Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar um Espaço para descanso e bem-estar

Espaço para descanso e bem-estar
Apresentação do Negócio
O estresse e a pressa são dois elementos que caracterizam o nosso dia-a-dia e as nossas cidades transformaram-se em lugares onde dificilmente conseguimos encontrar espaços e momentos para cuidar do nosso corpo e do nosso espírito, estando condicionados pelo tráfego, pelos ruídos metropolitanos, pela confusão generalizada que nos persegue diariamente.
Hoje, a procura do bem-estar surge de uma variada tipologia de pessoas que compreende, não somente jovens ou profissionais com rendimentos elevados, mas também indivíduos de todas as idades e famílias com rendimentos médios que procuram descanso, lazer e bem-estar. Nesse sentido, os centros de bem-estar e Spas são os lugares preferidos para nos evadirmos do ritmo anormal quotidiano e concretizam o desejo do homem citadino de se separar do mal-estar que o caracteriza e que controla muitos momentos da sua vida.
A palavra 'bem-estar' está a transformar-se numa verdadeira obsessão citadina: centros termais e estéticos, 'beauty farm', hotéis, academias de ginástica e ginásios estão a multiplicar-se e a modificar as suas estruturas para oferecer ao utilizador uma experiência de completo bem-estar. A moda é de oferecer uma sensação, mais ou menos real, de 'outros mundos', oásis de paz e de beleza, graças aos quais podem descobrir-se sensações e emoções, que se associam novamente às dimensões de uma profunda interiorização.
O novo espaço de bem-estar tem a sua base no princípio que o homem não é somente um corpo, uma máquina para manter em funcionamento, mas uma entidade complexa e exigente que deve ser cuidada em todas as suas dimensões. Os sentidos são o veículo entre a experiência física e a mental, entre o visível e o invisível, entre o real e o virtual, entre o mundo exterior e a realidade interior; estimulá-los quer dizer oferecer sensações intensas capazes de envolver o ser no seu todo. Cuidar do equilíbrio psicofísico, o descanso e a recuperação do contato seja ele consigo mesmo que com a natureza, são as motivações mais importantes que levam o homem a frequentar estes ambientes.
Por isso, o centro de bem-estar da atualidade deverá tornar-se cada vez mais hiper-sensorial, capaz de surpreender e de envolver, de acariciar e de embalar o corpo e o espírito.
Um spa de beleza urbano oferece uma série de importantes serviços de estética, descanso e bem-estar e está próximo aos seus clientes. Não se trata de um instituto especificamente ou um Spa tradicional, mas sim um produto intermediário entre o instituto e Spa. É um Spa que, ao invés de focar exclusivamente na massagem, também oferece beleza e descanso. Inversamente, é também um instituto que evoluiu gradualmente para o Spa e oferece uma vasta gama de tratamentos corporais.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um espaço de descanso e bem-estar. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo. 
Espaço para descanso e bem-estar
Mercado
De acordo com Associação Brasileira de Clínicas e Spas- ABCSPA, o mercado de spas brasileiro vem crescendo e se desenvolvendo com enorme velocidade. Em um mercado extremamente embrionário como o brasileiro, ainda há muita inovação a aparecer e muito trabalho a ser desempenhado.
Se por um lado há o crescente interesse no segmento de spas por parte da mídia, público freqüentador, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, acadêmicos do setor, profissionais de hotelaria, empresários etc, por outro lado também há um grande processo de estruturação e profissionalização a ser concretizado. É notória a atenção que o povo brasileiro sempre dispensou à imagem do corpo e seus cuidados, mas é ainda relativamente recente a preocupação existente com os cuidados com a saúde, bem-estar e vida equilibrada. Já está evidente a crescente migração dos cuidados com a saúde curativa (ou de tratamentos) para saúde preventiva, mais cuidadosa, eficiente e benéfica. Entretanto, o que ainda não está tão evidente são todos os meios importantes para se atingir esta prevenção com eficácia. E é neste aspecto que entra a importância dos spas.
Os serviços disponibilizados pelos spas são de crescente procura, de forma que a sua legítima e eficiente aplicação traz à população um bem-estar geral. Por isso se faz importante conhecer as principais tendências deste mercado para se entender os rumos principais desta indústria, e, conseqüentemente, os caminhos para o tratamento da saúde da população como um todo.
Ainda segundo a ABCSPA , é extremamente interessante a forma com que o mercado de Spas brasileiro tem se desenvolvido rapidamente. Com pouco mais de 25 anos de maior representatividade no território nacional, este segmento tem apresentado significante expansão em suas mais variadas maneiras. A crescente atenção que é dispensada aos tratamentos corporais de cuidados com o corpo e a saúde não é a única causa deste desenvolvimento, o qual também é largamente justificado pelos diversos benefícios trazidos por cada um dos mais variados serviços encontrados em um Spa.
O mercado atual de Spas no Brasil encontra um grande apoio dos mais diversos segmentos de interesse: médicos, fisioterapeutas, clientes, empresários, indústria de produtos e cosméticos, mídia em geral etc. A representatividade que este segmento tem apresentado no cotidiano destes segmentos tem demonstrado a importância que cada um dos serviços disponibilizados por um Spa possui. Tem-se observado o maior crescimento nos Day Spas (ou Spas Urbanos).
Com o crescente desenvolvimento da economia concentrada nas grandes cidades, são nesses pólos urbanos que aparecem as maiores demandas pelos serviços oferecidos pelos Spas, principalmente pelo fato de que o cansaço mental e stress cada vez mais fazem parte do cotidiano da população. A dedicação de um espaço de tempo ao cuidado com o bem-estar de cada um é item fundamental nos dias de hoje. Existem inúmeros estudos que já comprovam os diversos benefícios que terapias corporais trazem à saúde. Contrariamente aos tempos mais antigos, onde existia somente a preocupação com o tratamento das doenças e males ao organismo, a prevenção a doenças vem sendo vista como um elemento essencial para o bem-estar do corpo humano, o que enfatiza a importância dos Spas dentro da sociedade atual. E é com base neste tema que observamos o grande crescimento do mercado de Spas no Brasil.
Zonta é Novaes (2006) observaram que o crescimento da indústria de Spas trata-se de uma tendência mundial. Que se apresenta em constante crescimento no mercado internacional e nacional. De acordo com dados da ISPA, The International SPA Association o setor cresceu 314% na década passada nos Estados Unidos. Na Inglaterra, um em cada três ingleses visitou um Spa urbano em 2003, enquanto no Japão, no mesmo período, 60% da população se entregou a um dia de descanso total para o corpo e a mente.
O mercado de Spas no Brasil cresce em velocidade maior do que no resto do mundo, finca o pé em academias e hotéis dos centros urbanos, atrai cada vez mais o público masculino e deixa de significar apenas emagrecimento, passando a ser um local antiestresse. A mulher ainda é o grande cliente desses centros de beleza e bem-estar, totalizando 70% do público. A clientela masculina, embora em menor número, cresce em ritmo constante e já constitui 20% do público dos spas. “O perfil desse grupo é o executivo que vive sob alta pressão e está atento à sua boa condição mental e emocional” conta a consultora Tânia Ginias na revista Carta Capital. Os 10% restantes são pessoas da terceira idade, que buscam a longevidade com boa qualidade de vida.
Oportunidades: mercado potencial e parcerias com hotéis
O momento atual é composto pelo culto a beleza, em prol da auto-estima e bem estar tanto físico como emocional. A prestação de serviços na área de estética (massagens e tratamentos corporais) está em crescimento, a busca é predominantemente feminina, porém atualmente já existe uma grande procura por parte do público masculino. O mercado segmentado é composto por adolescentes e adultos com cultura centrada na melhoria da qualidade de vida, porém, com hábitos de procura e utilização de serviços voltados ao bem estar.
Além disso, a tendência de envelhecimento da população brasileira têm mostrado um novo mercado a ser explorado. Esse novo mercado está associado a busca de descanso e vitalidade. Um outro forte aspecto desse setor é que as associações nacionais internacionais de Spas demonstram forte seriedade e apoio a categoria.
Por conta do aumento de demanda, os spas vêm se multiplicando em lugares onde, até então, não eram vistos, a exemplo de academias de ginástica e clínicas de cirurgia plástica. Mas são nas redes hoteleiras do País que a verdadeira expansão está ocorrendo constituindo uma grande oportunidade de realização de parcerias. No caso dos hotéis de negócios, com alta ocupação durante os dias da semana, a introdução de um Spa pode significar uma considerável receita extra. Portanto, parcerias podem se mostrar fundamentais em um primeiro momento, quando o portfólio de clientes ainda está em formação.
Ameaças: forte concorrência e necessidade de atualização constante
Por ser um mercado em expansão, a criação de espaços de descanso e bem-estar tem atraído cada vez mais novos empreendedores. Nesse sentido, os concorrentes têm apresentado uma taxa de crescimento significativa. Atualmente, muitas academias de ginástica e hotéis, por exemplo, possuem pequenos espaços dedicados a massagens e tratamentos voltados para seus clientes. O grande problema é que muitos desses concorrentes encontram-se no mercado informal e existe uma disparidade entre os preços praticados por empresas e por profissionais informais.
Os concorrentes se dividem em dois grupos:
1. Formais: centros de descanso e bem-estar, terapia estética, hotéis, academias, etc.
2. Informais: massoterapeutas e esteticistas.
Além disso, o setor da beleza e saúde apresenta novas técnicas a cada dia o que exige a implantação constante de novas tecnologias e tratamentos para satisfazer os clientes efetivos e mais fiéis a empresa. Portanto, o investidor deve se manter antenado às constantes inovações do setor.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: