Como Abrir um Negócio

terça-feira, abril 19, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Instalação de som ambiente

Instalação de som ambiente
Apresentação do Negócio
 A Instalação de Som Ambiente é um negócio de grande amplitude, com inúmeras possibilidades de atuação: projetos e serviços de acústica, sonorização de teatros, palcos para shows, empresas, escolas, lares, bares, clubes, auditórios, etc. A Instalação de Som Ambiente objetiva a transmissão de informações sonoras em um ambiente. A informação pode ser a música, visando tornar o ambiente mais confortável; podem ser avisos e mensagens falados por um locutor; ou a combinação de todos estes elementos.
      Muitas empresas de Instalação de Som Ambiente trabalham também com o segmento “vídeo”, fazendo também instalação de projetores e televisores.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Instalação de Som Ambiente. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Instalação de som ambiente
Mercado
Este é um mercado em crescimento. Não existem dados estatísticos disponíveis, mas de acordo com pesquisa realizada com empreendedores do ramo, existe um aumento na demanda para este tipo de serviço e concorrência pouco significativa na maioria dos estados brasileiros com exceção de Rio de Janeiro e São Paulo.
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou  dispendiosa  em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Empresa de Instalação de Som Ambiente.
      Também é importante pesquisar os preços e conhecer o padrão dos serviços oferecidos pelos concorrentes. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças:
      - Concentração dos cursos de capacitação para técnicos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, dificultando a formação e reciclagem desses profissionais nos demais estados.
      Oportunidades:
      - Obsolescência dos equipamentos, o que permite a oferta de novos serviços ao cliente.
      - Possibilidade de parcerias com arquitetos, decoradores e fábricas de móveis planejados.

Instalação de som ambiente
Estrutura
 Uma Empresa de Instalação de Som Ambiente pode ser bem estruturada em uma sala de 15m². A sala deverá conter uma recepção e um pequeno show room para que os clientes possam ter uma amostra dos serviços oferecidos pela empresa.
      Um local bem ventilado e iluminado proporcionará maior conforto àqueles que trabalharão na empresa. O ambiente deve ser bem decorado evitando exageros.
      Recepção
     
      Mesa
      Cadeiras
      Sofá
      Armário
      Computador
      Arquivo para pasta suspensa
     
      Show Room
     
      Televisor de LCD ou Plasma
      Projetor
      Tela de projeção elétrica
      Receiver
      Subwoofer

Instalação de som ambiente
Pessoal
 O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. A folha de pagamento é uma das grandes responsáveis por elevar os custos das empresas. Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo, para começar, em uma sala com 15m², bastam dois funcionários com a função de técnico de som e um responsável pela gestão do negócio que pode ser o proprietário.
      A seleção deve ser criteriosa para analisar se os futuros funcionários têm o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para executar suas funções. Além de demonstrar capacidade para oferecer um excelente atendimento ao cliente, as competências gerais básicas necessárias ao profissional que trabalha numa empresa de Instalação de Som Ambiente são:
      - Conhecimentos básicos de decoração;
      - Conhecimentos de montagem, operação e funcionamento de equipamentos de som;
      - Criatividade;
      - Paciência;
      - Capacidade para lidar com imprevistos;
      - Persistência;
      - Bom Humor;
      - Disciplina.
      O piso salarial é regulado pelos sindicatos ligados às categorias dos técnicos de audiovisual. A partir do piso salarial estabelecido para cada categoria, o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
      Existem cursos de capacitação e reciclagem nas entidades ligadas ao ramo de audiovisual. É importante que o empresário invista na capacitação e desenvolvimento de pessoal objetivando a melhoria contínua dos serviços oferecidos ao cliente.
      Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
       - recrutamento e seleção;
       - treinamento de novos funcionários;
       - custos com demissões.
 
Instalação de som ambiente
Equipamentos
 A área mínima necessária para uma Empresa de Instalação de Som Ambiente é de aproximadamente 15m², sendo necessários, para o atendimento, dois funcionários e mais uma pessoa que pode ser o proprietário. A área da empresa deve ser dividida entre show room e recepção. A seguir segue sugestão de equipamentos para cada ambiente da loja:
      Recepção
      Uma mesa;
      Três Cadeiras;
      Um Armário;
      Um Computador;
      Um Arquivo para pasta suspensa.
     
      Show Room
     
      Um Televisor de LCD ou Plasma;
      Um Projetor;
      Uma Tela de projeção elétrica;
      Um Receiver;
      Cinco Subwoofer;
      Um sofá com dois assentos.
   Além dos equipamentos citados acima, ainda será necessário adquirir ou alugar um veículo para realização dos serviços. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de um veículo “zero”, semi-novo ou alugado.
   O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a loja está instalada.  

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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