Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Floricultura Virtual

Floricultura Virtual
Apresentação do Negócio
O comércio de flores é uma atividade comercial que tem apresentado, ao longo dos tempos, uma continua procura aliado ao crescimento de possibilidades de venda.
O crescimento comercial para o segmento de floricultura está em ascendência, e esse processo se deve a questão cultural e em especial da representatividade lúdica que tem o ato de dar ou receber flores. Isto porque esse simples ato de dar ou receber flores tem uma magia toda especial arrolado a essa questão. Assim as flores traduzem em sinônimo de beleza, sentimento como carinho, respeito, alegria, amizade e acima de tudo amor, muito amor, tanto para quem dá quanto para quem recebe.
Mas com a evolução dos tempos, faz-se necessária uma alteração básica na concepção de comercializar flores e seus derivados, por isso mesmo a parte de e-commerce se torna uma ferramenta bastante interessante para os interessados.
Com isto ocorre uma transição bastante ampla de possibilidade de negócio, que é o de migrar de uma floricultura tradicional, com ponto fixo e etc., para uma floricultura virtual, que funciona com desenvoltura em diversos “pontos comerciais” ao mesmo tempo, o que amplia as possibilidades comerciais desse segmento.
Uma floricultura virtual deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Floricultura Virtual
Mercado
As vendas pela internet têm apresentado, de forma crescente, números bastante expressivos em comércio eletrônico. Em 2008 esse mercado movimentou R$ 13,2 milhões no Brasil, o que representou um acréscimo de aproximadamente 40% em relação ao ano anterior. Informações fornecidas na 19ª edição do relatório WebShoppers, divulgado em março de 2009.
Ainda segundo o relatório citado acima, a expectativa é que esse mercado atinja até o primeiro semestre de 2010 um montante negociado na ordem de 20 milhões de consumidores via internet. Esse número de compradores via internet deverá atingir o a cifra de R$ 12 bilhões via e-commerce.
Na mesma vertente de crescimento de vendas via internet, o comércio de flores, via esse canal, tem apresentado números bastante interessantes. Segundo prospecção, esse segmento deverá atingir um volume de vendas via internet na ordem de 2,5%, ainda no primeiro semestre de 2010, somente no comércio eletrônico.
O comércio via internet tem uma possibilidade que dificilmente será atingida pelo comércio tradicional, qual seja, o de apresentar a condição de compra, por parte dos consumidores, 24 horas por dia, de forma ininterrupta durante todos os dias da semana. Esse fator representa um imenso campo de crescimento, pois o consumidor terá, durante suas compras, o conforto de seu escritório ou lar.
Assim entende-se que esse mercado virtual ainda esteja numa concepção bastante embrionária, tendo, portanto, muito a crescer e desenvolver.
Isto porque o mercado que se apresenta para o comércio virtual de floricultura é mundial e não apenas local, regional ou mesmo nacional. Mas para isto faz-se necessário uma estruturação bastante expressiva para esse tipo de mercado, pois além de diferir do comércio tradicional (em ponto comercial), o comércio virtual terá um esforço muito maior no convencimento do cliente, já que não terá o produto “a mostra” para ser avaliado.
Diante disto o empreendedor desse segmento comercial terá que apresentar uma foto do que diz comercializar, no entanto deverá suprir a expectativa do consumidor, isto tanto para o comprador quanto o recebedor, pois até a concretização da entrega do que fora comercializado haverá “expectativa” que se confirmará, superará ou decepcionará as partes (cliente e recebedor).
Com isto o mercado virtual é um negócio que exige muito mais do seu empreendedor, pois exigirá qualidade continua a cada novo negócio. Excluem-se desse segmento comercial os empreendedores denominados “aventureiros”.

Floricultura Virtual
Estrutura
O tamanho da estrutura varia de acordo com o interesse e a expectativa do empreendedor, em relação a capacidade de vendas. Deve-se ficar atento aos aspectos específicos, tais como: o tipo de clima para as várias estações do ano, o clima regional do local que será instalada a empresa de floricultura virtual. Observe os detalhes abaixo:
1. O empreendimento deverá ter os seguintes ambientes:
a. Área para armazenamento das flores a serem comercializados, devendo, ter, obrigatoriamente, uma câmara frigorífica, outra resfriada e também estufas para essa finalidade;
b. Área para o armazenamento dos vasos florais;
c. Área para processamento das flores e outros itens comercializados pela floricultura virtual;
d. Área para processar a elaboração dos arranjos florais, ou seja, embalagem dos diversos formatos de buquet, e etc.;
e. Área para ser instalado o escritório operacional (que é o atendimento de telefones ou leitura dos pedidos eletrônicos), administrativo e financeiro.
Todos os espaços indicados acima devem ser dotados de lay-out adequado, respeitando a facilidade de movimentação, bem como ser parte integrante do processo integrado com a área de logística, visando ter maior mobilidade durante o processo produtivo de preparação dos arranjos que foram pedidos/vendidos, visando com isto agilizar o aumento da produtividade, aliado a velocidade de todo o processo.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

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