Como Abrir um Negócio

quinta-feira, abril 07, 2011

Como Abrir - Montar uma Fábrica de farinha de mandioca

Fábrica de farinha de mandioca
Apresentação do Negócio
A farinha de mandioca é um dos alimentos de maior consumo no Brasil. Em diversas cores e texturas, é companhia obrigatória do feijão e do churrasco, com ela se faz farofa, pirão, paçoca salgada ou doce; misturada ao açaí no norte, à rapadura e água no Nordeste. A farinha de mandioca é consumida em todo o Brasil. É um alimento rico em carboidratos e fibras e, quando integral, contém um pouco de proteína, cálcio, fósforo, sódio e potássio.
A tecnologia de fabricação da farinha é simples, mas exige alguns cuidados no seu desenvolvimento. A seleção da matéria-prima adequada, a higiene e os cuidados durante todo o processo de fabricação, são fatores fundamentais para garantir um produto de qualidade.

Fábrica de farinha de mandioca
Mercado
Em 2009, a produção brasileira da farinha de mandioca alcançou o maior índice nos últimos sete anos, 583,11 mil toneladas, menor apenas que o registrado em 2002, quando chegou a 667 mil toneladas. Os dados são resultados de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade Federal de São Paulo.
A produção em 2009 foi 3,3% superior á de 2008, com 565,11 mil toneladas de farinha.
O consumo per capita de farinha de mandioca, no Brasil, é da ordem de 7,9 kg/hab./ano. O maior consumo de farinha, por domicílio, é observado na Região Norte (34,189 kg/hab./ano). Os estados com os maiores índices de consumo de farinha são: Pará (43,988 kg/hab./ano), Amazonas (43,778 kg/hab./ano), Amapá (32,376 kg/hab./ano), Bahia (25,449 kg/hab./ano). Porém, é o Estado da Bahia, que consome mais de 24% da produção de farinha de mandioca do Brasil.
Outro fator que favorece esse nicho de negócio é a grande oferta da matéria prima, a mandioca. O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca (12,7% do total), além de ser maior produtor do continente, com uma média anual em torno de 23 milhões de toneladas. A produção nacional está assim distribuída por região do País: Nordeste (46%), Norte (25%), Sul (17%), Sudeste (7%) e Centro-Oeste (4%).

Fábrica de farinha de mandioca
Estrutura
As fábricas de farinha devem seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
As BPF estão compreendidas nos detalhes na construção do prédio até os cuidados com o processo. Elas determinam que a área de fabricação, para ser considerada área limpa, deve ter pisos e paredes lisas, laváveis, com ausência ou com poucas juntas para facilitar a limpeza diária e evitar que pequenas sujeiras incrustem nas mesmas e passem despercebidas ou sejam de difícil remoção.
As janelas e outras aberturas devem ser protegidas com telas evitando, assim, a entrada de insetos e roedores. Os tanques e áreas úmidas devem permitir o escoamento dos efluentes para tubulações que irão transportá-los para as lagoas de tratamento. 
O pé direito do prédio deve ser superior a 4 metros para facilitar uma boa ventilação e, também, deve haver, por meio de uma captação, a condução do ar quente para fora o prédio. O ar ambiente precisa ser renovado continuamente quer seja de maneira natural ou forçada, mas de forma a preservar as telas das aberturas.
O uso de termômetro de controle de temperatura dos fornos ajudará a controlar o calor ambiente, além de contribuir para a economia de combustível, assim como a colocação de forro isolante sob o telhado contribui para a diminuição do calor proveniente do aquecimento solar, tendo em vista ser a região de clima quente.
A área limpa deve possuir forração no teto para evitar a queda de materiais estranhos no produto, bem como ser lisa para facilitar a limpeza e pintada de cores claras visando colaborar para uma boa iluminação. É recomendável o maior aproveitamento possível da luz natural e, nos casos de necessidade de uso de lâmpadas, estas não devem ser dispostas sobre as áreas das etapas do beneficiamento, porém, se for inevitável, que tenham proteção para o caso de quebra. A iluminação é parte importante para prevenir acidentes, cansaço e aumentar a produtividade. O nível de iluminação no local de produção deve ser entre 300 e 500 lux (NR 17; NBR 5413 da ABNT).
 As instalações elétricas, obedecendo ao disposto na Norma Regulamentadora NR-10, devem ser projetadas e executadas de modo que seja possível prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico e todos os outros tipos de acidentes. Podem ficar expostas (visíveis) desde que colocadas em eletrodutos, para facilitar a manutenção. Os fios elétricos não devem estar expostos à umidade nem ao contato das pessoas.
As instalações hidráulicas e sanitárias devem observar o que dispõem as Normas Regulamentadoras. NR-18 e NR-24. Deve ser disponibilizado um local apropriado para os trabalhadores efetuarem suas refeições. Em hipótese alguma é permitido fazer as refeições no próprio local de trabalho e os sanitários não podem desconsiderar as questões mínimas de higiene. Todos os equipamentos devem ser de fácil limpeza, isto evita o acúmulo de resíduos que favorecem o desenvolvimento de microrganismos.
As máquinas na área de produção devem ter um suporte que permita espaço aproximado de 20 cm entre o piso e a máquina, sem barreiras, para facilitar a limpeza que, como as demais superfícies, será feita por meio de aspiração (aspirador de pó).
Conforme disposto na Norma Regulamentadora - NR-23 é necessária a instalação de equipamentos de combate ao fogo adequados ao tipo de incêndio e em quantidade que permita uma ação eficiente. O prédio, ainda, deve possuir saídas suficientes para, em caso de emergência, permitir a retirada das pessoas segura e rapidamente.

Fábrica de farinha de mandioca
Equipamentos
Para uma produção anual de 768 toneladas de farinha de mandioca são necessários os seguintes equipamentos:
- 01 lavador e descascador de mandioca
- 02 raladores e trituradores de mandioca
- 01 peneira elétrica;
- 01 prensa elétrica;
- 01 forno mecanizado;
- 03 cochos para armazenagem de farinha;
- 01 desintegrador(moinho);
- 01 balança com base e plataforma em ferro;
- 01 conjunto para empacotamento de farinha;
Fornecedores de máquinas para produção de farinha de mandioca:
- Indústria Santa Cruz
End.: Av. Brasília, 691- Centro. Lagarto/SE.
Tel.: (79) 3631-2739 / 9923-2632
Site: www.industriasantacruz.com
- Apromer
E-mail: mnmartin@terra.com.br
Telefone: (51) 35682763
Local: São Leopoldo/RS
- Andrade maquinas equipamentos
E-mail: andrademaquina@hotmail.com
Telefone: (77) 3421 8595
Local: Vitória da Conquista/BA

Como Abrir - Montar uma Fábrica de farinha de mandioca

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela publicação, uma ótima matéria do nosso parceiro "SEBRAE MANDIOCULTURA".


ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS.
ABRAÇO,
CARLOS EDUARDO VIEIRA DA CRUZ
VENDAS (INDÚSTRIA SANTA CRUZ)
TEL: (79) 3631-2739
CELULARES: VIVO (79) 9808-1370, OI (79) 8867-6905, TIM (79) 9136-3929
SKYPE: industriasantacruz
site: www.industriasantacruz.com
msn: eduardoindustriasantacruz@hotmail.com
e-mail: industriasantacruz@hotmail.com