Como Abrir um Negócio

sábado, abril 02, 2011

Como Abrir - Montar um Escritório de cobrança

Escritório de cobrança
Apresentação do Negócio
A realização de cobrança de débitos, por pessoas físicas ou empresas é bastante antigo, talvez iniciando-se junto com a humanidade. Antigamente a forma de cobrança era bastante “agressiva” e até mesmo “truculenta”, pois o credor exigia o pagamento por parte do devedor, custasse o que custasse.
Mas felizmente os tempos mudaram, o segmento de escritório de cobrança se profissionalizou, e atualmente tem-se uma sistemática bem mais “tranqüila” na forma de abordar o devedor. Em especial pelo progresso da legislação de proteção ao consumidor e que consolidou-se com promulgação do Código de Defesa do Consumidor. Sendo que no Código de Defesa do Consumidor apresenta-se uma série de condicionantes para efetuar a cobrança dos inadimplentes.

O segmento de escritório de cobrança é bastante promissor, principalmente pela realidade econômica estável que o Brasil está vivenciando. Essa estabilidade econômica possibilita a ampliação do crédito. E sabe-se que de todo o crédito liberado em financiamentos e empréstimos uma parte considerável irá se torna inadimplente, nem que seja por período curto.
Diante disto existe espaço no mercado para o ingresso de novos empreendedores, com boas possibilidades de sucesso.

Escritório de cobrança
Mercado
O mercado para escritório de cobrança apresentou na última década um crescimento bastante expressivo. Esse crescimento se deu em grande parte pela “pouca experiência” do brasileiro em trabalhar com crédito abundante e juros relativamente baixos para a realidade nacional.
Assim a ampliação do crédito culmina invariavelmente com o aumento da inadimplência, o que transforma o segmento de escritório de cobrança numa boa oportunidade empreendedora.
Ressalta que o escritório de cobrança para ter sucesso irá depender amplamente do conhecimento do empreendedor sobre o segmento, aliado a uma estrutura operacional funcional, com funcionários interativos, que consigam ser receptivos e acima de tudo proativos.
Por ser um segmento de fácil adaptação, consegue-se inserir esse tipo de empresa nos diversos setores produtivos, ou seja, comércio, indústria e prestação de serviços. O que possibilita então uma amplitude de atuação, não se resumindo apenas a uma área.

Escritório de cobrança
Exigências legais específicas
O empreendedor de um escritório de cobrança deverá cumprir algumas exigências iniciais, e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c) Antes de iniciar suas atividades comerciais o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).
O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.
Um escritório de cobrança deverá estar muito atento as determinações da Lei 8.078/90, que é o denominado Código de Defesa do Consumidor.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.  

Nenhum comentário: