Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de Frutas Desidratadas

Frutas desidratadas
Apresentação do Negócio
A França foi o país que iniciou o processo de desidratar frutas por meios não naturais. E, naquele país, em 1795, entrou em operação a primeira máquina de desidratar frutas.
Mas durante praticamente um século o consumo desse tipo de alimento não foi tão expressivo, sendo produzido e consumido em pequenas quantidades. No entanto o consumo de frutas desidratadas teve o início de sua ascensão em um grande conflito mundial, que foi a Primeira Guerra Mundial.
O consumo de frutas desidratadas durante a Primeira Guerra Mundial ascendeu por uma razão da necessidade de alimentar as tropas em combate, com os diversos nutrientes que o corpo humano requer para produzir com maior eficiência, e durante uma Guerra os homens são exigidos ao extremo, inclusive passando várias horas ou até dias sem dormir e empreender longas caminhadas dentre outros.
Com o desencadeamento da Segunda Grande Guerra, a mesma situação se repetiu, mas nesse período entre 1939 e 1944, os Estados Unidos desenvolveram técnicas para a desidratação de mais de 160 tipos de vegetais e frutas, com a mesma finalidade que as praticadas na Primeira Guerra Mundial, que era o de alimentar as tropas em combate.
Ao longo do tempo o desenvolvimento tecnológico foi atingindo números bem expressivos e cada vez mais a desidratação de frutas e vegetais ganhou mais e mais força, deixando então a “função” de servir de alimento em escala apenas para soldados em combate, passando a assumir um expressivo espaço comercial perante a sociedade civil também.

O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo. Dentre os gêneros alimentícios brasileiros, destaca-se a produção de frutas tropicais para consumo in natura ou frutas frescas.
O negócio de produção de frutas desidratadas (ou secas) é uma atividade comercial ainda pouco explorada no Brasil, principalmente se comparada à produção nacional e exportação de frutas, onde o pais, junto com China e Índia são os três maiores produtores mundiais.
A produção de frutas secas é um negócio considerado relativamente fácil de se efetuar, tendo um processo de produção que não é complicado, não necessita de equipamentos e métodos sofisticados, possui forte apelo nutricional e é de fácil transporte, uma vez que a fruta está praticamente sem água. Aliado a tais características, ressalta-se que são produtos de maior valor agregado e são utilizados como insumos em outras produtos alimentares destinados para o consumo interno e externo.
A elaboração de frutas secas depende exclusivamente de um sistema que gera calor e promove a evaporação da água contida na fruta e a ventilação remove o excesso de umidade do ar. As principais frutas tropicais utilizadas na produção são banana, maça, manga, ameixa, damasco, figo, uva, pêssego e abacaxi.

Frutas desidratadas
Mercado
A produção e consumo de frutas desidratadas no Brasil ainda é bastante reduzido, tendo sua concentração praticamente em sua totalidade nos centros urbanos e, normalmente, direcionados ao público de classes sociais mais altas.
No entanto o consumo de frutas desidratadas também existe em classes sociais mais baixas e independe da idade. Sendo o ponto de diferenciação é a freqüência de tal consumo. Pois enquanto os membros da sociedade com maior poder aquisitivo o consumo atinge cerca de 75%, o restante da população consome outros 25% e mesmo assim com certa sazonalidade, ou seja, em datas especiais, sendo o período mais comum o final de ano.
Diante desse cenário percebe-se que o mercado de frutas desidratadas tem um expressivo espaço para desenvolvimento, tanto em termos de produção quanto de consumo, principalmente porque a produção de frutas desidratadas no Brasil ainda o é bastante incipiente, sendo que a maioria expressiva dessa produção feita de forma artesanal.
Assim o mercado está aberto para receber novos empreendedores que queiram investir nesse segmento de forma profissional, responsável e em escala industrial.

No mercado de fruticultura, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o Brasil se encontra entre os três maiores produtores do mundo, junto com a Índia e a China, sendo que somente no ano de 2006, o país foi responsável pela produção de mais de 40 milhões de toneladas desse alimento, movimentando cerca de US$ 5,8 milhões.  
Apesar de possuir uma grande produção, o principal mercado das frutas in natura é o mercado interno. Tal fato se verifica pois ao tentar exportar tais mercadorias, os produtores nacionais enfrentam uma série de barreiras técnicas, sanitárias e econômicas. O mercado de frutas secas não possui uma filosofia muito diferente das não processadas, pelo contrário, segue a mesma tendência pois somente uma pequena parcela dessas últimas são destinadas à agroindústria, com exceção da laranja, utilizada para fazer sucos.
Contudo, o mercado das frutas desidratadas possui uma tendência de crescimento de curto prazo. Uma análise das exportações mundiais desse produto apresentou entre 2003 e 2004 um crescimento de 27%, passando de 297.227 toneladas para 376.532 toneladas. A parcela brasileira no ano de 2004 foi de apenas 30 toneladas, representando um mercado potencial para se investir. (FAO in Codevasf, 2008)
O Brasil, no ano de 2002, apresentou uma importação de 172.000 toneladas desse produto, representando um valor de US$ 178.000,00, enquanto exportou apenas 12.000 toneladas a um valor de US$ 42.000,00, demonstrando que o mercado interno é um demanda por frutas desidratadas. (Mercado de frutas desidratadas, Toda Fruta)
Ademais, outros fatores favorecem esse nicho de negócio, pois cada vez mais o atual modo de vida acaba, por muitas vezes, afetando os hábitos alimentares de hoje. Dentre alguns desses aspectos podemos citar o maior cuidado com a saúde e seu impacto na busca por alimentos mais nutritivos, fatores ecológicos, campanhas sobre os benefícios de consumir frutas e hortaliças, o número maior de pessoas idosas, aumentando a demanda por gêneros alimentícios, a necessidade de substituição das tradicionais refeições por lanches rápidos e em horários diferenciados.
É interessante investir no comércio de frutas secas, pois esse mercado possui uma característica distinta das frutas in natura, por não serem tão influenciadas pela sazonalidade nem por fatores climáticos, podendo ser estocadas por tempo superiores e vendidas o ano inteiro, com menos perecibilidade e presença de microorganismos. Além de que seu consumo independe de idade e classes sociais, variando apenas na freqüência.

Frutas desidratadas
Estrutura
O tamanho da estrutura irá variar segundo a expectativa produtiva e de vendas do empreendedor, e a forma com que será estruturado seu empreendimento. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseado na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial e do “showroom”.
a) ÁREA COMERCIAL e SHOWROOM – espaço sugerido de aproximadamente 40 m². Esse espaço deverá ser estruturado com estantes ou prateleiras, de preferência em vidro, de forma que seja possível dispor as diversas frutas desidratadas industrializados na empresa. Também é importante que tenha um catálogo com todos produtos (frutas e vegetais) que são industrializados pela empresa, visando apresentar aos clientes auxiliando no processo de venda, principalmente se estiver em falta um outro produto.
Nesse mesmo espaço deve ser disposto mesas e cadeiras para atendimento aos clientes, de forma personalizada e individual. Com isto deve se idealizar um ambiente bem iluminado, convidativo e extremamente organizado, denotando aos clientes uma sensação agradável e de organização.
b) INDÚSTRIA – área ideal de 150 m², sendo que cerca de 110 m² para indústria/produção e o restante para área administrativa.
a. Produção – nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na industrialização de frutas desidratadas. Deve-se estruturar também nesse ambiente espaço para estocagem de frutas “in natura” e que serão desidratadas. Também será necessário disponibilizar espaço físico para estocagem das frutas já desidratada (produto acabado) prontas para serem comercializadas.
b. Administração – esse espaço deverá ser instalado o escritório administrativo-financeiro da indústria da empresa.
 
Frutas desidratadas
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de industrialização de frutas desidratadas, considerando uma empresa de porte médio, os equipamentos básicos são os seguintes:
1. Equipamento da área industrial:
a) Pia para lavagem;
b) Desidratadora;
c) Saquinhos;
d) Rotuladora;
e) Seladora;
f) Estufas;
g) Balanças;
h) Utensílio de cozinha (faca, colheres, espátula).
2. Materiais para escritório:
a) Mesa;
b) Cadeira;
c) Computador;
d) Impressora;
e) Fax;
f) Telefone.
Em relação a parte tecnológica é um item importante, havendo possibilidade o empreendedor deverá dotar sua empresa de frutas desidratadas de todo o processo tecnológico disponível no mercado, principalmente no que se refere ao controle de estoques de matéria-prima, produtos industrializados, em condições de serem embalados e também de produtos embalados e prontos para comercialização, controle da área de fabricação, gestão administrativo-financeira, gestão comercial, enfim a gestão geral do negócio.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software amigável, que possibilite a gestão integrada da empresa em todas as suas áreas, inclusive que viabilize o controle de custos de produção, visando melhorar o resultado operacional da empresa.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:
http://www.datamaq.com.br/Sebrae/ListOfSectors.aspx?isSector=1

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  


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