Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de sacos de lixo

Fábrica de sacos de lixo
Apresentação do Negócio
O acondicionamento adequado, evitando a poluição ambiental e a proliferação dos transmissores de doenças, tais como, baratas, moscas, mosquitos e roedores, é a função principal dos sacos de lixos, adotados e utilizados pela sociedade moderna.
O segmento teve forte expansão com a adoção de Leis sanitárias e ambientais, mais rígidas, que visam garantir a saúde e a segurança da população, bem como a preservação do meio ambiente, sendo que desde a década de 1980, os sacos de lixo, tornaram-se recipientes obrigatórios para o acondicionamento adequado do lixo. Atualmente, conforme dados divulgados em reportagem do programa fantástico, em 16.03.2008, “o brasileiro consome em um mês, um bilhão de sacos plásticos”.
Outro fator que contribuiu desenvolvimento do negócio é o aumento populacional nos centros urbanos sejam grandes ou médios, o desenvolvimento e a industrialização do mercado consumidor, bem como, o crescimento do consumo da população, principalmente das classes menos favorecidas, gerando assim, cada vez mais lixo e conseqüentemente mais demanda na produção de sacos de lixo, garantido um crescimento permanente do setor.
As ações governamentais, que visam a proibição do uso e utilização de sacolas plásticas nos supermercados, incrementarão o setor, vez que, muitas pessoas ainda utilizam estas sacolas indevidamente, para o acondicionamento do lixo doméstico, trazendo grandes riscos sanitários e ambientais.
Considerando os fatores acima, conjugados com um baixo investimento e uma fabricação simples, que exige inicialmente apenas uma máquina própria e a aquisição de bobinas de plásticos, o segmento torna-se uma grande oportunidade para um pequeno empreendedor, que deseje investir neste ramo de negócio.
Fábrica de sacos de lixo
Mercado
Não existe segmentação de mercado, o empreendimento deve atender a todas as classes sociais, entretanto, o pequeno empresário deverá definir qual o público deverá atingir inicialmente, o consumidor final ou o mercado comercial/corporativo.
Sendo assim, o mercado comercial/corporativo, tais como, lojas de material de limpeza, atacadistas, pequenos mercados e mercearias, condomínios comerciais e residenciais, empresas e hospitais, entre outros, de acordo com empresários de setor, são mais receptivos e garantem ao empreendedor maior volume de vendas, apesar da margem de lucro ser menor, caso as vendas fossem realizadas diretamente ao consumidor final.
A venda direta, para os órgãos e empresas públicas, garante melhor margem de lucro, além de ser um mercado ainda pouco explorado, pelos micros e pequenos empresários; o qual deve tornar bastante representativo para o setor, principalmente a partir da vigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Lei Complementar nº 123/2006, que estabeleceu um tratamento diferenciado para aquisições públicas, a qual determina que as licitações até R$ 80.000,00, sejam voltadas exclusivamente para às micro e pequenas empresas.
O empreendedor também deve buscar produtos diferenciados, bem como, ecologicamente correto, adotando sacos biodegradáveis e/ou oxi-biodegradável, sacos personalizados e/ou coloridos, para acondicionamento de lixos recicláveis, tais como papel, vidros, metais e madeira, entre outros, e que visam ampliar sua clientela e atender os mais diversos consumidores.
Fábrica de sacos de lixo
Estrutura
A estrutura ideal para a instalação do negócio depende do tipo de maquinário escolhido pelo empreendedor, mas deve ser suficiente para comportar adequadamente a área de produção/fabricação e armazenamento, bem como o escritório para atividades administrativas e financeiras, com no mínimo 100m2 ou mais.
O local deverá contar preferencialmente com pisos e paredes de material que permitam a fácil manutenção, de preferência cerâmica, que não acumule poeira, pó e outras substâncias residuais. A iluminação deve estar adequada, de preferência a aproveitar a luz natural e quando artificial, optar pelas as lâmpadas fluorescentes.
O empreendedor deverá contar, se possível, com um veículo utilitário, de médio porte, sempre a disposição da empresa, para realizar o transporte e as entregas, das mercadorias vendidas.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

 

Nenhum comentário: