mercado oferece uma boa perspectiva comercial. No entanto, deve-se atentar para  uma enorme concorrência de grandes grupos empresariais, tanto na extração quanto na comercialização direta.
Diante disto, ressalta-se que o mercado de britas apresenta boas possibilidades para receber novos empreendedores, mas não permite amadores e aventureiros. O nível de exigência de regularização de uma pedreira é bem alto, pois depende de autorização de órgãos oficiais em nível federal, estadual e municipal.

Indústria e comércio de brita
Estrutura
O tamanho da estrutura varia segundo a expectativa de produção, segundo estudos geológicos da pedreira, bem como a capacidade de vendas da loja de varejo. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseada na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial.
a) Indústria
a. Produção: nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na fragmentação da rocha bruta. Deve-se atentar que a localização dessa área deverá ocorrer junto a mina de extração da rocha bruta, bem como deverá ser disponibilizado espaço físico para a estocagem da brita bruta para comercialização.
b. Administração: junto à produção, ou o mais próximo possível deverá instalado
b) Loja comercial: nesse espaço deverá ser disponibilizada a brita em condição de comercialização. Será necessária a instalação de um pequeno escritório para o atendimento dos clientes e das ligações telefônicasdestinadas à venda de brita.

Indústria e comércio de brita
Pessoal
O quadro pessoal varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Pode-se iniciar as atividades operacionais com um número entre 8 a 13 funcionários:
Área da Indústria
• Uma pessoa para trabalhar no escritório administrativo, bem como atendimento de telefones;
• De quatro a oito pessoas que irão trabalhar na extração, transporte da rocha até a base da máquina de fragmentação de rocha, operação da máquina fragmentadora e recolhimento da brita (rocha fragmentada) para estocagem e carregamento de caminhões para transporte até a área de vendas ou cliente final.
• Atenção: a extração da rocha bruta ocorre mediante explosão da pedreira com o uso de dinamite. Desta forma é necessário um profissional especializado e com autorização/liberação pelos órgãos fiscalizadores dessa atividade. A autorização para o exercício dessa atividade é feita pelo Exército Brasileiro.
Loja para vendas
• Uma pessoa para escritório de vendas, que atenderá as ligações telefônicas bem como efetuará as vendas;
• Duas pessoas para carregar os caminhões de brita vendidos e respectiva entrega ao cliente final.
O empreendedor deverá estar presente em tempo integral na empresa, principalmente nas atividades ligadas à gestão da empresa.

Indústria e comércio de brita
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de indústria e comércio de britas, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Área de Produção/Indústria
1. Alimentador vibratório
2. Britador de mandíbulas (primário)
3. Calha vibratória
4. Peneira vibratória
5. Rebritador de Mandíbula (secundário)
6. Tranportadores de correia
7. Perfuratriz para fogacho
8. Perfuratriz para rocha
9. Pás Carregadeiras
10. Moinhos
11. Peneiras ou grelhas vibratórias
12. Lavadores de rosca
13. Lavadores de cascalho
14. Caminhão.
Área Administrativa e Vendas
1. Mesas para escritório
2. Cadeiras
3. Arquivo de aço
4. Máquina de calcular
5. Microcomputador
6. Impressora
7. Telefone
8. Fax.
A parte tecnológica é um item importante para qualquer segmento e não é diferente para uma indústria de britas.
Assim havendo possibilidade, o empreendedor deverá dotar sua empresa de todo o processo tecnológico disponível; principalmente no que se refere ao controle da capacidade extrativa da pedreira.
Assim os estudos geológicos deverão ser procedidos e devidamente armazenados em software adequado para mensurar otempo estimado que a pedreira se exaurirá.
Será necessário e obrigatório que seja feito investimentos em equipamentos de EPI – Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários que estejam envolvidos no processo produtivo da indústria de brita ou que de alguma forma e necessidade, tenham acesso à área de produção, tais como botinas especiais, abafador de ruídos, protetores auriculares, luvas especiais, óculos de proteção, dentre outros.

Indústria e comércio de brita
Matéria Prima / Mercadoria
A principal matéria-prima de uma indústria de britas é a rocha bruta, da qual extrai-se o produto para comercialização que é a brita.
A brita possui diferentes classificações, partindo de seu tamanho e uso, tais como:
• BRITA 00 – Pedra britada com granulometria variando entre 4,80mm e 9,53mm (3/16” e 3/8”), utilizada pela indústria de construção civil.
• BRITA 01 – Pedra britada com granulometria variando entre 9,53mm e 12,70mm (3/8” e 1/2”), também utilizada pela indústria de construção civil.
• BRITA 02 – Pedra britada com granulometria variando entre 12,70mm e 25,40mm (1/2” e 1”), utilizada principalmente para pavimentação asfáltica.
• BRITA 03 – Pedra britada com granulometria variando entre 25,40mm e 50,80mm (1” e 2”), largamente utilizada como lastro ferroviário.
• PEDRISCO – Pedra britada com granulometria variando entre 3,18mm e 9,53mm (1/8” e 3/8”), utilizada pela indústria de pré-moldados de concreto.
• PÓ DE PEDRA – Pedra britada com granulometria inferior a 4,80mm (3/16”), utilizada em diversas aplicações, em especial para pavimentação asfáltica, como filler no processo de produção do CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e de lama asfáltica.
• PEDRA DE MÃO (OU PULMÃO) – Pedra com tamanho variando entre 101,60mm e 152,40mm (4” e 6”), britada ou não, utilizada pela construção civil na composição do baldrame (fundação corrida ou sapata corrida).
• PEDRA MARROADA (OU RACHÃO) – Pedra com tamanho superior a 152,40mmm (6”), resultante do processo primário de desmonte da rocha (detonação).
• BRITA CORRIDA – Pedra britada com granulometria variando desde o Pó de Pedra até a máxima dimensão especificada pelo cliente, sem a exigência de composição granulométrica. É produzida de forma customizada para a aplicação desejada.
• BRITA GRADUADA – Produto composto de pedra britada em diversos tamanhos, com composição granulométrica definida pelo cliente. É produzida de forma customizada para a aplicação desejada.
• EXPURGO – Produto composto de pedra britada em diversos tamanhos, com presença de argila, areia e outros resíduos resultantes do solo e vegetação removidos na preparação do terreno para carregamento e detonação. Não existe garantia da granulometria da brita, bem como do percentual de brita, argila, areia etc., que comporão o produto. É possível a presença de material orgânico (principalmente raízes).

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Sr. Benjamin foi acima e além de suas exigências para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram joias amigáveis, profissionais e absolutas para trabalhar. Eu recomendo quem procura empréstimo para contato por e-mail. Lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740 ........